Saber como grelhar carne é uma das habilidades mais desejadas nos churrascos e nos preparos de carnes nas refeições. A combinação de alta temperatura e a proximidade com a brasa, resulta em carnes com um assamento perfeito.
Apesar de parecer teoricamente fácil, o segredo está nos detalhes. Basta tirar o olho por “um segundo”, pronto, a carne passou do ponto. Mas não se preocupe porque não é impossível, tudo que você precisa é ter o domínio do fogo e conhecer o corte.
Então, acompanhe as dicas que eu separei para você e veja qual a melhor forma de grelhar carne!
Como grelhar carne: manual completo com principais técnicas e dicas
Pode parecer papo de churrasqueiro, mas o processo de grelhar carne é bastante simples na prática. Isso porque consiste em criar uma camada externa tostada, às vezes, assada, no decorrer da cocção da carne.
Contudo, seu interior precisa se manter suculento, macio e reter parte da umidade natural. Então, se você tostar bem por fora, mas deixar o interior ressecar, sinto em dizer, mas você errou na execução.
Outra grande dúvida é quanto ao método de preparo. Ou seja, se dá para grelhar na churrasqueira e na frigideira. Posso adiantar que sim, você consegue utilizar basicamente todo método, até mesmo disco de arado.
Como fazer uma carne grelhada perfeita na churrasqueira
Atualmente, a carne steak invadiu as cozinhas tradicionais e, o que antes fazia-se apenas na churrasqueira, ganhou espaço na frigideira. Porém, os churrasqueiros mais tradicionais consideram grelhar carne apenas na churrasqueira.
Para tanto, eles vangloriam o casamento perfeito entre brasa ardente, grelha de ferro e completo domínio do fogo. E tenho que concordar, o resultado da carne feita na grelha da churrasqueira costuma ser mais irresistível.
Talvez pelo sabor inconfundível do churrasco, o aroma de fumaça das lenhas frutíferas, enfim, é diferente.
Como eu mencionei, grelhar é direcionar altas temperaturas rapidamente à superfície da carne, de modo a selar o exterior imediatamente.
Passo a passo para grelhar na churrasqueira
- Escolha entre peças inteiras ou bifes grossos, eu prefiro bifes.
- Enquanto a carne chega em temperatura ambiente, atenção à brasa.
- A churrasqueira ideal para grelhar é a parrilla, mas é pouco acessível.
- O segredo é formar um braseiro intenso, sem labaredas e constante.
- Depois, coloque a grelha que você vai usar para ganhar temperatura.
- Então, tempere aquele belo bife ancho com 2 dedos de altura e coloque a uma distância de 15cm a 20cm da brasa intensa.
- Durante 3 minutos você não deve mexer no bife.
- Após o tempo, verifique a crosta dourada, vire e repita o tempo.
- Agora, coloque a carne na parte intermediária e acompanhe o ponto ao pressionar com o dedo.
É impossível eu dizer a você o tempo exato quando subir a carne, pois depende da caloria da churrasqueira, da altura e do ambiente. Porém, o mais importante você já fez, que é a crosta externa que diminui a perda de suculência.
Como grelhar uma carne suculenta na frigideira
Se você me perguntar qual preparo eu prefiro ao grelhar, isto é, churrasqueira ou frigideira, sem dúvidas, na frigideira. Este é o famoso “grelhar sem grelha”, mas que funciona igualmente bem.
Na realidade, eu vejo até mais facilidade para grelhar na frigideira, já que você tem mais controle da temperatura. Em termos práticos, o processo é o mesmo, mas o tempo de cocção na frigideira é muito menor.
- Aqueça uma frigideira de ferro, de preferência.
- Depois espalhe um bom fio de azeite para garantir aderência.
- Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o bife.
- Vale dizer que a altura da carne é imprescindível para um grelhado suculento.
- Então, ao colocar o bife você deve contar 3 minutos sem mexer na peça.
- Após esse tempo, gire a carne em 360° e conte mais 1 minuto.
- Logo depois, vire a carne e adicione manteiga, se tiver, pode colocar ramo de alecrim e alho com casca.
- Para finalizar, marque o mesmo tempo, mas agora você precisa banhar a carne com a gordura da frigideira.
- Com isso, incline levemente e, com uma colher, comece a regar, ao pegar todo o sabor da frigideira.
Olha só, ao retirar a carne, é importante reservar por 4 minutos, assim, os líquidos internos se espalham pela fibra. Pronto, parece trabalhoso, mas você acaba de aprender como grelhar carne de um jeito profissional.
Só para lembrar, este processo funciona para cortes premium, mas também para bifes tradicionais, como contrafilé na frigideira e alcatra, certo?
Tem como grelhar carne de forma saudável?
Sim, você consegue tornar a cocção de carne vermelha mais saudável. Entretanto, você precisa necessariamente de uma panela de ferro de alta qualidade.
Como esse tipo de equipamento tem alta retenção de calor, você não precisará encharcar a frigideira com óleo. Isso também vale para ovo, carne de frango e, às vezes, peixe. Porém, não esqueça de espalhar um fio de azeite para facilitar o processo.
Qual a melhor carne para grelhar?
Eu não gosto muito da ideia de rotular as carnes. Acredito que isso tira o prazer de cozinhar, além de inibir as pessoas de experimentarem novos sabores. Só que no universo das carnes, você deve considerar textura e característica da fibra.
Por exemplo, o chorizo é um bife ideal para grelhar, pois tem fibras curtas e uma maciez acima da média. Todavia, seu preço afeta o bolso de muitos, mas nada que uma boa alcatra não proporcione, entende?
Em contrapartida, não se recomenda grelhar cortes como fraldinha na frigideira, apenas na churrasqueira. Muito porque suas fibras são longas e podem endurecer na frigideira, mesmo a partir do procedimento correto.
O tipo da grelha influencia no resultado do grelhado?
Definitivamente sim, pois cada equipamento atinge um limite de caloria. Experimente fazer um corte nobre em uma churrasqueira elétrica e me diga o resultado.
É o mesmo caso da churrasqueira a gás, tradicional nos Estados Unidos, é muito boa e eficiente. Só que não supera o bom e velho carvão. Aliás, eu recomendo você mesclar o uso de carvão de madeira de eucalipto com lenhas de árvores frutíferas.
Nesse contexto, a lenha libera fumaça que impregna a carne com um aroma e um sabor incomparáveis.
Ainda resta dúvida sobre como grelhar carne? De verdade, não é porque fui eu quem criou o conteúdo não, mas de uma pessoa que ama carne ao ponto e suculenta, siga as dicas de hoje. Você tem tudo para arrasar nos churrascos daqui em diante.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!