Existem receitas e receitas de lombo suíno, mas aquele preparo de lombo de Natal, é algo surpreendentemente especial. Você sabe como fazer e seguir a tradição?
Não adianta, por mais que tentamos mudar a fórmula das receitas, nas épocas festivas o espírito natalino fala mais alto. E nesse momento, tudo que mais queremos é conciliar uma receita que aquece o coração com boas lembranças, né?
Se você chegou aqui sem esperanças de achar aquele preparo bacana, tenho uma surpresa fantástica para você. Confira e aprenda o passo a passo do lombo natalino!
Lombo de Natal: a receita mais suculenta que você vai ver hoje!
Parece que a cada dia surgem novas técnicas e métodos de se preparar um lombo. Ainda que isso seja fabuloso para quem adora diversificar a cozinha, para os mais tradicionais pode parecer desnecessário.
Antigamente, quem imaginaria que hoje a gente poderia preparar lombo suíno já temperado, não é verdade? Pelo contrário, a cozinha raiz ditava que a pessoa tinha que quebrar a cabeça para aprender os melhores temperos.
Entretanto, uma coisa que não muda é a procura pelo lombo de porco no forno, mas com aquela pegada natalina. Em vista disso, aposto que a receita a seguir vai te deixar de boca aberta. Aprecie toda a suculência e sabor desse corte incrível!
Ingredientes
- 1,8kg de lombo
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 2 cebolas
- 1 colher (café) de sal
Modo de preparo para você acertar sempre
- No liquidificador, coloque a cebola, o alho, a mostarda, o mel, o suco de laranja e o sal.
- O recomendado é liquidificar até que o tempero fique bem líquido.
- Aqui você ainda pode acrescentar cheiro-verde, coentro, alho-poró e tudo mais que tiver em casa.
- Gosto de dizer que quanto mais tempero natural, melhor a receita fica.
- Em seguida, faça alguns furos no lombo para o tempero penetrar e coloque a peça num saquinho plástico.
- Adicione o tempero batido, retire o ar da embalagem e amarre bem.
- Feito isso, leve à geladeira pelo menos 2 horas.
- O pulo do gato é abrir 4 folhas de alumínio numa assadeira e transferir a carne com o tempero.
- Depois disso, feche o alumínio, envolvendo perfeitamente o lombo.
- Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 2 horas e meia.
- Esse é o tempo que leva para assar lombo de porco no forno.
- Para finalizar, abra a carne e coloque-a numa outra assadeira, pincele azeite e volte ao forno apenas para dourar.
Você já foi em algum restaurante, onde o lombo suíno escorria suculência quando você cortava? Pois bem, essa receita tem tudo para proporcionar essa qualidade única à sua ceia de Natal.
Esqueça as aves de Natal, depois desse lombo você nunca mais vai querer saber de outra coisa, acredite em mim. Como sempre, encontrei uma receita para contribuir na hora que estiver preparando. É só colocar para rodar no celular e acompanhar, né?
DICA EXTRA: use o caldo do cozimento para fazer um molho de laranja para lombo
“Nossa, deixa eu organizar a cozinhar e jogar fora o papel-alumínio do assado”. Por favor, não faça isso, pois aquele líquido que sobra do primeiro assado no forno é “ouro líquido”.
Por conseguinte, transfira esse caldo para uma panela com o suco de mais 2 laranjas. Desse modo, você pode engrossar o caldo da carne de duas maneiras: adicionar amido ou farinha dissolvidos em água.
“Ah, estou sem nenhum dos dois, e agora?”. Bom, a saída então é deixar reduzir em fogo baixo, pois a tendência é espessar. Agora sim, faça cortes no lombo e sirva o molho de laranja por cima.
Caso você já tenha preparado molho de laranja para pernil, saiba que o resultado é no mínimo igual. Porém, tenho lá minhas dúvidas se realmente não fica melhor ainda, você deve experimentar!
SUGESTÃO DE MONTAGEM DA MESA DA CEIA: aposte na simplicidade sempre
Não costumo dar esse tipo de sugestão, mas hoje não poderia deixar essa oportunidade passar.
Pegando o gancho da receita mostrada há pouco, queria sugerir uma farofa ultra gostosa, fácil e que todos vão amar. “Vai, me conta aí, você ensinará uma farofa de ovo?”.
Não, mas posso assegurar que essa farofa para acompanhar lombo assado é uma receita de outro mundo. E olha que não estou considerando apenas o sabor, mas também a facilidade de preparo, veja:
Feita com bacon em cubos, manteiga, farinha de mandioca, cebola e cheiro-verde, a farofa garante sabor sem tirar protagonismo do lombo. Desse modo, gostaria de focar na montagem do prato, funciona assim:
- Pegue uma travessa decorativa para carnes e acomode a farofa úmida e aromática na base.
- Por cima da farofa, coloque o lombo macio e tenro para escorrer os caldos pela farofa.
- E por falar em caldo, espalhe o molho de laranja feito com o líquido do assamento da carne.
- E o toque de mestre é enfeitar com um pouco de pimenta-biquinho e salsinha fresca.
Depois dessa mesa farta, duvido você voltar a ter dúvidas se escolhe pernil ou lombo, pois lombo consegue agradar mais.
Quem disse que lombo de Natal não pode ser inovador nos temperos?
Você já imaginou como a cozinha seria completamente diferente se os grandes chefs não ousassem nos sabores? Até mesmo o momento de temperar lombo de porco seria tedioso e sem muita vivacidade, não é verdade?
E digo mais, muita gente acha que utilizar ingredientes diferentes é pular fora da tradição, mas é completamente o contrário. Isso porque são as pequenas mudanças que trazem novos ares às nossas receitas.
Aqui em casa mesmo, dias atrás fui marinar uma carne, na qual a receita indicava alguns temperos e ingredientes. Você acha mesmo que eu segui? Claro que não, peguei outras coisas e tasquei a mão naquele alecrim fresco na carne. Resultado?
Todo mundo aqui arregalou os olhos e perguntou: “o que você fez, parece que foi comprado de tão saboroso”. Portanto, convido você a ousar na hora de temperar o lombo de Natal. Com isso, veja uma sugestão campeã:
- 1,2kg de lombo
- 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
- Ramos de tomilho e de alecrim a gosto
- 1 dente de alho
- Folhas de sálvia picadas a gosto
- 2 colheres (sopa) de cardamomo, pimenta-da-Jamaica e coentro em grãos
- Fio de óleo
- 30g de gengibre
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- Pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de azeite balsâmico
- 3 colheres (sopa) de mel
Olha que monte de ingrediente diferente, isso que eu não coloquei alguns, como espumante, noz-pecã, couve de Bruxelas e panceta. Quer descobrir como tudo isso se combina para um lombo profissional? Então, acompanhe o vídeo:
Agora você consegue preparar seu lombo de Natal, sim ou claro?
Seguindo os passos apresentados e pegando detalhes nos vídeos dos preparos, é garantia de sucesso para seu lombo de Natal. Agora cabe a pergunta: você já escolheu seus acompanhamentos para lombo de porco?
Pode parecer que não, mas a guarnição certa é capaz de dar ainda mais destaque à carne assada. Por isso, nada de ficar na mesmice, combinado? Encontre aquele acompanhamento que sempre quis fazer e vá em frente.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se achou que contribuíram para sua ceia ficar mais completa, que tal compartilhar para fazer o mesmo por outras pessoas? Até a próxima!