Você costuma associar o petisco de carne apenas ao bife acebolado, quando muito aos bolinhos fritos? Saiba que está deixando de aproveitar muitas outras coisas boas.
O bife acebolado é uma grande tradição como petisco, sem dúvidas, mas acaba não agregando muita novidade ao happy hour. E para quem está habituado a preparar aquele “belisco” com a cervejinha, nada melhor do que inovar nos preparos, concorda?
Assim sendo, preparei este conteúdo especialmente para você. Continue a leitura e conheça os melhores e mais irresistíveis petiscos que você preparar. Vamos lá?
Petisco de carne: 5 melhores opções para comer rezando
O bom dos aperitivos com carne, é que você pode servir a qualquer momento e em qualquer ocasião. Por exemplo, você preparou um arroz com açafrão muito caprichado, montou também uma salada. Nesse contexto, que tal um bolinho de carne?
Já em outra ocasião você estava acendendo a churrasqueira porque combinou um churrasquinho com a galera, certo? Que tal transformar seu encontro com bons petiscos para churrasco? “Nossa, mas petisco com carne para churrasco, dá certo?”.
Se dá certo? Tenho que admitir que é uma das melhores harmonizações. Você conhece a carne bananinha? Esse é um corte bem pequeno, quase em tiras, ou seja, ideal para dar um “gás” na churrasqueada. Sem mais delongas, anote tudo!
1. Comece os preparativos com o delicioso croquete de carne moída
Antes que você possa me julgar, dizendo que é um petisco simples demais, “aguenta a mão aí”. Falo isso porque a nossa primeira receita é um croquete de carne moída, mas não é qualquer receita não.
Na realidade, fiz questão de garimpar tudo quanto era lugar, até encontrar a melhor receita para você. Com isso, se você não saiba o que fazer com carne moída, que tal dar uma chance para essa receita? Veja os ingredientes:
- Azeite a gosto
- 500g de carne moída (pode ser patinho ou acém)
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta síria e pimenta calabresa a gosto
- 2 dentes de alho picados ou amassados
- 1 cebola em cubos pequenos
- 1 copo de cerveja
- 2 colheres (sopa) de manteiga (colheres rasas)
- 1 colher (sopa) de farinha (colher cheia)
- 500ml de leite
- Salsinha picada a gosto
- Óleo para fritura
De forma resumida, refogue a carne no azeite em temperatura alta para “selar”, lembrando de colocar os temperos. Em seguida, quando ganhar aquela cara de carne moída, junte o alho com a cebola e misture. O próximo passo é colocar a cerveja.
Agora, prepare um molho branco com consistência cremosa e junte à carne que já apurou. “Nossa, mas parece que eu não vi farinha, como vou modelar isso?”. Simples, misture a proporção exata de molho e carne, leve para gelar e está tudo certo.
Por último, retire da geladeira, modele no tamanho desejado, empane e frite, simples assim. O interior desse croquete fica cremoso, úmido e com um sabor de quero mais. Pode fazer uma grande quantidade, porque o petisco fica espetacular!
2. Bolinho de carne vai bem que é uma maravilha como petisco rápido
Não gosta tanto assim de croquete? Prefere um bolinho de carne moída frito, pois acha que vai melhor na sua ocasião? Sem problemas, pois também separei uma sugestão muito satisfatória:
Ingredientes da massa e recheio
- 500g de carne moída (carne acém)
- 1 cebola grande picada
- 5 dentes de alho
- 1 colher (sobremesa) de mix de temperos da sua preferência
- 2 colheres (sopa) de cebolinha
- 1 ovo para a massa
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- 250g de muçarela em cubos para rechear
Ingredientes para empanar
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de vinagre
- Farinha de trigo suficiente
- Farinha de rosca suficiente
O grande diferencial dessa receita em relação à anterior, é colocar todos os ingredientes diretamente na carne. Assim, depois de misturar, já dá para fazer as bolinhas. Antes de empanar, porém, recheio com muçarela.
Nessa receita em especial, tente empanar formando uma simples camadinha de farinha. Do contrário, o bolinho acaba com gosto de farinha, ou pior, levemente cru no interior e bem passado por fora.
DICA EXTRA: combine esse petisco com um molho para carne com uma pegada mais acentuada de mostarda. Para tanto, misture mostarda com grãos, maionese, especiarias e um pouco de cheiro-verde, fica um arraso!
3. Conheça o barquinho do Norte feito com carne seca ultra cremosa
Quer aprender uma opção de petisco simples para receber os amigos e impressionar? Então, esse barquinho do Norte é a pedida perfeita.
Olha só que ideia brilhante, você precisará de carne seca desfiada, temperos, requeijão, cebola, alho e bastante cheiro-verde. Comece refogando a cebola e junte a carne seca desfiada, misture até pegar uma cor caramelada.
Nesse momento, adicione o requeijão aos poucos, mexendo sempre para não queimar. Assim que incorporar todo o requeijão, inclua o cheiro-verde, mexa e desligue. Para montar é a coisa mais simples, basta preencher aquelas barquinhas prontas.
Um toque especial é salpicar parmesão ralado fresco por cima, com um pequeno fio de azeite. Petisco simples, rápido de fazer e que rende bons momentos!
DICA EXTRA: é complicado encontrar carne seca por aí? Então, substitua pela carne de sol desfiada, também dá muito certo. Talvez o único cuidado com a carne de sol desfiada, seja quanto ao sal, que costuma ter menor concentração do que a seca!
4. Tiras de carne ao molho com cebola e muito queijo
Esse preparo é um caso de paixão para mim, ou seja, é uma receita pessoal que estou compartilhando com você. Neste caso, a ideia é servir em pequenas porções ou colocar no centro da mesa onde o pessoal está reunido. Vamos lá, confira a composição:
- Primeiro de tudo, frite ao menos 150g de bacon em cubos grandes.
- Para o tempero da carne, utilize apenas sal, pimenta-do-reino e um toque de chimichurri.
- Agora, entre com tiras suculentas de alcatra ou contrafilé, fritando ao ponto de pegar uma cor dourada irresistível.
- Quando a carne estiver pronta, reserve e refogue bastante cebola na mesma frigideira.
- Nessa etapa, pode ser interessante adicionar um pouco de água ou quem sabe, um pouco de cerveja escura. Molho shoyu também resolve.
- Em seguida, coloque a carne numa travessa de vidro, cobrindo com a cebola e o bacon.
- Arrume cubos de muçarela ou outro queijo da sua preferência entre as tiras de carne.
- Coloque também catupiry cremoso, azeitonas sem caroço e espalhe parmesão fresco ralado.
- Agora, leve ao forno em temperatura alta para gratinar.
- Para finalizar, espalhe cheiro-verde picadinho e bom apetite.
De verdade, é ou não é algo delicioso? E quando você experimentar aquela garfada gigantesca, cheia de carne, cebola, queijo e tudo mais, não tem como resistir.
DICA EXTRA: essa mesma receita fica campeã com miolo de alcatra, caso queira um corte mais barato. Inclusive, para fazer a porção render, asse pão rústico ou francês no forno, com um toque de azeite e ervas!
5. Opção rápida e saborosa de carne louca
Em alguns lugares, a carne louca é conhecida como “carne de festa”, onde o pão é recheado com carne desfiada. Porém, a receita original é considerada americana, na qual eles colocam bastante temperos diferentes.
Na verdade, não importa a origem, mas esse pode se tornar um petisco de carne alucinante, sem exageros. E não é para menos, já que a receita une o melhor de tudo, pois fazemos primeiramente a maravilhosa carne de panela.
Depois que cozinhar a carne até desmanchar, desfie e finalize na frigideira, com ingredientes que são show de bola, como:
- 500g de paleta
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimentão verde
- Tomilho, alecrim e pimenta-do-reino a gosto
- 3 tomates
- 2 folhas de louro
- Cheiro-verde a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
Uma coisa bacana de se fazer nesse petisco, é servir tudo à mesa. Além do mais, prepare um bom molho de mostarda, daí, cada pessoa serve como preferir.
Já pensou, pegar uma bela fatia de pão rústico, uma porção de carne e molho cremoso, bom, né?
5 opções de petisco de carne, mas com possibilidades únicas!
E então, o que você achou de tudo o que vimos de petisco de carne? Qual realmente fez sua boca encher d’água? Eu se fosse você experimentaria todos, um para cada dia que a galera se reunir.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mande este conteúdo para aquele amigo que está te devendo uma festinha. Mostre como é simples fazer algo diferente e delicioso. Até a próxima!