Embora algumas pessoas ainda estejam descobrindo o tutano de boi, saiba que ele é consumido desde os tempos mais primórdios. Sabia dessa?
Em cada culinária ele possui um papel indispensável na criação de pratos icônicos. Aqui eu posso destacar a Itália e o Brasil, dois países com forte ligação em sua utilização. Gosto de pensar que o primeiro passo é deixar o preconceito de lado.
Afinal, depois que você descobrir tudo sobre o tutano bovino, aposto que vai adorar e correr logo comprar. Então, acompanhe um guia cheio de dicas e sugestões!
Tutano de boi: o que é e quais suas principais características
Indo direto ao ponto, o tutano bovino nada mais é do que a medula óssea do gado. Nesse caso, estamos falando do tecido que compõe a parte mais interna, a parte central dos ossos do bovino.
Ao ouvir o termo “medula óssea” pode dar um certo receio, levando até mesmo a se perguntar: “por que comer?”. Bom, por vários motivos, mas o principal é o sabor, considerado marcante, forte e delicioso, pelo menos para quem gosta.
E digo isso porque com o tutano é oito ou oitenta, ou seja, ou você ama ou vai odiar para sempre. É o mesmo caso do tendão bovino, onde não existe meio termo. Convenhamos, é até normal a pessoa “torcer a cara” num primeiro momento.
Afinal de contas, falamos de uma parte do animal que fica localizada dentro dos ossos e possui uma estrutura única. Dessa forma, não é tão convencional como temperar língua de boi e preparar, concorda?
Isso sem contar que dificilmente vemos alguém comer tutano puro, assim do nada. Pelo contrário, sua preparação usualmente envolve outros componentes, ingredientes e métodos de preparo.
“Nossa, mas ainda assim não consegui visualizar a composição do tutano, como funciona?”.
Quais as características do tutano bovino?
Se você pegar o fêmur bovino, por exemplo, e serrar ao meio, verá claramente o tutano preenchendo a cavidade óssea. Para quem ama, é a visão do paraíso porque tende a ser suculento e apetitoso, quanto às características:
- Apresenta uma textura muito macia e maleável.
- Seu aspecto é gelatinoso, principalmente quando o animal tem um desenvolvimento de qualidade.
- É inegável que aparenta ser um tanto gorduroso.
- Seu sabor é consideravelmente acentuado, mas de forma positiva.
- Proporciona grandes receitas, algumas até muito conhecidas.
- Para quem acha que músculo bovino possui colágeno, o tutano é rico e oferece grandes teores de colágeno de qualidade.
- É considerado uma verdadeira iguaria em muitas cozinhas pelo mundo.
Por exemplo, você já experimentou a carne ossobuco? Se a resposta for sim, então quer dizer que você realmente já comeu tutano. Veja bem, sabe aquele osso que vem junto com o ossobuco?
Então, o interior daquela cavidade é preenchido basicamente com tutano. Não à toa, falamos do corte da perna do boi com osso, entregando uma das melhores combinações em carnes vermelhas.
De onde o tutano é retirado em maiores concentrações?
Como mencionei, o tutano sai dos ossos, mas nem toda estrutura óssea oferece quantidades que compensem a extração. Nesse contexto, você não vai querer tirar o tutano de dentro daquela costela de boi no forno, concorda comigo?
Dessa forma, é proveitoso saber exatamente as melhores regiões que oferecem boas quantidades, como:
- Canela: a canela possui menores quantidades, mas ainda assim incríveis. Prova disso é o ossobuco que se aproveita dessa pequena fração de tutano para trazer ainda mais sabor ao prato.
- Fêmur: um dos ossos com maior teor, é também o mais fácil de encontrar nos açougues. Você sabe que é do fêmur por causa do tamanho, que é mais largo.
- Braço do boi: quem come regularmente costuma dizer que o tutano mais saboroso é o do dianteiro. Logo, falamos do braço ou úmero.
Aqui eu ainda poderia citar a costela e o tórax, mas o teor é tão baixo que não compensa procurar. Se eu pudesse recomendar a você, seria o do braço bovino, que é mais saboroso e suculento.
Tutano de boi benefícios: 6 vantagens para a alimentação e para a saúde
Se você perguntar ao seu nutricionista, aposto com você que ele irá alertar para evitar o consumo frequente. Ainda que tenha bastante sabor e textura, não tem como esconder que é um alimento altamente calórico.
Para se ter uma ideia, tem algumas receitas que utilizam apenas a sua gordura no preparo. Você já ouviu falar do molho Aioli? Molho típico da culinária francesa com base de alho, azeite e gemas de ovos. Nesse cenário, o azeite dá lugar ao tutano.
Agora, se você come ocasionalmente, não exagera e sabe inserir nos pratos, tenha tranquilidade, porque aí é só vantagem. Ah, vale reforçar que não é uma das melhores carnes para crianças, hein? Separei os principais benefícios:
- Devido ao alto teor de colágeno, as articulações são diretamente beneficiadas.
- Mesmo que calórico, sua fonte de gordura ainda é saudável, ajudando na redução das inflamações.
- É ideal para quem apresenta enfraquecimento do sistema imunológico.
- Para a mulherada de plantão, é um “elixir da beleza”, pois seu colágeno nutre cabelos e, sobretudo, pele.
- Favorece também o sistema digestivo com aminoácidos essenciais.
- Por fazer parte da composição óssea, viabiliza cálcio na medida.
Em vista disso, se você gosta de fazer carne para sopa com osso, experimente cortes que tenham os ossos certos.
Como fazer tutano de boi em 3 receitas para perder o preconceito
Se você chegou até aqui, quer dizer que consegui despertar seu interesse, acertei? Uma coisa é conhecer determinada parte do boi, mas saber fazer é “outros quinhentos”, concorda? Ainda mais com o tutano, que exige um cuidado extra, confira!
1. Bruschetta com tutano na churrasqueira é delicioso e vou provar para você
Você pode pensar: “oras, fazer bruschetta é a típica receita de entrada fácil que fazemos para os amigos”. De fato, mas da forma como mostrarei e utilizando aquele tutano bem “carnudo”, vai na fé que é sucesso.
- Fatias grossas de pão italiano rústico
- Tutano de 2 a 3 ossos
- 2 tomates
- Sal, pimenta-do-reino e pimentas a gosto
- 1 limão siciliano
- Molho chimichurri (opcional)
- Azeite para besuntar
- Queijo parmesão ralado fresco
- 1 dente de alho inteiro descascado
Comece esfregando o alho nas fatias de pão e espalhe azeite na sequência. Em seguida, leve o osso virado para baixo por 1 a 2 minutos, vire logo depois. É importante acompanhar de perto para não queimar.
Enquanto isso, corte fatias médias de tomate e leve à grelha. Corte também o limão e coloque na grelha para assar. Quando o limão dourar, esprema sobre o tutano ainda na brasa. Por último, retire o tutano e o tomate da churrasqueira, pique o tomate.
Dê uma leve tostada no pão da bruschetta. Para montar, coloque tomate picado, o tutano com a gordura, o molho chimichurri e finalize com queijo ralado. Não se preocupe, vou deixar um vídeo, mas saiba de antemão que o resultado é indescritível!
2. A receita de farofa de tutano é rápida e saborosa
Assim como na receita anterior, tempere levemente o osso e leve à churrasqueira até dourar. Em seguida, retire o tutano do osso e passe para uma panela, refogando com 5 dentes de alho amassados.
Depois disso, acrescente cebola picada, bacon, pimentão amarelo e pimenta dedo-de-moça. Para temperar, use sal, pimenta, açafrão e muito cheiro-verde. Por último, junte farinha de mandioca grossa aos poucos, mexendo para agregar.
Se você sabe como fazer farofa de bacon, vai se identificar bastante com essa receita prática e que acompanha tudo!
3. Sugestão sofisticada de tutano com cogumelos
E para provar definitivamente que tutano é versátil, encontrei uma receitinha campeã para você. A ideia por trás dessa delícia é fazer os seguintes processos:
- Assar os ossos no forno até amaciar o tutano.
- Preparar um molho pesto cremoso.
- Fazer uma mistura de cogumelos processados e refogados na manteiga.
- Saltear farinha Panko com manteiga e especiarias até formar um “crocante”.
- Em seguida, espalhar os cogumelos sobre os ossos, um pouco do pesto e o crocante da farinha.
- O último passo é espalhar parmesão ralado fresco e gratinar no forno.
De verdade mesmo, que prato impressionante, porque se for ver bem, é fácil e fica excepcional. Gostou da sugestão? Então, confira os detalhes no vídeo abaixo:
Agora que você sabe tudo sobre o tutano de boi é hora de se aventurar!
Consegue perceber como devemos tirar nossas próprias conclusões sobre determinado alimento? Tenho o hábito de dizer que nós não conhecemos 10% do que a cozinha e a culinária são capazes de nos proporcionar.
Por outro lado, agora que você conhece o tutano de boi, é hora de ir com tudo para dominar na prática. Aliás, quando estiver usando a churrasqueira, experimente combinar com legumes na churrasqueira, a experiência fica completa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Dessa maneira você auxilia os amigos que ainda não conhecem os benefícios dessa gelatinosa iguaria. Até a próxima!