Lagarto é bom para churrasco? Como fazer na churrasqueira?

Na hora de assar carne, as pessoas ficam na zona de segurança, sem saber se lagarto é bom para churrasco. E você, ainda está com dúvidas se compra ou não?

Por mais que queiramos fazer um churrasquinho de vez em quando, o preço da picanha, alcatra, contrafilé e costela, desanima. Nesse momento, só nos resta abrir a mente para cortes diferentes, como é o caso da carne lagarto.

Nesse contexto, confira o conteúdo para saber em definitivo se é boa e como fazer no churrasco. Saiba de antemão que preparei dicas surpreendentes para você!

Conta aí, lagarto é bom para churrasco? Como lidar com essa carne?

lagarto é bom para churrasco

Vamos começar com o pé na porta? Em pouco tempo, a carne lagarto passou de coadjuvante à protagonista do churrasco de qualidade.

E mais, atualmente está entre as melhores carnes para churrasco. Porém, uma coisa é fato, é fundamental saber o mínimo sobre o corte para dar o melhor tratamento. E é aqui que a maioria acaba errando, a começar pela forma de cortar.

Já que o lagarto é um daqueles cortes “rústicos” que demanda um cuidado especial. Em contrapartida, é uma carne muito recompensadora, no sentido de oferecer resultados inimagináveis, tanto em maciez e sabor, quanto suculência.

Aliás, essa coisa que o povo fala de carne de segunda para churrasco, esqueça por completo essa baboseira. Atualmente, com a genética avançada e processos de criação voltados à máxima qualidade, toda carne é de primeira.

Na realidade, tudo que você precisa fazer é prezar pelo gado de qualidade. Daí você perceberá que até mesmo o chã de fora serve para bife. Afinal de contas, o lagarto possui muitas qualidades, como verá a seguir!

Por que o lagarto é bom para churrasco: 7 qualidades únicas do corte

  1. Carne de fibras longas que se desmancham sob o preparo adequado.
  2. Pouca gordura entremeada que dá lugar à maciez e suculência.
  3. Capa de gordura fantástica para quem ama carne para churrasco com gordura.
  4. Para se situar, está localizado entre o coxão mole e duro.
  5. Acima temos o chã de fora que, por sua vez, é coberto pela picanha.
  6. Isso faz dele um corte rico em sabor incomparável.
  7. Grande versatilidade e possibilidades no preparo na churrasqueira, como no espeto ou bifes parecidos com a entranha bovina.

Em contrapeso a todas estas qualidades, é importante dizer que o método de preparo ideal, é o cozimento lento. Principalmente quando assada em peça no espeto, o fogo precisa ser constante, mas na medida para reforçar suas qualidades!

Costumo dizer que lagarto é tão versátil que se torna facilmente uma excelente opção de carne para crianças. Não à toa, a combinação de suculência e baixo teor de gordura é ideal para os pequenos nos churrascos, concorda?

Lagarto é bom para assar? Como fazer na churrasqueira com maciez e sabor?

Uma curiosidade fascinante, é que o lagarto segue a mesma tradição de ter nomes diferentes em cada região do Brasil. Se no Sudeste e Nordeste, o pessoal confunde com lagarto do mato, no Sul do Brasil a confusão é outra.

Isso porque nas bandas gaúchas esse corte é conhecido como “tatu”, olha que curioso, não é mesmo? Pois bem, ao invés de sugerir um preparo simples, onde o tempero para churrasco consiste apenas no sal, vou diferenciar.

Para isso, escolhi uma receita de dar água na boca, que deixa a carne ainda mais saborosa. Além do que, se você não sabe se 1kg de lagarto serve quantas pessoas, pode comprar bastante. O resultado aqui é um churrasco profissional!

Ingredientes

  • 1 peça de lagarto com 1,5kg (limpo e sem membranas)
  • Sal grosso suficiente para cobrir parcialmente a peça de todos os lados
  • 8 dentes de alho amassados
  • Pimenta-do-reino, páprica doce, tomilho e ervas finas a gosto
  • 900ml de cerveja clara (pode ser Puro Malte ou Pilsen)
  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas

Modo de preparo nos mínimos detalhes

  1. Primeiro passo é colocar a carne num recipiente grande e cobrir com sal grosso.
  2. Em seguida, faça furo na carne para penetrar os temperos.
  3. Depois disso, junte alho amassado, pimenta-do-reino, páprica doce e demais temperos naturais.
  4. Na sequência, despeje a cerveja até cobrir pelo menos metade da carne.
  5. Finalize o tempero com as rodelas de cebola e reserve por duas horas, virando a cada 30 minutos.
  6. O próximo passo é abrir uma boa folha de alumínio e arrumar metade da cebola no centro.
  7. Agora, coloque o lagarto sobre a cama de cebola e cubra com o restante das rodelas.
  8. Por último, feche bem apertada a carne no alumínio e leve à churrasqueira no braseiro médio.
  9. O truque para assar perfeitamente é deixar 1 hora de cada lado, mas fechado.
  10. E para terminar com tudo, retire o alumínio e volte ao braseiro forte por 10 minutos, 5 de cada lado.

Retire da churrasqueira e corte como bem preferir, pois uma coisa é certa, a carne estará desmanchando. Uma dica bacana para reforçar o sabor, é pincelar a marinada quando retirar o alumínio.

Faça isso pelo menos duas vezes e deguste um dos melhores assados que já provou!

DICA EXCLUSIVA: essa é para quem quer algo mais simples

Você está sem cerveja para fazer uma marinada? Ou simplesmente esqueceu de comprar a páprica e a pimenta-do-reino está no fim? Mas o sal você tem e o lagarto está só esperando para ser assado?

Esse é o tipo de preparo mais consumido no Sul do Brasil, ou seja, a tradicional churrasqueada gaúcha. Tudo que você precisa é de uma peça de lagarto, sal triturado, um espeto largo e muita paciência.

A ideia aqui é temperar a carne de todos os lados, espetar bem e levar em braseiro médio com 5 segundos. Mas a partir daí, tudo vai da sua paciência para chegar no ponto perfeito.

Não tenha receio de experimentar, abaixo você encontra um vídeo de suporte para pegar todos os macetes:

Não só lagarto é bom para churrasco, como fica excepcional e apetitoso!

Que tal deixar o preconceito de lado e mandar brasa naquela bela peça de lagarto?

Ainda mais agora que você sabe que lagarto é bom para churrasco. Logo, terá mais desprendimento em deixar a alcatra ou contrafilé de lado, economizando com sabor e pura suculência.

Espero muito que tenha gostado das minhas, de verdade mesmo, que elas possam ajudar você a assar uma boa carne que agrade a todos. Peço apenas que não deixe de compartilhar, pois isso me ajuda a ajudar outras pessoas, combinado? Até a próxima!