Preparar bons tira-gostos para momentos de descontração está no DNA do brasileiro, mas saber exatamente como temperar ovo de codorna para petisco costuma ser o desafio dos churrascos e encontros entre amigos.
Quando o ovinho não fica sem sabor, ele passa do ponto e o que era para ser um aperitivo suculento, fica seco. Considerando que o ovo de codorna é paixão nacional, resolvi elaborar um pequeno manual com dicas e sugestões exclusivas, confira!
Como temperar ovo de codorna para petisco? Segredo de boteco em 3 passos
Separar ovos frescos, cozinhar, descascar e temperar, essa seria a ordem correta para fazer o aperitivo, correto? Errado, o petisco com ovo de codorna verdadeiro, aquele que você morde e vem uma explosão de sabores, é minucioso.
Nesse contexto, eu poderia apenas falar: “ah, você só precisa colocar azeite, orégano e limão que fica perfeito”. Mas eu não consigo deixar de compartilhar que o preparo tem alguns detalhes para que você deguste uma iguaria.
1. Como cozinhar ovo de codorna perfeitamente?
O começo de um petisco inesquecível com ovo de codorna está no cozimento dos ovos. Isso mesmo, muita gente ainda não sabe como cozinhar ovo de codorna, e isso interfere no resultado final.
- Inicialmente, lave os ovos e os coloque num recipiente com água.
- Aqueles que boiarem você pode separar pois estragaram.
- Enquanto isso, aqueça água até levantar fervura.
- Na sequência, coloque os ovos numa panela e adicione a água quente.
- Agora, marque dois minutos e mexa os ovos em sentido horário.
- Isso deixa a gema no centro e facilita na hora de descascar.
- Depois, abaixe o fogo quando levantar fervura e marque 10 minutos.
- Por fim, transfira-os para um recipiente com água gelada e descasque-os rapidamente ainda mornos.
2. Tempero base para ovo de codorna para petisco
Com os ovos já cozidos perfeitamente, é o momento de finalmente conhecer a sugestão de tempero. Vale dizer que é apenas uma sugestão, pois cada pessoa tem uma preferência única de especiarias.
Eu achei melhor trazer uma dica clássica para que mais pessoas possam aproveitar em casa.
Ingredientes
- 30 ovos de codorna (ou mais, como preferir)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente grande de alho picadinho ou amassado
- 1 + ½ colher (sobremesa) de orégano seco
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Páprica doce ou picante a gosto
- Tomilho e manjericão a gosto
- Suco de 2 limões Vinagre ou Cravo
Olha só que sensacional, para trazer um sabor mais intenso no tempero, você pode refogar brevemente o alho no azeite. Enquanto isso, coloque os ovos num recipiente e junte o restante dos temperos. Por último, acrescente o alho e misture.
É importante que o petisco tenha umidade e suculência, então, dose a quantidade de azeite e de limão. De preferência, misture os dois componentes antes até emulsionar bem o tempero.
SEGREDO PARA MAIS SABOR: logo depois de descascar os ovos, você pode fazer pequenos furos na clara. Embora pareça trabalhoso, assim você garante que o tempero penetre até a gema. Sabe aquele limão aromático? Então, ele vai encharcar os ovos!
3. Prepare uma marinada líquida para intensificar o sabor
Uma outra alternativa, esta lembra muito o ovo de codorna em conserva, é preparar uma marinada líquida. Nesse caso, os ovos ficam mais tempo em contato com o tempero, por isso, puxam ainda mais os sabores.
Vale dizer que o tempo de preparo aumenta ligeiramente, mas pode acreditar, cada segundo a mais enriquece o petisco. Em vista disso, você pode usar tanto a sugestão anterior quanto partir para uma combinação mais ousada:
Ingredientes da marinada líquida
- ¼ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 colheres (sopa) de suco de limão vinagre
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 colher (chá) de molho inglês
- 2 dentes de alho picados
- ½ cebola picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de curry ou açafrão para dar cor e aroma.
- Tomilho e orégano frescos a gosto
Após cozinhar os ovos, e furá-los como eu sugeri, basta colocá-los num recipiente. Na sequência, misture os componentes da lista acima até obter um tempero homogêneo. Por último, despeje o tempero sobre os ovos e reserve.
O tempo para marinar aqui varia da sua urgência, ou seja, se você deixar de 30 a 60 minutos está bom. Por outro lado, reservar da noite para o dia garante sabores incríveis.
BÔNUS: você já experimentou ovo de codorna para petisco com vinagrete?
Que tal combinar duas das maiores paixões do brasileiro no churrasco, num preparo único de arrebentar a boca do balão? Me refiro à receita de ovos de codorna com um delicioso vinagrete encorpado. Você pode usar uma receita pessoal de vinagrete ou confiar na minha sugestão:
- 60 ovos de codorna cozidos e sem casca
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão amarelo picado
- 2 tomates sem semente picados
- 1 cebola roxa picada
- Cheiro-verde picado a gosto
- 2 pimentas dedo-de-moça picadas sem semente
- Raspas e suco de 2 limões Taiti
- Azeite suficiente para deixar o vinagrete untuoso
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como todo bom vinagrete, basta misturar e temperar por último. Pronto, assim você terá um petisco que é um verdadeiro acompanhamento. Sem contar que aqui forma-se um delicioso molho para ovo de codorna.
E então, entendeu bem como temperar ovo de codorna para petisco? Viu como não há segredo e tudo depende de criatividade? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!