Faz tempo que você está querendo aprender como fazer um dos maiores clássicos assados, que é a panceta na churrasqueira? Quer aprender a receita perfeita?
Considerado um dos cortes suínos mais saborosos que existem, a panceta tem lugar especial no coração e, sobretudo, na grelha. E não vou mentir, é também uma carne muito fácil de ser preparada, desde o tempero ao ponto ideal rosado e suculento.
Dessa forma, considerando que nem todos sejam mestres churrasqueiros, preparei um conteúdo inspirador, cheio de dicas, receitas e técnicas. Confira!
Aprenda a fazer panceta na churrasqueira assada na brasa
Diante de todas as qualidades desse corte, é quase um pecado a pessoa não saber o que é panceta. Aliás, muita gente sequer sabe de qual parte do porco vem essa carne que reúne tudo que bons churrascos precisam.
Estou falando de sabor diferenciado e agradável, suculência e a possibilidade de preparar uma casca à pururuca. Sabe aquelas cascas que você “risca a faca” e faz “creck” para todo lado? Então, é disso que estamos falando aqui.
“Já cheguei a fazer pernil à pururuca, é a mesma coisa?”. Bom, gosto de pensar que panceta consegue ter ainda mais sabor, além de o couro ficar especialmente crocante. Sem mais delongas, anote os passos de uma verdadeira receita de panceta assada na churrasqueira!
Qual o melhor tempero e como temperar panceta para churrasco?
A panceta é aquele corte do porco que mesmo que você “erre” no tempero, não tem como ficar ruim. Vamos supor que faltou sal, por exemplo, ainda assim a panceta ficará maravilhosa, pois seu sabor natural é único.
Entretanto, vamos dizer que é essencial saber como temperar panceta para churrasco, certo? Mas quais os melhores ingredientes, condimentos e especiarias? Saiba de antemão, que panceta casa muito bem com temperos cítricos e ácidos.
Nesse sentido, aposte em sabores puxados ao limão, laranja e especiarias marcantes, como açafrão, páprica e pimentas. Além disso, não despreze as ervas e temperos naturais, a exemplo do tomilho, alecrim, louro, manjericão e cheiro-verde.
Muita gente acha que deve marinar a panceta, mas não é obrigatório, tudo bem? Você pode simplesmente temperar uma peça fresca e levar para assar que está tudo certo. Para ilustrar bem as sugestões e dicas, veja uma combinação de tempero:
- Sal grosso a gosto
- 350ml de cerveja puro malte
- Suco de 2 limões
- Pimenta-do-reino, pimenta calabresa, páprica defumada e pimenta branca em grãos a gosto
- 6 dentes de alho picados grosseiramente
- Ervas frescas como orégano, tomilho, sálvia e cheiro-verde
Minha principal dica para temperar – e você vai entender a razão mais à frente – é usar uma bandeja baixa. Daí você coloca cerveja, sal grosso e todos os outros temperos, inclusive, as ervas frescas picadas e debulhadas.
Em seguida, coloque apenas a parte da carne sobre esse líquido cheio de sabor. É fundamental que o couro não entre em contato com o líquido. Essa marinada leva cerca de 30 minutos a uma hora.
DICA EXTRA: estes ingredientes são ideais para temperar uma panceta de aproximadamente 1,2kg. Portanto, vá ajustando de acordo com o tamanho da peça!
Quais os cuidados para que a panceta fique sequinha e crocante?
Acima você viu que o couro não entra em contato com a marinada para carne suína, correto? Então, separei esse tópico para falar sobre alguns cuidados que você precisa ter com a carne.
Por exemplo, se você pretende pururucar, o couro tem que estar seco, veja um apanhado de dicas relevantes:
- O couro só pururuca quando sua umidade é reduzida. Logo, molhar o couro impede a formação da crosta.
- Antes de temperar, faça cortes tipo um quadriculado na carne. Já no couro, faça furos ao longo da superfície.
- Depois que furar e colocar a carne para marinar, espalhe uma camada de sal grosso sobre o couro.
- Essa ação vai desidratar a pele, facilitando o processo de cocção e ressecamento necessário para pururucar.
DICA EXTRA: antes de preparar a panceta é interessante secar o couro com papel-toalha. Desse modo, todo o tempo investido no processo de desidratação vai funcionar muito melhor!
Como assar panceta na brasa para a carne ficar suculenta e o couro crocante
Chegamos ao momento da verdade, aquele em que você dará o acabamento à carne de porco para churrasco mais deliciosa. A panceta é tão incrível que se você “jogar” direto na grelha, fica boa e se espetar fica incrível.
Agora, quando grelhamos a panceta lentamente então, melhor ainda. E digo que fica melhor porque esse corte tem que ter uma cocção bem vagarosa, tranquila e sem pressa.
Todos sabemos que dentre os pontos de carne, a suína deve ser consumida sempre bem passada. Nesse cenário, o cozimento lento faz a gordura derreter na medida e a carne ficar tenra e suculenta.
Contudo, o principal disso é que a gordura vai se depositando logo abaixo do couro. Por sua vez, ao virar para grelhar a pele, o processo para pururucar é ainda mais eficiente, veja como fazer:
- Primeiramente, você faz aquela marinada que mostrei acima, onde deixa apenas a carne em contato, certo?
- Depois disso, você retira da marinada e faz uma camada de sal grosso no couro.
- Nessa etapa, a carne está temperada e o couro pronto para ficar crocante.
- Em seguida, leve à grelha com a carne virada para baixo.
- A altura deve ser de aproximadamente 60cm e o braseiro médio para fraco.
- O tempo varia e é mais eficiente se guiar pela cor e crocância da carne, que deve estar bem dourada.
- Por último, vire a panceta com o couro para baixo, aumente a brasa e deixe até ficar bem sequinha.
Para ajudar você a não perder nenhum detalhe, separei um vídeo bem bacana e completo, pegue cada uma das dicas:
DICA EXTRA: prepare um molho rápido de limão que combina muito
Se a gente fosse analisar bem, nem precisaria criar um molho para carne de porco assada, ainda mais para panceta. Mas não seria interessante ter muitas maneiras de aprimorar os sabores? Assim, você pode diversificar a mesa do seu churrasco sempre.
Sendo assim, selecionei um molho relativamente simples, mas incrivelmente saboroso. Além do que, é a combinação perfeita, pois traz na receita:
- 6 dentes de alho picados
- ½ ramo de salsinha bem picada
- Suco de 2 limões
- Azeite suficiente para trazer mais corpo ao molho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Em uma cumbuca, coloque e misture todos os ingredientes acima. Pronto, você tem um molho para carne, é só espalhar na panceta e comer rezando de tão bom que fica!
E tem como fazer panceta na churrasqueira com papel alumínio?
Sim, tem como fazer e posso garantir que fica igualmente especial. Tem gente que tem receio de assar carne diretamente na grelha, pois acredita que fica ressecado com facilidade.
Diferentemente de cortes como o pernil na churrasqueira, que tem pouca gordura e perde suculência, a panceta não.
Pelo contrário, essa carne tem o “poder” de ficar horas na churrasqueira e ainda sair totalmente macia. Com isso, a sugestão é panceta assada na churrasqueira com papel-alumínio.
E sabe o que é melhor nessa sugestão? Que você precisará apenas de sal grosso e panceta. Com isso, faça uma cama de sal grosso numa folha grande de papel-alumínio e coloque a panceta sobre o sal.
Agora, espalhe mais sal sobre o couro, enrole bem fazendo um embrulho e leve para assar. O tempo é 1 hora no alumínio e 30 minutos aberto direto na grelha com a carne para baixo.
Por último, bata o excesso de sal, vire o couro para baixo e deixe até pururucar.
Panceta na churrasqueira é vida e todo churrasqueiro precisa saber fazer bem
Gostou de aprender a assar panceta na brasa? Escolher a barriga de porco para fazer assada tem muitas vantagens que vão além do sabor. A principal delas é que a panceta é barata, custa em média R$20,00 o quilo, olha que inacreditável.
Diante de tudo isso, que tal se apressar, ir acendendo o braseiro e convidar aquela galera para compartilhar momentos especiais e preparos inacreditáveis?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com todo mundo que você conhece. Certamente alguém vai agradecer pelas sugestões que levam a churrascos magníficos, mas que pesam pouco no bolso. Até a próxima!