Para alguns é mais uma data comum, mas para quem ama ovo, o Dia Mundial do Ovo deve ser celebrado. Você já escolheu as receitas especiais para servir?
O problema para escolher as receitas não está na escassez ou complexidade de usar o ovo como ingrediente principal. Pelo contrário, é a quantidade absurda de preparos que nos faz “congelar” ao imaginar boas opções, é assim com você também?
Então, você precisa de uma dose de criatividade e ajudarei nisso, pois separei as 5 melhores receitas. De preparos simples às ideias dinâmicas e deliciosas. Vamos conferir?
5 receitas para comemorar o Dia Mundial do ovo com muita criatividade e sabor
Esqueça a receita de salada de ovo cozido, pois isso a gente come no dia a dia. Deixe de lado também preparações que não valorizam tanto esse ingrediente fundamental e base da culinária de muitos.
Sabe aquela receita de salsicha e ovo? Então, hoje nós vamos transcender tais receitas cotidianas e, para isso, fui em busca de ideias realmente inovadoras!
1. Você já conhecia a receita de ovos no purgatório?
Essa sugestão é para você fazer bonito na celebração dessa data que é uma representação mundial da importância do ovo. Dessa forma, nada melhor do que pegar uma receita com origem meio incerta, mas reconhecida mundialmente.
Não deixe o nome enganar ou assustar você, pois ovo no purgatório é bem simples na prática. Logo, se trata de molho de tomate encorpado, com especiarias e temperos naturais, queijo, toque de pimenta e ovos.
Os ovos, no caso, entram crus para serem cozidos lentamente, ficando num ponto fenomenal e cremoso. A ideia é servir como acompanhamento ou utilizar para umedecer pão rústico, é sensacional.
Abaixo você encontra os ingredientes, bem como o vídeo completo da receita. Dessa maneira, você não corre o risco de perder nenhum detalhe importante!
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 1 cebola roxa picada
- 5 cogumelos Paris fatiados
- 500g de molho de tomate pelado
- 4 ovos
- Azeite a gosto
- Parmesão a gosto
- 6 tomates cereja cortados
- Sal, pimenta-do-reino e salsinha para finalizar a gosto
Existem muitas versões diferentes, onde algumas pessoas adicionam pimentão, bacon e queijos mais rústicos. Porém, vá na sua versão e aposte nos sabores que preferir, combinado?
2. Por que não diferenciar com um strogonoff de ovo ultra delicioso
Sempre que nos perguntamos qual a melhor carne para strogonoff, nunca passaria pela cabeça usar a proteína do ovo, né? Isso porque podemos fazer literalmente com qualquer carne que vai ficar bom.
Entretanto, a segunda sugestão é precisamente repaginar, ou seja, fazer uma releitura do strogonoff, só que com ovos cozidos perfeitamente. Desse modo, um pré-requisito é saber como cozinhar ovo para que fique cremoso no ponto certo.
- 12 ovos (cozidos e descascados)
- 1 latinha de creme de leite
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 tabletes de caldo de galinha
- Azeite ou manteiga a gosto
- Açafrão, colorífico, curry, ervas finas, páprica picante e pimenta calabresa a gosto
- 1 lata de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100ml de água ou suficiente para dar o ponto
Numa panela, aqueça azeite ou manteiga para refogar alho, cebola, molho de tomate, caldo de galinha e demais temperos. Na sequência, é fundamental deixar fritar para apurar, mas não deixe de adicionar água lentamente.
O pulo do gato para equilibrar o molho vem agora. Já que você optou por não usar alcatra ou contrafilé, e sim o ovo, coloque uma pitada de açúcar. Uma vez que o molho estiver encorpado, coloque os ovos cortados em rodelas e cozinhe por 5 minutos.
A última etapa é juntar o creme de leite e misturar para obter uma cremosidade irresistível. Essa receita “implora” por um pouco de cheiro-verde picado. E então, acredita que vai surpreender as pessoas com essa receita inusitada, porém, espetacular?
3. Surpresa de ovo gratinado impressiona pela facilidade e resultado
Vamos dizer que você não se preparou adequadamente para a data, certo? Daí você olha para a geladeira e vê que tem creme de leite, requeijão, muçarela, parmesão e ovos. Então, que tal misturar tudo isso e levar ao forno para gratinar?
- 9 ovos cozidos
- 3 batatas cozidas em ponto macio
- ½ pote de requeijão cremoso
- 100g de muçarela ralada
- ½ pacote de queijo parmesão ralado
- ⅓ colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 caixinha de creme de leite
- ½ colher (chá) de páprica defumada
- ½ colher (chá) de sal
Antes de fazer o molho, descasque os ovos cozidos e corte-os ao meio, de cima para baixo, reserve. Em seguida, leve todos os demais ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Depois você deve acomodar os ovos no fundo de uma travessa, cobrir com o molho e espalhar a muçarela ralada. Por último, leve ao forno preaquecido a 200° entre 20 e 30 minutos.
Prontinho, uma receita diferente, cremosa e de muito sabor para enriquecer a experiência!
4. Está pensando em churrasco? Experimente o churrasco de ovo então!
Sim, é possível fazer um delicioso churrasco de ovo, que funciona mais como um aperitivo. Entretanto, não deixa de ser uma forma criativa e barata de diferenciar os preparos, concorda?
Para fazer a receita você precisará de ovos, pimenta-do-reino, sal e orégano. Faça um furo pequeno na parte de cima do ovo e termine de abrir com um espeto de madeira. A ideia inicial é abrir espaço para temperar.
Em seguida, faça um funil com papel-toalha, coloque sobre o furo e despeje os temperos. Com um palito, misture o interior do ovo e leve para cozinhar em banho-maria por 2 minutos a 175°. Claro, sem deixar entrar água.
Depois dessa “gambiarra”, pode espetar normalmente, levando para grelhar por alguns minutos. É fundamental abafar para cozinhar uniformemente. E aqui está um espetinho de ovo que ninguém pode falar que não é super diferente e apetitoso!
5. Pimentão recheado com ovo fica incrível assado
Nossa última sugestão é um pimentão recheado com ovo, muito tempero bacana e pedacinhos de queijo. O objetivo é cortar e tirar a parte branca com as sementes do pimentão, recomendo usar o vermelho ou amarelo.
Feito isso, faça a mistura do ovo mexido que vai dentro do pimentão, usando:
- 2 ovos para cada pimentão cortado ao meio
- Cubos de gorgonzola ou muçarela a gosto
- Sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e pimenta calabresa a gosto
- Cebola picadinha a gosto (opcional)
- Alho assado amassado a gosto (opcional)
- Cheiro-verde picado a gosto
Portanto, misture tudo nos ovos, batendo para incorporar os ingredientes, recheie os pimentões e leve à grelha ou forno. Não existe tempo certo, mas quando ficar dourado por baixo e o ovo bem cozido, pode servir!
DICA EXCLUSIVA: para encerrar o menu degustação você deve apostar nos fios de ovos
Que tal servir uma sobremesa pouco conhecida, com origens portuguesas e que tem o ovo como ingrediente principal? Estou falando dos fios de ovos, feito exclusivamente com gema, água e açúcar.
Você aquece água com açúcar como se fosse uma calda, sem deixar ferver muito, passando a gema por uma manga de confeitar diretamente na água. Depois de cozinhar a gema, transfere para uma tigela com água e gelo e sirva.
É uma coisa de outro planeta, muito saboroso e barato de fazer. Tenho certeza de que o Dia Mundial do Ovo aí na sua casa estará completo e bem representado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com amigos e familiares e até a próxima!