Você se deparou com uma receita de fios de ovo e ficou sem saber para que serve e como comer adequadamente?
Atualmente é mais raro encontrar esse doce por aí, primeiro porque não é brasileiro. E segundo, porque sua tradição tem se apagado ao longo dos anos, especialmente pelo preparo bem específico e pouco conhecimento.
O que acha de acompanhar o conteúdo para matar essa curiosidade de vez? Acompanhe uma receita incrível e aprenda sobre sua utilidade na gastronomia!
Para que servem fios de ovo?
Eu já conhecia bem essa iguaria, mas admito que até me aprofundar no assunto, essa receita servia apenas como sobremesa. Isso mesmo, apesar da aparência, é um doce muito saboroso e icônico, diga-se de passagem.
É uma iguaria da cozinha portuguesa e muito consumida no Brasil por quem conhece seu sabor. E antes que me pergunte, não é uma das sobremesas para churrasco mais tradicionais, mas por que não se aventurar?
Quando disse que conhecia apenas como sobremesa não estava inventando. Isso porque aqui em casa comíamos muito esse doce, puro mesmo, onde a gente abria a embalagem e mandava ver.
Entretanto, fazendo boas pesquisas aqui, encontrei muitas referências que achei no mínimo curiosas e interessantes. Por exemplo, lá em Portugal, os fios de ovos vão além da clássica apreciação como doce, pois serve para:
- Entra na finalização de pratos assados, como o pernil assado no forno.
- É muito utilizado como decoração de pratos natalinos e festivos.
- Além da combinação como decoração de carne suína, é associado às aves assadas.
- Para quem não dispensa uma boa sobremesa, é usado como enfeite de bolos, tortas e rocamboles.
Portanto, os fios de ovos estão mais ligados aos enfeites, principalmente das carnes de Natal. Contudo, pessoalmente eu acho que se trata de uma boa alternativa para comer um doce diferente.
Afinal, quando você finaliza o preparo e leva à geladeira, pode apostar que fica uma delícia em dias bem quentes. Isso sem contar que é um preparo bem barato, pois leva poucos ingredientes.
Qual a origem dos fios de ovos?
É uma receita tradicionalmente portuguesa e seu primeiro relato menciona a Cidade do Porto. Local reconhecido mundialmente pela arquitetura e, sobretudo, pelo vinho do Porto, ingrediente que rende um dos melhores molhos para carne.
Como curiosidade, também é conhecido por ovos em fio, ovos de aletria, ovos de fio e aletria de ovos. Inclusive, falamos de uma receita que nasceu em meados do século dezessete, ou seja, tem tradição, história e “infinitas” aplicações.
Do que é feito os fios de ovo?
É muito comum associar pratos que não conhecemos à complexidade no preparo, não é verdade? Isso acontece com basicamente tudo que foge ao nosso cotidiano e com a receita portuguesa não é diferente. Sendo assim, de maneira prática, o preparo é composto por:
- Ovos
- Açúcar
- Água
Pode parecer absurdo que apenas três ingredientes proporcionem o preparo da receita centenária e clássica de uma culinária tão expressiva. Para provar na prática que dá para fazer, separei uma receita incrível e simples, a seguir!
Como fazer fios de ovos com uma receita simples?
Como você bem viu, vão apenas 2 ingredientes se formos ver bem, pois a água nem conta. No entanto, saiba que o preparo guarda alguns segredinhos para ficar no ponto ideal e formar os fios.
Além do mais, algumas receitas também levam a canela em pau, mas é opcional e você não precisa necessariamente usar. Vale ressaltar antes de qualquer coisa, que o pulo do gato está no cuidado com as gemas.
Isso porque elas precisam ser peneiradas, de modo a eliminar a película que cobre cada uma das gemas. Dá uma olhada nas proporções!
Ingredientes
- 500ml de água
- 300g de açúcar
- 6 gemas de ovos (apenas a gema)
- Saquinho de confeitar, utensílio próprio ou bisnaga de molhar bolo
Modo de preparo simples
- Primeiramente, coloque a água numa panela e adicione o açúcar.
- Dê uma leve misturada e ligue em fogo médio.
- Enquanto a calda com açúcar ganha temperatura, vamos aos cuidados com os ovos.
- Sendo assim, passe todas as gemas por uma peneira e coloque em um recipiente que tenha o bico fino.
- Pode ser um saco de confeitar, uma bisnaga de umedecer bolo ou um simples saquinho para alimento.
- Agora sim, quando perceber que a água está levantando fervura, abaixe o fogo.
- É fundamental que a água continue a borbulhar, mas sem ferver completamente.
- Nesse momento, pressione o saquinho e faça movimentos circulares, despejando a gema na água quente.
- O truque é jogar água por cima da gema para cozinhar por igual.
- Por último, transfira imediatamente a gema cozida já em fios de ovos para uma tigela com água e gelo.
- Repita o processo até acabar a gema.
Portanto, a água vai cozinhar a gema que estará bem fina a ponto de “selar” e dar o formato. Fala se não é a coisa mais simples e fácil desse mundo? No vídeo a seguir, encontrará alguns preparos com ovos, inclusive, a nossa receita.
Acompanhe tudo e faça sem receio, pois é fácil, dá certo e fica uma delícia. Gosto de dizer que fica tão bom, que dá para comer de colherada!
DICA EXCLUSIVA: truques e macetes para aprimorar seu preparo
Embora o preparo seja um dos mais simples, ainda assim existem pequenas coisas que fazem a diferença. A principal delas é que o furo do saquinho, seja simples ou a manga de confeitar, seja bem pequeno.
Agora, para aprimorar e agilizar o preparo, existe no mercado um utensílio próprio para fazer a receita. Ele conta com 3 bicos que liberam a gema mais rapidamente, pode ser interessante, caso queira aperfeiçoar. Além do mais, veja outras sugestões:
- Caso esqueça de separar água com gelo, é possível retirar da panela e escaldar com a própria água do cozimento.
- Para isso, acrescente 200ml de água fria à calda.
- Nunca coloque a gema sem peneirar, elimine a película. Além do cheiro, a receita pode ficar comprometida.
- Caso perceba que os fios estão bem grudados, utilize um garfo para separar, fazendo movimentos laterais.
Não se preocupe com os detalhes, já que selecionei um vídeo cheio de macetes para você não errar em nenhuma etapa. Vale ressaltar que o vídeo abaixo é apresentado por uma verdadeira portuguesa, então, pode ser ainda mais valioso!
O que fazer com a clara de ovos que sobrar?
“Eu até pensei em fazer, mas depois de ver que as claras não são utilizadas, desisti, odeio jogar comida fora”. Compartilho do mesmo pensamento e, aqui em casa, as sobras são reutilizadas, a exemplo das sobras de frango.
Nesse sentido, saiba que você pode congelar as claras em pequenos potes por até 6 meses. Daí quando quiser utilizar em alguma receita, basta descongelar naturalmente por 2 horas e seguir com as receitas.
Olha que bacana o que dá para fazer com clara de ovo:
- Suflê salgado de gorgonzola, cenoura e bacon.
- Massa de pães, para aproveitar em receitas salgadas.
- Torta de frango com requeijão aerada e macia.
- Pudim de sorvete para servir depois das carnes para crianças.
Quantos dias duram os fios de ovos? Como conservar os fios de ovos?
Se você sabe quanto tempo dura ovo na geladeira, provavelmente quer saber como conservar os fios de ovos, né? Isso porque o preparo é feito puramente com ovo, ou seja, é perecível demais.
Nesse contexto, saiba que você pode armazenar sua receita na geladeira por até 10 dias. Contanto, é claro, que armazene corretamente. Agora, vamos supor que sobrou bastante e você não queira descartar.
Por conseguinte, você pode congelar por até 2 meses no congelador, desde que devidamente vedado!
Seja na decoração ou na sobremesa, fios do ovo vai conquistar seu paladar!
Somente quando perceber que a receita de fios de ovo é um preparo versátil, é que verá todo seu potencial. Seja ao decorar peru macio e suculento, servir junto com uma deliciosa torta de nozes ou comer puro, é fantástico.
Nesse momento você tem a “faca e o queijo nas mãos”, que tal aproveitar para preparar algo que nunca experimentou? Fico aqui na torcida para que consiga fazer de primeira, acertando cada detalhe da receita.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais para espalhar essa sobremesa divina e até a próxima!