Bife a rolê na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

Está pensando em dar uma mudada nas receitas tradicionais, mas não sabe fazer bife a rolê na airfryer? O que acha de aprender agora?

É difícil encontrar algo que não fique bom na airfryer, mas o bife a rolê é um caso especial. O resultado é uma carne incrivelmente suculenta e úmida, nem parece que a panela de pressão faz falta nessas horas.

Porém, a receita guarda certos truques, como temperatura, tempo e umidade da carne. Sendo assim, este é um conteúdo relevante para você, confira as dicas!

Quanto tempo para fazer bife a rolê na airfryer?

bife a rolê na airfryer

Definir o tempo de qualquer receita é meio complicado, seja na airfryer, no forno ou na churrasqueira. Por exemplo, brachola feita na panela de pressão, leva em média 30 minutos. Enquanto assada no forno, cerca de 60 minutos.

Claro, tudo isso considerando a quantidade, espessura do bife e os recheios, né? E na airfryer é a mesma coisa, ou seja, considere todos estes elementos. Só que uma coisa que as pessoas deixam de considerar, é a umidade do preparo.

Na pressão temos os líquidos, o molho e o vapor criado na cocção, correto? Enquanto que no forno, sempre podemos espalhar um pouco de molho na carne ou pincelar uma misturinha de azeite.

Já na fritadeira elétrica, talvez não seja muito recomendado colocar molho, pois de uma forma ou de outra, acaba escorrendo.

Em vista disso, posso dizer que o tempo aproximado para bifes finos a médios, é de 15 minutos. Se deixar mais do que isso, a carne perde completamente a umidade, resseca e fica borrachuda.

DICA EXTRA: você precisa virar a carne sempre na metade do tempo em toda receita. Com isso, entre 7 e 8 minutos, abra e vire para assar uniformemente.

Como fazer bife a rolê na airfryer: da montagem ao preparo perfeito

Quem costuma fazer carne na airfryer vai se sentir em casa com a sugestão a seguir. Entretanto, existem alguns novos macetes que você pode aprender. O principal deles diz respeito à suculência do bife a rolê.

E nesse aspecto, escolher uma boa carne com gordura, a exemplo do contrafilé, pode ser o melhor caminho. Ou então, encontrar no açougue um coxão mole de qualidade que tenha uma capa de gordura.

Como solução, as pessoas “socam” queijo na carne em boa parte das receitas na airfryer. Vou te mostrar como fazer e dar uma outra solução igualmente saborosa e notoriamente mais eficiente.

Ingredientes

  • 1kg de bife chã de dentro (bifes finos);
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Sal, cominho, pimenta-do-reino, páprica e açafrão a gosto;
  • Molho inglês a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Palitos de muçarela;
  • Pimentão vermelho em palito a gosto.

Modo de preparo

  1. Antes de mais nada, tempere os bifes, inclusive com shoyu, e reserve alguns minutos para absorver os ingredientes.
  2. Enquanto isso, pré-aqueça a airfryer por 6 minutos a 200°.
  3. Em seguida, recheie cada bife com palitos de muçarela e pimentão.
  4. O segredo é colocar em uma das extremidades e enrolar, mantendo pressionado para diminuir o espaço interno.
  5. Finalize com palitos de dente para segurar, repita com todos.
  6. Por último, programa 15 minutos a 200° e acomode os bifes no fundo do cesto.
  7. Na metade do tempo você vai virar e continuar por mais 7 minutos e meio.
  8. Ao término, avalie se está bem dourado e bom apetite.

Dê um toque especial com salsinha picada por cima, sirva com um delicioso molho de tomate rústico. Ou quem sabe ainda, preparar uma salada para acompanhar carne assada é a pedida perfeita para uma refeição balanceada!

4 dicas fantásticas para evitar que o bife a rolê resseque na airfryer

Caso você tenha feito a receita acima, vai perceber que parte do queijo vaza da carne. “Nossa, mas jogo fora ou aproveito?”. Nossa vida, tem que aproveitar, basta retirar do cesto e servir sobre a carne.

Todavia, a questão é que o pessoal coloca o queijo para ter uma fonte extra de gordura na carne. O que é interessante, mas por que não tentar substituir ingredientes ou utilizar técnicas para deixar a carne mais molhada? Veja como:

  1. Enrole fatias finas de bacon sobre o bife a rolê, pois ao fritar o óleo é absorvido pela carne.
  2. Faça uma mistura de manteiga, ervas finas e frescas e besunte levemente o interior do bife antes de rechear.
  3. Para utilizar bacon ou linguiça calabresa em cubos, basta deixar tudo pré-frito, apenas para finalizar na airfryer.
  4. Na hora de virar a carne, pincele azeite ou manteiga para hidratar o bife.

Portanto, estas são sugestões para quem acha um exagero usar queijo a ponto de derreter tudo no cesto!

Qual a melhor carne para fazer bife a rolê na airfryer?

Nenhum outro tipo de preparo exige tanto cuidado na escolha da carne quanto a receita na airfryer. A cocção realizada pela alta rotação de ar quente, é um processo que retira gordura dos alimentos. E isso cumpre seu objetivo.

Contudo, quando falamos em bifes com pouca gordura e fibras mais consistentes, esse cenário é mais “delicado”. De forma prática, é muito simples ressecar a carne, você precisa saber disso.

E mesmo que você aprenda as técnicas de como cortar a carne para não ficar dura depois, pouco importa. Um ótimo exemplo disso é o patinho, que é uma carne magra que fica melhor feita na pressão, por exemplo.

Se eu tivesse que apontar apenas uma carne em bife para airfryer, seria o contrafilé. Muitos podem dizer que é frescura, que é tudo igual e que vai gastar muito. Infelizmente, essa é a verdade, pelo menos na minha opinião.

Isso não quer dizer que você não pode usar outra, pelo contrário. Aposte na carne acém e no miolo da paleta, lembrando de passar pela máquina e deixar a gordura do corte.

Bife a rolê na airfryer vai se tornar sua nova receita favorita

Brachola ou Bracciola, não importa a versão que você escolha, desde que experimente bife a rolê na airfryer. Faça um compilado com todas as dicas de hoje e vamos ao trabalho, principalmente se busca versatilidade, praticidade e comida boa.

E olha, é surpreendente como a fritadeira elétrica consegue entregar basicamente tudo isso numa mesma preparação.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se for possível, não deixe o conteúdo parado aqui. Compartilhe-o em suas redes sociais, vai que alguém está procurando até hoje por uma ajuda dessas, não é verdade? Até a próxima!