Já aconteceu de você chegar num restaurante querendo experimentar pratos diferentes, mas se deparar com um prato chamado brachola? Quer descobrir o que é?
Vamos às pistas desse prato que você provavelmente conhece, mas não com esse nome diferente. Normalmente encontramos em restaurantes italianos, é servido com um molho cremoso de tomate, muita maciez e toda família tem sua receita.
Ainda assim, está difícil saber do que se trata? Então, esse conteúdo vai tirar todas as suas dúvidas, o que acha de acompanhar as dicas que separei?
O que é brachola?
Além deste nome, também encontramos o prato sob o nome de Bracciola, que é ainda mais italiano. Na verdade, brachola é a maneira como o brasileiro fala na prática. Porém, é apenas mais um nome para um prato icônico de carne de panela.
Estou falando do maravilhoso, único, suculento e ultra saboroso, bife a rolê que todos comemos sempre que possível. Portanto, lembra daquele prato que intimidou você no restaurante apenas pelo nome? Então, Bracciola é o mesmo que bife a rolê.
Nesse sentido, cada família tem sua própria receita, com determinada carne e recheios. Uns utilizam azeitona, ovo e alho, enquanto outros ficam na receita tradicional com cenoura, pimentão, bacon e calabresa.
Há ainda aquelas pessoas que simplesmente não têm tempo para preparar do zero, mas encomendam no açougue. Particularmente, eu prefiro investir um tempinho e fazer a receita caseira, pois assim, consigo qualidades, como:
- Maciez e suculência na carne vermelha
- Máximo frescor e crocância dos legumes e vegetais colocados.
- Consigo colocar todos os temperos naturais para carne que mais gosto.
- Economizo na receita, já que gasto menos e a receita rende mais.
No entanto, a definição exata de Bracciola vai além da receita de carne na panela conhecida como bife a rolê. Veja mais a seguir como é que funciona isso de verdade!
Como é feita a famosa brachola italiana?
Para os italianos, o conceito de Bracciola é algo que deixa a escolha da receita muito em aberto. Em outras palavras, o preparo é constituído da seguinte forma:
- Filé de carne vermelha espalmado.
- Ingredientes em palitos para facilitar o preparo.
- A carne entra na panela enroladinha para cozinhar perfeitamente.
- E o resultado é uma receita com nome próprio, que é a Bracciola.
Portanto, não importa qual carne, ingrediente em palito e temperos escolhidos, seguindo os passos acima você terá bife a rolê. Dessa forma, você pode usar acém, patinho, coxão mole e duro, alcatra, contrafilé e peixinho.
Da mesma forma que pode escolher cenoura, salsão, alho-poró, alho, cebola, pimentão, bacon, linguiça calabresa, ovo e azeitona. O que conta mesmo para criar a Bracciola, é enrolar, espetar palitos e fazer na pressão com molho.
Tanto é, que na maioria dos restaurantes italianos, estes ingredientes mudam demais, provando que a versatilidade é o diferencial aqui. Contudo, deve haver uma padronização dos ingredientes, para deixar a mistura com cara de bife a rolê, concorda?
Por exemplo, você não vai pegar a alcatra ou contrafilé em bife e enrolar os ingredientes, né? Primeiro porque ficará grosso demais e isso atrapalha na hora de montar.
Segundo que o cozimento da carne é mais demorado e os legumes passam do ponto. Dessa maneira, é fundamental que você aprenda uma bela receita para fazer jus à receita que é italiana.
Entretanto, é um preparo que foi abraçado pelos brasileiros, fazendo parte do dia a dia de muita gente. Mas antes, vamos falar um pouquinho da escolha da carne?
Qual a melhor carne para fazer Bracciola?
Diferentemente das receitas de carne de panela com batata, onde temos aquele corte preferido, na Bracciola não funciona assim. Digo isso porque falamos de carne cozida na pressão, ou seja, todos os cortes ficam sensacionais, de verdade.
Em geral, eu costumo comprar o bife que está na promoção do dia. Com isso, trago sempre para casa cortes como acém, coxão mole, chã de fora e até patinho. Logo, se encontrar qualquer uma destas opções, pode levar sem medo.
Por outro lado, se você quer experimentar uma versão, digamos, aprimorada, o bife de alcatra é recomendado. No final das contas, esse corte espetacular oferece:
- Suculência e maciez diferenciadas das demais carnes.
- Sabor inconfundível, pois conta com uma leve gordura natural.
- Facilidade para “bater” nos bifes e espalmar melhor.
- Garantia total de uma carne cozida que desmancha.
DICA EXTRA: você pode usar o corte mais barato, desde que a espessura esteja perfeita para enrolar. Como resultado, seu bife a rolê ficará no ponto ideal da receita tradicional!
Como fazer uma deliciosa receita de brachola na panela de pressão
Assim como falei ao longo do conteúdo, bife a rolê é um dos poucos pratos que todos podem fazer. Muito porque falamos de ingredientes bem simples, como vegetais, legumes e certas carnes processadas, como bacon e embutidos.
Em vista disso, fique à vontade para trocar os ingredientes da lista a seguir, combinado? Mas recomendo seguir à risca o passo a passo, pois faz toda diferença.
Ingredientes
- 600g de coxão mole cortado em bifes (6 bifes grandes);
- 6 fatias de bacon em palitos ou tiras finas;
- 1 cenoura pequena em palito;
- 1 talo de salsão em palito;
- 3 dentes de alho amassados;
- 1 cebola picada;
- ¼ xícara (chá) de extrato de tomate;
- 1lt de água (ou caldo de carne caseiro);
- 1 colher (chá) de pimenta síria;
- 2 folhas de louro;
- 1 + ½ colher (sopa) de manteiga;
- 1 + ½ colher (sopa) de farinha de trigo;
- Azeite, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto.
Modo de preparo para acertar em cheio
- Primeiramente, tempere os bifes com sal, pimenta-do-reino e temperos da sua preferência.
- Em seguida, vá montando as Bracciolas individualmente.
- Para isso, coloque 1 fatia de bacon, 2 palitos de salsão e 2 palitos de cenoura.
- Agora, enrole bem apertadinho e espete dois palitos de dente para segurar, repita com todos os bifes.
- Na sequência, aqueça um fio de azeite na panela de pressão e sele todos os bifes enrolados para dourar.
- Feito isso, retire e reserve a carne, refogando a cebola na panela logo em seguida até deglaçar o fundo.
- Depois coloque alho, pimenta síria, extrato de tomate e água.
- Por fim, volte a carne à panela, tampe e cozinhe por aproximadamente 30 minutos depois que pegar pressão.
- Deixe a pressão sair, abra e aprecie uma das receitas mais gostosas, fáceis e suculentas da cozinha brasileira.
“Ah, mas meu caldo ficou ralo, tem como engrossar o caldo da carne?”. Sim, você pode adicionar amido de milho dissolvido em água ou em caldo de legumes. Mas em muitos casos, deixe refogando mais alguns minutos, geralmente reduz e encorpa.
Embora não tenha segredo, disponibilizo um vídeo que vai auxiliar e facilitar seu preparo, não deixe de conferir:
Se chegar no restaurante e ver a brachola, pede porque é bife a rolê!
Acabou o mistério sobre é que a brachola que tanto se ouve falar por aí? Então, agora você só precisa ter criatividade para transformar esse preparo simples, mas carregado de sabor e identidade, concorda?
Aposte em ingredientes diferentes, especialmente para formar o molho, como mostarda, canela em pó e caldos caseiros.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com os amigos que acreditam que Bracciola nem é de comer. Até a próxima!