Certamente você já provou salpicão na casa de um parente ou amigo, mas talvez não saiba fazer. Que tal aprender como fazer salpicão de frango fácil, rápido e delicioso?
A maioria das pessoas associa o salpicão ao churrasco ou almoço de datas comemorativas, como fim de ano. Contudo, pessoalmente, eu acho que é um prato que você pode comer a qualquer momento e refeição, pois é espetacular.
Nesse sentido, convido você a conhecer uma receita clássica, sabe daquelas que passam de geração em geração? Então, confira só para não perder nada!
Como fazer salpicão de frango em 2 passos rápidos + dicas úteis
O salpicão é um daqueles pratos que acompanham qualquer ocasião. Se estiver fazendo churrasco, é casamento perfeito, da mesma maneira que vai bem demais no almoço do dia a dia.
Aliás, se você não sabe o que fazer com sobras de frango, aqui está uma ótima oportunidade para reaproveitar. “Ah, mas fiz frango assado, será que tem como usar?”. Sim, basta desfiar em “fiapos” mais grossos para não ressecar na receita.
Sem mais delongas, veja quais ingredientes usaremos na nossa clássica receita de salpicão. Vale ressaltar, teremos duas listas: uma com os ingredientes e temperos naturais para o frango. A segunda diz respeito aos ingredientes do restante do preparo.
Ingredientes para temperar o frango
- 500g de frango cozido e desfiado (espessura média)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- ¼ de pimentão vermelho picado
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá) de curry
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 colher (chá) de açafrão
- Sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto
Ingredientes do salpicão
- 2 cenouras raladas
- 150g de presunto picado
- ½ lata de milho (escorra a conserva)
- 50g de uvas passas
- 10 azeitonas picadas (sem caroço)
- 1 caixinha de creme de leite
- 200g de maionese (ou suficiente para dar o ponto)
- 100g de batata-palha
1. Como temperar o frango do salpicão?
Um dos maiores erros que você pode cometer, é deixar de temperar o frango. O mesmo acontece quando a pessoa faz strogonoff de frango, onde simplesmente adiciona frango cozido sem tempero algum.
Então, o primeiro passo é cozinhar o frango com sal, pimenta e, se preferir, ervas naturais, como louro. Depois disso, você desfia completamente e reserva. Enquanto o frango está “descansando”, refogue a cebola e o alho no azeite.
Assim que apurar, coloque o pimentão picado e refogue até murchar levemente. Por fim, junte o frango desfiado e o restante dos temperos, dando uma leve refogada.
Se sentir que está seco, adicione mais azeite e finalize com cheiro-verde, reserve para perder temperatura.
2. Preparando a mistura do salpicão na consistência ideal
Você acredita que o segredo da receita está em como cozinhar frango corretamente? Se você acertar nessa etapa, saiba que todo o restante é muito intuitivo:
- Coloque o frango refogado e temperado numa tigela.
- Em seguida, junte os demais ingredientes da receita, deixando apenas a batata-palha de fora.
- Nessa etapa, misture tudo muito bem, a fim de homogeneizar o recheio.
- Feito isso, despeje a maionese e o creme de leite.
- O pulo do gato é agregar estes dois ingredientes até chegar numa textura cremosa e apetitosa.
- Novamente, se notar que está seco, torne a colocar mais maionese, regulando apenas o creme de leite.
- Mas seguindo as proporções dos ingredientes, dificilmente ficará seco.
- Por último, espalhe salpicão de frango numa linda travessa de vidro e cubra com bastante batata-palha.
- Aliás, você pode decorar com tomate em forma de flor, com azeitona, salsinha e uvas passas.
- Simples assim, você terá um salpicão incrivelmente delicioso e bastante úmido, do jeito que tem que ser.
Primeiro, uma dica pessoal é misturar perfeitamente até que a umidade do creme de leite e maionese envolva o restante. E segundo, se puder, substitua o creme de leite em caixinha pelo fresco. Além de mais cremoso, deixa a consistência do salpicão ainda mais favorável.
“Eu vi no mercado aquela nata, será que dá para usar?”. Olha, honestamente nunca usei, mas acredito que a sua consistência possa deixar um pouco mais seco. Porém, experimente e corrija a textura com o creme de leite fresco, talvez dê certo.
Salpicão de frango vai no forno? O que você precisa saber!
O salpicão não vai necessariamente no forno, ao menos não na receita que mostrei acima. Isso porque, o objetivo do preparo é deixar o salpicão mais parecido com uma “salada” do que um prato quente.
Dessa forma, se você assar no forno pode acabar ressecando o recheio, pois perde umidade. Entretanto, existem receitas de salpicão que vão ao forno, mas nestes casos, acrescenta-se algum queijo para gratinar.
Além disso, vai também requeijão cremoso ou uma mistura de creme de leite fresco (100ml) e cream cheese (200g). Então, o forno entra para dourar o queijo e a batata-palha, que fica ainda mais crocante, vale a pena experimentar!
DICA EXCLUSIVA: qual o melhor corte de frango para fazer salpicão?
Você está pensando em economizar no salpicão de frango? Se não estiver, pode usar exclusivamente o peito de frango. Além de ser o mais tradicional, é também o que mais facilita e agiliza a receita.
Agora, se você busca economia, pode ser bacana partir para uma mistura de peito de frango e coxa e sobrecoxa. Porém, você precisará aprender como desossar coxa e sobrecoxa, pois se comprar desossado, é trocar seis por meia dúzia.
Afinal, o produto desossado é mais caro e custa basicamente a mesma coisa que o peito de frango.
Ideia genial de salpicão de frango defumado que você precisa provar
Eu sou do time que adora uma boa receita tradicional, mas fico sempre com um pé nos preparos diferenciados. E com o salpicão de frango não é diferente, pois estou sempre em busca de transformar a receita.
Não à toa, salpicão é um excelente acompanhamento para churrasco, ou seja, dá para diversificar e “brincar” bastante nos ingredientes.
Portanto, encontrei uma versão de salpicão de frango defumado que vai “explodir sua mente”, e o seu paladar.
Como fazer salpicão de frango defumado?
O salpicão de frango defumado é indicado para quem ama um bom desafio culinário. Digo isso não por ser uma receita complicadíssima, mas porque não encontramos frango defumado com facilidade.
Em vista disso, a ideia é defumar seu frango cozido, usando:
- Lascas ou serragem de madeiras específicas para defumação.
- Ervas para aromatizar a defumação, como tomilho e alecrim.
- Panela para cozinhar no vapor, ou uma panela que encaixe um escorredor dentro
Depois que arrumar estes componentes, cozinhe o frango com os temperos da sua preferência e desfie.
Agora, arrume um pedaço de papel-alumínio no fundo da panela e coloque a madeira por cima. Em seguida, adicione as ervas frescas e ajeite o escorredor por cima. Por fim, coloque o frango, tampe e deixe em fogo baixo até pegar bem os aromas.
A continuação da receita é a mesma do preparo que mostrei há pouco, mas você pode usar ingredientes distintos, como:
- 2 cenouras raladas
- 1 xícara (chá) de abacaxi picado
- ¼ xícara (chá) de azeitonas picadas
- Talo de salsão picado
- 1 xícara (chá) de maionese
- Suco de ½ limão
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Não se preocupe com o passo a passo, estava “vasculhando” e achei um vídeo interessante para ajudar seu preparo:
O que achou de aprender como fazer salpicão de frango?
Para mim não existe receita mais versátil, pois você pode servir naquele dia ensolarado, juntamente com uma salada para acompanhar frango, por exemplo. Mas também dá para gratinar no forno com queijo e atender aquela janta em dias mais frios.
Concluindo, aprender como fazer salpicão de frango é uma necessidade na cozinha, e agora você sabe exatamente o caminho para a alegria.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar, principalmente se foram úteis para você, combinado? Compartilhe nas redes sociais e aguarde a chuva de agradecimentos, até a próxima!