A maioria de nós só se lembra da linguiça paio ao preparar pratos específicos, como a tradicional feijoada.
Porém, fato é que a grande maioria nem ao menos sabe o que é essa linguiça tão saborosa e marcante. Mas isso acaba atrapalhando a execução de ótimas receitas, visto que a paio pode ser utilizada de muitas maneiras diferentes.
Se você quer saber tudo sobre essa preciosidade de embutido, acompanhe o conteúdo que criei para você. Anote cada receita, pois estão realmente imperdíveis!
Linguiça paio: descubra o que é essa linguiça tão usada pelos brasileiros
Quando vamos escolher um embutido para colocar nas receitas, via de regra, apostamos apenas na linguiça toscana, não é? Claro, toscana é uma delícia e vai bem em praticamente toda receita.
Por outro lado, não vemos muita gente pegando a paio nas gôndolas, não por ser ruim, mas pelo desconhecimento. Afinal, na hora de assar linguiça no forno, realmente a paio não é a mais recomendada.
Bom, a paio é um produto tradicionalmente português, mas que caiu nas graças do brasileiro. Embora existam muitas versões, o enchido clássico leva lombo de porco como principal estrela da receita.
O que a caracteriza de verdade, é a espessura do calibre da tripa, dando um formato menor e mais grosso. Contudo, você pode encontrar em formatos variados, uma vez que as empresas criam e recriam receitas a todo momento.
A paio tem três grandes características que a tornam inconfundível:
- Consistência firme: dentre os tipos de linguiça, a paio é uma das mais sólidas, justamente pelo calibre grosso. Além disso, a compactação dos ingredientes é maior, favorecendo muitos preparos.
- Alta densidade: se você sabe como é feita a linguiça fresca, sabe que ela é bem maleável e tenra. Em contrapartida, a tipo paio é rígida, bastante compacta e ideal para receitas cozidas.
- Cor brilhante: não há outra linguiça nessa linha de enchidos que tenha um brilho tão bonito igual à paio. Com isso, você certamente a reconhecerá com facilidade.
A combinação destes fatores, fazem dela um dos melhores ingredientes para feijoada. “Tudo bem, mas qual o grande segredo por trás dessa linguiça? O que tanto vai nela?”.
O que tem na linguiça paio?
Assim como todo embutido, não existe uma regra dizendo que a linguiça deve ser feita com essa ou aquela carne. É o mesmo caso da morcela preta, onde há versões para todos os gostos e tradições.
Dessa forma, a receita mais tradicional é composta por:
- Mix de carne suína com lombo, pernil, banha ou toucinho.
- Sal refinado e sal de cura
- Alho amassado
- Pimenta em flocos (pimenta calabresa)
- Noz moscada
- Vinho tinto seco
- Os mais variados temperos naturais e especiarias
No entanto, os ingredientes variam bastante. Para se ter ideia, algumas receitas misturam até mesmo carne suína, carne bovina, caprina e ovina. Então, se você pensou em cordeiro, saiba que pode ir uma porção dessa carne também.
Depois de preparada a mistura e do enchimento das tripas, a paio passa por um processo bem rigoroso de defumação. É justamente isso que vai dar a cara ao embutido, reforçando suas qualidades e características.
Qual a diferença da linguiça calabresa e o paio?
Enquanto a linguiça paio pode ser preparada a partir da mistura de diversas carnes, a calabresa não. Pelo contrário, ela é feita puramente a partir de carne de porco e uma carga considerável de pimenta calabresa.
Inclusive, a calabresa possui um aspecto de enchido mais fresco, pois não passa necessariamente pelo processo de defumação. Para quem ama um petisco rápido, talvez acebolado, pode encontrar na linguiça calabresa fininha uma ótima opção.
Ah, sem contar o formato de ambas, onde a calabresa é maior, mais fina e com aspecto de mais fresca.
Como tirar a pele da linguiça paio?
Se você sabe como tirar a pele da calabresa, pois já sofreu com aquela película grossa, vai ser moleza. Falo isso porque o processo para remoção da pele da paio é a mesma coisa.
Talvez você encontre um pouco mais de resistência, mas nada impede você de continuar seu preparo. Mas é aquele negócio, quanto maior a qualidade do produto, mais facilidade você terá para remover. O processo é muito básico:
- Corte as pontas da paio.
- Em seguida, passe uma faca afiada de fora a fora na linguiça, sem aprofundar muito na carne.
- Depois disso, descole parte da pele e segure firme, mas puxando suavemente até sair por completo.
- Provavelmente algum pedacinho seja mais difícil de sair, mas é só raspar com a faca.
Linguiça paio como fazer: 2 ideias bacanas e criativas para você apreciar
Eu poderia simplesmente chegar aqui e dizer: “olha, se você souber como cozinhar as carnes da feijoada, é suficiente”. Porém, não seria justo e isso não faz jus à sua maravilhosa versatilidade.
Dessa forma, fiz questão de buscar 2 ideias que vão enlouquecer seu paladar e estimular sua criatividade. Basta acompanhar e anotar para ficar por dentro de tudo na hora de fazer.
1. Sugestão simples de ovo mexido com linguiça paio que é pura facilidade
Para abrir nossas sugestões, trago até você um preparo muito fácil, rápido e saboroso. Estou falando de um ovinho mexido incrível com pedaços de paio e muito tempero bacana.
O preparo consiste em derreter manteiga, fritar a linguiça, juntar cebola, alho, molhos e tomate. Depois você apura bem para secar parcialmente o tomate. Em seguida, acrescente os ovos, misture, corrija o sal e deixe no ponto que mais gosta.
Veja os ingredientes e faça qualquer substituição que achar conveniente, combinado? Inclusive, essa receita pode ser um delicioso acompanhamento para feijoada, já que tem ovo e paio!
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 tomate picado em cubos
- 1 cebola picada
- 5 dentes de alho picados ou amassados
- 6 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de molho de tomate
- 1 unidade de linguiça tipo paio cortada em cubos pequenos
- 6 a 7 ovos frescos
2. Cassoulet é um prato francês simples e com um sabor incomparável
O Cassoulet é um tipo de guisado feito com feijão branco, alguma carne e tempero à reveria. Tradicionalmente, é um preparo realizado com carne de pato, mas também aceita carneiro, ganso e carne de porco.
Dessa maneira, vamos usar a linguiça tipo paio e um pouco de frango em cubos. Então, se você gostou do que leu acima, anote os ingredientes aí:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 gomos de linguiça paio em rodelas
- 1 peito de frango em cubos
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 tomates sem sementes picados
- 1 cenoura picada
- 2 xícaras (chá) de feijão-branco cozido
- 2 + ½ xícara (chá) de água
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e cheiro-verde a gosto
Essa talvez seja a versão que mais se aproxima da nossa clássica feijoada, mas como você viu, vai feijão branco. O processo de preparo é muito prático, mas vou deixar um vídeo bem completinho para te ajudar, é só acompanhar:
6 sugestões rápidas para complementar o cardápio
Gostaria de deixar mais algumas boas sugestões que podem ser interessantes para você. No final das contas, esse é um produto relativamente barato, ou seja, é alternativa para enriquecer refeições sem gastar tanto.
O único cuidado que eu levanto, é não comer em excesso, pois falamos de uma carne processada que pode fazer mal.
- Caldinho de mandioca com paio frita na banha de porco e cheiro-verde picado.
- Arroz colorido recheado com paio de carne suína e muita cebola.
- Opção saborosa de risoto feito com cubos de paio e espinafre.
- Macarrão especial com alho, espinafre, ricota fresca, tomate, manjericão e parmesão ralado fresco.
- Receita de farofa com paio, bacon, couve e ovo.
- Petisco rápido e barato de paio acebolado.
Você sabia que dava para fazer tudo isso com a linguiça paio?
A linguiça paio é pura versatilidade, e agora você sabe tudo que precisa para incorporar de vez em sua cozinha. Lembrando sempre de diversificar os pratos, pois é um ingrediente de sabor marcante que pode enjoar facilmente.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, porque muita gente ainda não tem ideia do que seja essa linguiça tão saborosa. Até a próxima!