A linguiça é uma carne presente na mesa de muita gente, e ninguém duvida disso. Agora, quando o assunto é linguiça branca, pouca gente conhece, e você?
Verdade é que atualmente encontramos muitas opções de embutidos, pois falamos da produção nacional e importação de produtos. E no caso da linguiça, os principais tipos um pouco mais diferentes, geralmente são internacionais.
Então, venha matar a curiosidade de conhecer essa linguiça e, sobretudo, como fazer. Confira as dicas incríveis e informações precisas sobre mais essa linguiça!
Linguiça branca: o que é e qual a diferença para as tradicionais?
A linguiça tipo branca é uma receita alemã, consumida em grande quantidade na região da Baviera. A propósito, seu nome em alemão é Weisswurst que, em tradução direta, significa linguiça ou salsicha branca.
Nós costumamos estranhar porque linguiça toscana é sinônimo de melhor enchido para o brasileiro, não importa o preparo. E nos últimos anos, mais pessoas têm inserido esse embutido nas refeições diárias, pois é uma carne barata.
Porém, quando o brasileiro acha que já viu todo tipo de receita com linguiça, surgem produtos curiosos e incomuns. Só que diferentemente do embutido encontrado no balcão dos açougues, a branca é mais “rara”.
Dessa forma, você provavelmente só vai encontrar em grandes supermercados, empórios gourmet e importadoras. E isso tem um motivo bem específico, ou seja, como vimos ela não é brasileira, apesar de ser bastante reproduzida.
Você encontra diferentes versões além da alemã
Na verdade, existem inúmeras versões, espalhadas pelos territórios europeus, dá uma olhada:
- Versão francesa: linguiça encontrada em regiões da França, é mais conhecida como “Boudin Blanc”.
- Versão do Reino Unido: chamada de “White Pudim”, ou pudim branco em português, é encontrada com mais facilidade na Escócia e Irlanda.
- Linguiça polonesa branca: de todas as versões, a polonesa é a que mais se aproxima da tradicional bávara. Isso porque, é uma receita adaptada justamente da versão alemã.
Cada uma destas opções carregam temperos naturais específicos e mais utilizados nos locais de origem. Contudo, sempre que ouvir sobre linguiça tipo branca, pode apostar que é o produto alemão.
CURIOSIDADE INTERESSANTE: o consumo da linguiça branca é único e não envolve churrasco
Quando combinamos churrasco com os amigos, imediatamente pensamos na linguiça que vamos comprar. Afinal, é uma carne indispensável em qualquer churrasqueada.
Embora o alemão faça churrascos regados a linguiça, cortes de porco e legumes, a linguiça branca não entra na lista. Pelo contrário, esse embutido é um dos componentes obrigatórios no café da manhã, você acredita nisso?
Se aqui nós comemos o pãozinho francês, com margarina ou manteiga, biscoitos e o café com leite, na Baviera:
- Linguiça cozida branca: linguiça cozida no ponto ideal sem complemento algum, simples assim.
- Bretzel (Pretzel): aqui no Brasil conhecemos como Pretzel, se trata de um pão crocante por fora e macio por dentro. Em formato de nó, é levemente assado e pode ser consumido em versão salgada ou doce.
- Mostarda escura doce: a mostarda é consumida juntamente com a linguiça. Aliás, é a combinação que traz mais uma camada de sabor ao embutido.
Essa é uma curiosidade muito interessante, já que vai na contramão de tudo que o brasileiro conhece e consome, né? “Tudo bem, mas o que essa linguiça tem de tão especial que as pessoas comem no café da manhã?”.
Do que é feita a linguiça branca?
Bom, existe grande divergência e discussão quanto aos ingredientes tradicionais. E você pode se surpreender ao saber que a linguiça Weisswurst não é feita exclusivamente com carne de porco.
Isso porque há uma mistura de ingredientes aos quais não estamos acostumados. Me refiro especificamente à carne de vitela, ou vitelo dependendo do abate. Nesse contexto, a linguiça tradicional é composta por:
- Carne de vitelo
- Carne suína (utilizam-se diferentes cortes, como o toucinho fresco)
- Salsinha
- Cebola
- Limão
- Gengibre
- Cardamomo
- Pimenta branca
- Noz moscada
A tradição de ser branca vem da ausência de conservantes e corantes que conferem cor, como na toscana. Podemos colocar na lista ainda, as linguiças defumadas, que levam ingredientes artificiais.
Já na Weisswurst o negócio é diferente, uma vez que seu consumo costumava ser imediato, justamente pela falta de conservantes. Daí o surgimento da tradição de comer no café da manhã, ou seja, não esperavam nem o almoço, pois poderia estragar.
2 maneiras diferentes de fazer linguiça branca
Agora que você sabe o que é linguiça branca, que tal aprender preparos que vão além do café da manhã? Separei algumas sugestões muito bacanas e saborosas para você entrar de cabeça nesse universo!
1. Descubra o sabor do currywurst (lanche alemão)
Seguindo a receita tradicionalmente alemã, temos o currywurst. É um preparo que consiste em grelhar lentamente as linguiças na frigideira até dourar. Em seguida, fazemos um molho incrível para harmonizar com essa delícia, anote:
- Banha de porco ou manteiga para a fritura
- 4 linguiças brancas (pode ser salsichão branco, também dá certo)
- 150g de ketchup
- 2 colheres (sobremesa) de extrato de tomate
- 3 colheres (sobremesa) de molho inglês
- 1 + ½ colher (sopa) de molho barbecue
- 2 + ½ colheres (sobremesa) de curry ou a gosto
Modo de preparo
- Numa frigideira, coloque uma boa quantidade de banha e ligue em fogo médio para derreter.
- Em seguida, adicione as linguiças e frite em fogo baixo até dourar dos dois lados.
- Essa etapa pode levar entre 15 a 18 minutos.
- No mesmo momento em que a linguiça frita, vamos ao preparo do molho.
- Você tem duas opções: misturar os ingredientes do molho e servir sobre a linguiça.
- Ou então, levar tudo ao fogo até aquecer para ganhar consistência e ficar ainda mais cremoso.
- Retire a linguiça da frigideira, corte em rodelas e sirva com o molho por cima.
Uma receita simples, barata e que fica divina. Ah, para deixar o preparo bem original, salpique curry ao final do preparo. No fim de contas, o próprio prato se chama currywurst, então tem que ter boa presença do condimento!
DICA EXTRA: a linguiça tradicional branca possui uma película bem firme, por isso, pode ser interessante retirar antes de consumir. Agora, se você comprou o salsichão, talvez o produto tenha uma tripa mais fina e comestível!
2. Linguiça alemã na cerveja como entrada ou petisco rápido
Para quem não vive sem uma receita de entrada fácil, essa linguiça na cerveja é ideal. Refogue cebola em azeite ou manteiga até dourar levemente. Em seguida, adicione as linguiças para dar uma dourada inicial.
O segredo é juntar cerveja aos poucos, de modo a não cozinhar a linguiça, mas continuar dourando. Dessa forma, a quantidade de cerveja é bem a olho, e o ideal é não exagerar.
Ingredientes
- 4 salsichas alemãs
- 2 cebolas médias picadas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Mostarda escura a gosto
- Cerveja suficiente para dar o ponto da linguiça
Assim que dourar bem os ingredientes, aproveite o molho que sobra na frigideira, misturando mostarda escura. Por fim, quando ganhar consistência é só servir com a linguiça picadinha!
Como fazer a tradicional linguiça branca de forma artesanal?
Costumo dizer que aprender como fazer linguiça é uma coisa delicada. Primeiro porque falamos de carne de porco crua, ainda mais na versão branca, que leva carne de vitelo. E segundo, porque é perecível demais.
Para se ter ideia, existe um ditado alemão acerca da linguiça que diz assim: “as salsichas não devem ouvir os sinos das igrejas anunciando o horário do meio-dia”. Pode parecer algo inventado sem um propósito definido.
Entretanto, na prática essa é a realidade da produção da linguiça Weisswurst. Como falado, antigamente os produtores utilizavam somente ingredientes frescos, especialmente as carnes.
E como não havia nenhum tipo de conservante, corante ou aditivo, o pessoal consumia o mais cedo possível. Eu até poderia colocar os passos, mas é recomendado acompanhar através de um vídeo bem detalhado.
Dessa maneira, você segue o passo a passo de quem realmente entende da produção de linguiça. Além do mais, você reforça os cuidados, a higiene e controla melhor o resultado final do seu embutido, combinado?
Gostou de aprender basicamente tudo sobre a linguiça branca? Você acha que seu apetite e vontade de experimentar aumentaram, ou não era tudo aquilo que esperava?
O que eu posso reforçar, é que você deve ao menos experimentar. No final de contas, se existe uma tradição antiga a respeito, certamente ruim não é, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam te ajudar demais a consumir sua Weisswurst com máximo sabor e maciez. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais para ensinar outras pessoas e até a próxima!