Assar chester até que não é complicado, o mesmo já não se pode dizer sobre encontrar o acompanhamento para chester perfeito na hora de servir.
Não porque seja uma ave difícil de harmonizar, pelo contrário, são incontáveis os pratos que podemos servir como guarnição. E como existe a necessidade de fazer bonito e montar a mesa com coisas deliciosas, as dúvidas são comuns.
Eu encontrei muitas ideias interessantes de pratos, uma melhor que a outra. Se eu fosse você, certamente não perderia nenhuma delas. Vamos conferir?
Acompanhamento para chester: 5 melhores pratos que você pode servir
O chester é uma das principais carnes de Natal, apesar do seu preço ser elevado e, muitas vezes, inviável. Por conta disso, há uma diversidade considerável de pratos “auxiliares” para complementar uma boa refeição.
Se o acompanhamento para galeto precisa ser mais encorpado, com o chester não funciona assim. Dessa forma, muitas vezes basta um arroz, uma boa salada e um “purezinho” para agradar todos os paladares.
Contudo, fiz questão de contemplar todos os cenários, ou seja, da refeição mais básica às opções que encantam pela sofisticação. Então, fique por aqui, tenho certeza de que vai encontrar o que busca!
1. Combinação de batata com queijo gratinado e cogumelo recheado
O chester é uma maravilha de fazer, pois geralmente vem temperado. Com isso, basta você levar para assar e “esquecer” no forno, ou seja, não tem muita mão de obra. Daí você pensa: “nossa, agora tenho tempo para planejar outros preparos”.
Mas como sabemos, sempre vai aparecer alguém nesse meio tempo para bagunçar o planejamento da refeição. Nesse sentido, a ideia é preparar algo simples, mas saboroso o suficiente para marcar o paladar dos convidados.
Logo, que tal fazer cogumelos recheados com carne de linguiça e batata gratinada com queijo? Então, anote:
- 5 cogumelos Paris
- 3 batatas médias pré-cozidas (lavadas e com casca)
- 200g de queijo colonial
- ½ linguiça Blumenau
- Azeite, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho a gosto
Primeiramente, tire o miolo do cogumelo e reserve. Agora, retire a pele da linguiça Blumenau. Caso não tenha a Blumenau, pode usar a tradicional ou até mesmo a calabresa. Porém, você deve saber como tirar a pele da calabresa.
Em seguida, corte o miolo do cogumelo e a linguiça sem pele, recheando os cogumelos com essa mistura. Para as batatas, corte-as ao meio, tempere com sal, pimenta, alecrim, tomilho e cubra com uma generosa fatia de queijo.
Por fim, arrume os cogumelos e as batatas numa forma e leve ao forno preaquecido a 180° por 20 minutos. Assim que dourar está pronto. Olha que simples e como combina perfeitamente com chester, não é verdade? Experimente!
2. Guarnição bem diferente de pão rústico recheado
Essa segunda ideia também é uma mão na roda e funciona e compõe perfeitamente a mesa. Então, você precisará de 1 pão rústico retangular, 300g de queijo da sua preferência e geleia de framboesa a gosto. Ah, separe 1 maçã também, quase esqueci.
Antes de mais nada, corte a tampa superior do pão, o famoso chapéu do pão. Agora, retire o miolo e reserve para usar em outras receitas. Além disso, corte a maçã e os queijos todos em cubos médios.
Nessa etapa, faça camadas dentro do pão com a geleia, maçã e queijo, até acabar tudo. Por último, tampe o recheio com a fatia cortada, levando ao forno a 180° por aproximadamente 20 minutos.
DICA EXTRA: para deixar o interior mais úmido, você pode pincelar um bom azeite ou passar manteiga derretida. Se preferir trocar os ingredientes, pode também, como pedaços de damasco ou geleia de damasco!
3. Farofa de ovo nunca desaponta + sugestão de abacaxi caramelado
Pensou em chester, automaticamente a farofa surge como acompanhamento para frango que fica incrível, não é mesmo? De fato, talvez não exista uma outra guarnição tão perfeita quanto à farofa.
Porém, é essencial dar um toque especial, para não servir aquela farofa sem graça, seca e insossa, né? Pensando nisso, dá uma conferida nessa sugestão de prato que é um arraso para harmonizar com chester:
- 8 ovos
- ½ barra de manteiga
- Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
- Farinha de milho flocada suficiente para dar o ponto da sua preferência
- Cheiro-verde picado a gosto
- Azeite a gosto
Se você olhou os ingredientes e pensou: “isso é farofa de ovo” acertou em cheio. No entanto, a nossa sugestão é uma farofa feita com ovos mexidos, o que dá mais sabor e textura úmida.
É bem simples, basta aquecer manteiga ou azeite, fazer ovo mexido, incorporar manteiga e adicionar farinha aos poucos. Depois você finaliza com cheiro-verde e serve uma opção maravilhosa.
DICA EXTRA: para incrementar, eu recomendo muito adicionar bacon, pois traz umidade, sabor e um novo acabamento à farofa. Como havia prometido, você também pode fazer fatias carameladas de abacaxi para servir junto. Posso garantir que não há combinação mais satisfatória.
4. Faça um purê primoroso de cenoura e mandioquinha salsa
Conforme você aprende mais e mais receitas, você ganha uma habilidade única, que é nunca ficar sem algo para fazer. Mesmo em vista do alto preço das coisas no mercado, você sempre terá uma opção incrível ao alcance.
Prova disso é justamente esse purê delicioso de cenoura e mandioquinha. O único ponto de atenção é cozinhar bem a cenoura para amassar e não sobrar nenhum pedacinho. Veja a lista de ingredientes:
- 2 cenouras grandes picadas e descascadas
- 2 mandioquinhas grandes picadas descascadas
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 3 dentes de alho amassados
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão e curry a gosto
Cozinhe a mandioquinha e a cenoura até ficar maleável. Em seguida, amasse e misture. Agora, refogue alho e cebola em azeite ou manteiga, junte os temperos e refogue até o ponto desejado.
DICA EXCLUSIVA: se você gosta de purê mais aveludado, pode ser uma boa colocar ½ caixinha de creme de leite. Ou ainda, apostar no parmesão ou muçarela ralados, também fica divino!
5. Salada de salsão com palmito que vai ganhar seu coração
Chegando ao final da nossa lista, trouxe um prato que é uma verdadeira explosão de sabores. O que você acha de uma das melhores saladas para acompanhar frango que você já experimentou?
Aproveite que você já preparou aquele arroz à grega completo e fez também um feijão tropeiro de restaurante, anote aí:
- 1 maçã verde em cubos pequenos
- ½ xícara (chá) de uva passa (metade preta e metade branca)
- Suco de 1 limão pequeno
- 1 lata de milho verde sem a conserva
- ¾ xícara (chá) de salsão picado
- 1 xícara (chá) de palmito em rodelas
- ½ xícara (chá) de abacaxi fresco picado
- 1/3 xícara (chá) de amêndoas defumadas e nozes picadas
- ½ xícara de maionese
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Numa tigela, coloque a maçã verde e a uva passa.
- Agora, adicione o suco de limão, misture e reserve.
- Em seguida, misture salsão, palmito, abacaxi e junte a maçã com a uva passa.
- Depois disso, acrescente o milho, as amêndoas e as nozes e a maionese.
- Tempere a gosto, espalhando um bom fio de azeite e leve à geladeira para esfriar bem.
Se assim como eu você também tem paixão por saladas diferentes, aposto que essa ideia vai ganhar seu paladar. Como recomendação de preparo para o chester, experimente fazer chester frito para balancear com o frescor da salada!
Aproveite as opções de acompanhamento para chester a cada ocasião
Se você reparar acima, verá que dá para combinar as sugestões de pratos entre si. Por exemplo, você pode escolher essa última salada de salsão bem caprichada e fazer o purê de cenoura e mandioquinha.
Além disso, pode ser interessante preparar a farofa de ovo com os cogumelos recheados. Assim, você aproveita toda a umidade que o chester oferece. Portanto, deixe a criatividade liderar as escolhas, pois sua refeição será memorável.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, use e abuse de cada uma, porque foram todas escolhidas a dedo para levar mais sabor à sua mesa, pode ter certeza. Não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!