Linguiça toscana na panela de pressão: Receita passo a passo

O preparo de linguiça toscana na panela de pressão é o verdadeiro “churrasco de apartamento”, é fácil e extremamente saboroso.

Além disso, é o tipo de receita para quem quer fugir da fritura ou do assado no forno. Claro, tudo sem perder o sabor naturalmente fantástico deste embutido que faz parte da refeição de boa parte das pessoas.

Então, para não decepcionar você, montei um passo a passo de uma receita muito prática, que não leva nem água. O que acha de conferir agora mesmo?

Receita passo a passo de linguiça toscana na panela de pressão

linguiça toscana na panela de pressão

Você pode ficar horas no supermercado escolhendo qual linguiça comprar, mas nenhuma se compara à linguiça toscana. Com um sabor marcante, aroma que instiga a fome e uma maciez incomparável, a toscana é a queridinha dos churrascos.

No entanto, é a linguiça toscana assada na pressão que oferece o sabor dos deuses nas refeições e petiscos. Isso sem contar a praticidade que é para fazer essa verdadeira iguaria dentre todas as carnes processadas.

Sendo assim, a receita principal de hoje é linguiça na pressão com cebola, sem água ou qualquer outro líquido. Além de muito rápida, é uma das receitas mais econômicas que existem, anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 600g de linguiça toscana (em média 8 a 10 unidades);
  • 4 cebolas cortadas em rodelas grossas;
  • Coentro ou cheiro-verde picado a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, páprica defumada e curry a gosto.

Como descongelar linguiça para fazer na pressão?

Quem nunca se esqueceu de tirar a carne do congelador antes de fazer almoço, não é verdade? Parece que isso é a marca registrada do brasileiro, confesso que já fiz isso várias vezes.

Contudo, devemos ter um cuidado adicional com linguiça, pois a carne de porco é mais perecível do que carnes vermelhas. “Já sei, vou tirar e deixar descongelar em cima da pia da cozinha, rapidinho descongela”.

De fato, essa é uma possibilidade, embora não tão recomendada. A não ser em dias mais frios, onde a deterioração da carne é menor. Nesse caso, a alternativa é aprender exatamente como descongelar linguiça.

A melhor saída é descongelar no refrigerador durante a noite, mas caso isso não seja mais possível, faça assim:

  1. Coloque a embalagem da linguiça num recipiente com água fria.
  2. Deixe ao menos 3 dedos acima da linguiça sem água.
  3. Em seguida, esquente água sem deixar ferver e vá adicionando aos poucos ao recipiente com a linguiça.
  4. Repita esse processo até descongelar por completo.

Tem que ferver a linguiça antes de fritar ou assar na pressão?

Não consigo compreender o receio que as pessoas têm em preparar linguiça. E olha que o brasileiro é campeão em consumir salsicha, que é um dos alimentos mais processados no mercado.

Dessa forma, uma das perguntas mais comuns é se tem que ferver linguiça antes de fritar, você tem essa dúvida? A resposta mais curta é não, você não tem a obrigação de ferver. “Tudo bem, mas devo ferver mesmo assim, o que muda?”.

Costumo dizer que se você tem 10 minutos sobrando aí, pode aferventar sim. Como resultado, a linguiça solta boa parte da gordura da carne, ou seja, fica um preparo mais leve e igualmente gostoso.

Inclusive, essa técnica ajuda a diminuir aquela sensação de peso no estômago, provocada pela formação de gases devido à gordura.

Para isso, encha uma panela com água, esquente em fogo médio/alto e coloque as linguiças. Deixe ferver por 5 minutos, depois é só continuar o preparo.

DICA EXTRA: faça pequenos furos na linguiça para eliminar ainda mais gordura!

Fritando e cozinhando pelo tempo correto

Como mencionei no início do passo a passo, nossa receita de hoje não vai água, e isso assusta muita gente. Afinal, levar à pressão sem umidade aumenta as chances de problemas com a panela.

Entretanto, vamos utilizar a cebola como fonte de umidade para cozinhar a linguiça. Olha que genial isso, ao iniciar o cozimento a cebola desidrata e solta líquidos, que formam a umidade dentro da panela.

Por exemplo, ao preparar costela com linguiça na panela de pressão, também não precisa pôr água, isso que é praticidade. Dessa maneira, siga os passos:

  1. Espalhe azeite no fundo da panela e ligue em fogo médio.
  2. Quando esquentar, adicione metade das cebolas em rodelas no fundo, forrando e fazendo uma cama.
  3. Em seguida, ajeite as linguiças sobre a cebola.
  4. Depois disso é só cobrir com o restante da cebola e fechar a panela.
  5. No momento que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 25 minutos.
  6. Por fim, desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra.
  7. Agora, dê uma boa misturada em fogo baixo até terminar de caramelizar os ingredientes.

De verdade, esse preparo é tão satisfatório que não precisa de muita coisa para acompanhar, basta um arroz caprichado. “Ah, tenho medo de a linguiça ficar sem cor, tem como fritar linguiça na panela de pressão?”.

Sim, ao invés de colocar a cebola primeiro, você dá uma selada em todos os lados da linguiça, sem exagerar. Daí você retira e monta da forma como mostrei acima!

DICA EXTRA: junte legumes para trazer sabor e suavizar o preparo

Essa é uma sugestão pessoal, de quem costuma fazer muita receita na pressão. Vamos lá, existem duas coisas indispensáveis para qualquer receita de carne de panela, no caso, com linguiça toscana. Me refiro ao molho e ingredientes complementares.

No preparo anterior, confesso que não sobra um molho tão presente assim. Mas nem por isso você vai deixar de degustar aquele maravilhoso molho para carne, não é mesmo?

Sendo assim, a ideia é retirar a linguiça e a cebola da panela, mas sem raspar demais o fundo. Depois, acrescente caldo de carne ou legumes, um pouco de amido de milho dissolvido e tomate em cubos. Ligue em fogo médio e deixe apurar bem.

Por fim, espalhe esse caldo cremoso sobre as linguiças e deguste uma refeição muito deliciosa, fácil e barata. Quanto aos ingredientes adicionais, fica a seu critério, mas aqui nas minhas receitas, gosto de incrementar com:

  • Alho-poró picado (apenas a parte branca).
  • Talo de salsão picado.
  • Tomate cereja ou mascote dão textura, sabor e corpo ao molho.
  • Cenoura em cubos.
  • Cogumelo picadinho, como o Paris ou Funghi.

Tudo que você imaginar que dá certo, pode colocar. Porém, para juntar estes ingredientes à panela, é fundamental adicionar um pouco de líquido, pois talvez apenas a cebola não seja suficiente.

Com isso, adicione cerca de 120ml de água, vinho tinto seco ou cerveja preta, fica um espetáculo de sabor!

Experimente fazer linguiça toscana na panela de pressão com batata

Você já reparou como nem todo mundo gosta de receitas simples? Na cabeça de algumas pessoas o preparo de linguiça e cebola é muito normal e não faz sentido. Se você pensa assim, saiba que também separei uma receita exclusiva de linguiça toscana com batata na pressão:

  • 12 linguiças toscana (800g)
  • 7 batatas pequenas
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ sachê de molho pronto
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
  • Azeite suficiente para refogar e dourar os ingredientes
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

O preparo dessa receita é muito similar à carne de panela com batata e cenoura, mas não se preocupe. Encontrei um vídeo muito bacana e descomplicado para te auxiliar durante as etapas, dá uma conferida:

Linguiça toscana na panela de pressão é sua nova receita favorita

Você pode fazer linguiça no churrasco, na frigideira, no forno e mesmo linguiça na airfryer, nenhuma se iguala à pressão. O cozimento na pressão parece que realça todas as qualidades e sabores da carne de porco embutida.

Agora você sabe muito mais do que um passo a passo, pois aprendeu como complementar a receita, não é mesmo? Tenho certeza de que acaba de conhecer mais uma carne curinga para incorporar ao menu da semana.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais, pois saiba que muita gente ainda não sabe como usar a pressão para fazer linguiça. Até a próxima!