O que você sabe sobre as carnes vermelhas? Quando ouve falar em carne vermelha, o que vem à sua mente? Aquela carne de vaca no espeto da churrascaria? Pois saiba que o conceito vai muito além disso.
Carnes vermelhas são a preferência nacional, enquanto as carnes brancas são sinônimo de alimentação saudável e praticidade na cozinha.
Hoje você saberá um pouco mais sobre o conceito carne vermelha e conhecerá também os benefícios de cada tipo. Acompanhe a leitura.
O Que São Carnes Vermelhas e Quais os Tipos?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) modificou a definição de carnes vermelhas, que antigamente eram definidas por carnes de bovinos, carnes de cordeiro, carneiro e cavalo.
Após a modificação da OMS, carnes como de vitela e porco foram inseridas nesta denominação, gerando polêmica e confusão entre os amantes da carne vermelha.
Desta maneira, para simplificar, fica sendo denominada carne vermelha todo tipo de carne proveniente de animais de 4 patas, enquanto aves e peixes são considerados carne branca.
Veja agora a definição de todos os tipos de carnes vermelhas:
1. Carne de Vaca
A carne de vaca é aquela primeira que lembramos, quando falamos em carne vermelha, não é mesmo?
Seus cortes podem ser os mais variados para agradar diversos gostos, como a alcatra, contrafilé, maminha, acém, patinho, picanha e muitos outros.
Se você não é muito entendido de carnes, experimente diferentes cortes e diga se não notou nenhuma diferença no paladar. Elas são notáveis. Além do sabor, há a diferença na textura e aroma.
Há carnes que são mais duras do que outras. Explicamos isso no artigo sobre carnes maturadas. Por isso, nem toda carne serve para toda receita.
A picanha é mais saborosa na grelha ou churrasqueira, enquanto um filé mignon é macio na medida certa para acompanhar pratos refinados e molhos. Para isso, o corte precisa ser mais grosso. Assim, vai se manter suculento por dentro.
2. Carne Vitela
A vitela nada mais é do que a carne de um novilho que tem menos de um ano de vida. A carne vem do bezerro e tem como características principais a maciez e a coloração clara.
Grandes restaurantes oferecem pratos com carne de vitela. Filhotes machos de raças leiteiras são aproveitados para a produção deste tipo de carne.
3. Carne de Porco
Muito popular, a carne de porco é inconfundível. É saborosa e pode ser consumida de inúmeras formas.
O porco traz receitas saborosa como assados, cozidos e fritos. Sua carne também se torna base para a produção de embutidos. Este é outro exemplo de introdução de carnes vermelhas nas refeições frequentes da família.
4. Carne de Carneiro
A carne de carneiro não é uma unanimidade, quando o assunto é o consumo, mas quem a consome, sempre indica.
A qualidade da carne, normalmente é influenciada pela idade do animal, nutrição, situação antes do abate, entres outros fatores. Sendo assim, animais mais velhos provêm um sabor e aroma mais intensificado.
Escolha a carne e busque temperos que vão combinar bem e harmonizar com o carneiro. Uma boa dica são as ervas finas e especiarias, como o alecrim e a hortelã. A carne vai exalar um aroma incrível.
5. Carne de Cabra
A carne de cabra é uma das carnes vermelhas mais consumidas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A carne é bastante saudável e nutritiva.
Um pedaço de carne de cabra conta com um baixo índice de gorduras saturadas. Se o modo de preparo também for o mais “light” possível, o prato se torna muito bem-vindo para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
6. Carne de Cabrito
A carne de cabrito é considerada uma das mais saudáveis disponíveis no mercado. Isso mesmo. Tem baixo percentual de gordura e não perde nada em sabor.
Pode ser definida como carne de cabrito, a carne de uma ovelha que tem menos de um ano de idade. Seus cortes costumam ser costeletas, espádua, peito, lombo e perna. Também é encontrado em alguns comércios sob a forma de carne moída.
Você imaginaria encontrar boas vitaminas em carnes vermelhas? Pois é. O cabrito, por exemplo, tem vitamina B12 e vitamina B3.
7. Carne de Cavalo
Você já consumiu carne de cavalo? Por mais que possa achar estranho essa ideia, a carne do equino é muito apreciada por muitas pessoas ao redor do mundo.
A carne do cavalo é definida como uma das carnes vermelhas do tipo adocicado e sabor forte. Ao contrário do que alguns dizem por aí, é uma carne macia.
O interessante é saber que ela tem muitas proteínas e baixíssimo teor de gordura. Países como França, Bélgica, Itália, Japão e Uruguai são os principais adeptos do consumo de carne de cavalo. Mas talvez pelo valor sentimental que o animal tem para o brasileiro, o consumo de sua carne gera estranhamento no País.
Carnes Vermelhas Processadas
As carnes vermelhas processadas são aquelas que passam por processo industrializado e resultam em enlatados, embutidos, salsichas, linguiças, presuntos, entre outros produtos.
Seu consumo deve ser limitado, pois especialistas afirmam que elas têm potencial cancerígeno.
Sendo assim, mais vale comer moderadamente o seu bife ou carne de panela do que basear suas refeições em alimentos processados. Pense nisso!
É claro que o maior problema encontra-se no consumo em exagero. Então você não precisa largar de vez aqueles processados que gosta. Basta reduzir a frequência com que eles aparecem à sua mesa.
Você já conhecia estas informações sobre o consumo de carnes vermelhas? O que achou de mais curioso? Compartilhe as informações para que mais pessoas também fiquem atualizadas.
Um tema bastante interessante gostei de saber as varias carnes que estão no grupo das carnes vermelhas.
Sinto-me conhecedor de mais uma matéria interesante.