A costelinha suína tem sabor natural maravilhoso, mas optar por uma marinada para costelinha de porco poderá surpreender você.
Primeiro, porque sabendo fazer você consegue dar à carne o sabor que mais gosta, seja de especiarias e toques cítricos. E segundo, porque é uma excelente técnica para valorizar a carne e realçar, tanto a maciez quanto a suculência.
Porém, se você não sabe nem por onde começar, as dicas deste conteúdo são um ponto de partida fundamental. Acompanhe e se torne expert em marinar costelinha!
4 dicas para fazer a melhor marinada para costelinha de porco
1. O que não pode faltar na marinada para costelinha suína?
Diferentemente de outros cortes, como o pernil, a costelinha tende a puxar rapidamente os temperos. Na prática, quer dizer que se você exagerar nos ingredientes, certamente terá uma carne sem identidade natural.
Falo isso porque o charme da costelinha é justamente saborear aquele gostinho único de carne suína. Não à toa, quando fazemos costela com molho barbecue, temos certeza de que o único sabor será do molho.
O mesmo acontece com limão, alecrim, gengibre e shoyu, todos indispensáveis na marinada, desde que usados com sabedoria. Mas antes de falarmos sobre os ingredientes em si, gostaria de destacar uma proporção bacana a ser seguida:
- Azeite: fonte de gordura fundamental na marinada, calcule duas partes de azeite para cada parte de ingrediente ácido. Essa é a base ideal para ter equilíbrio e dispersão dos sabores.
- Vinagre ou limão: para carne de porco eu prefiro suco de limão ou laranja. Considerando a proporção acima, você pode mesclar as frutas, colocar metade limão e metade laranja, por exemplo.
- Sal: A quantidade de sal é vital para não prejudicar a carne. Não existe quantidade certa, mas deve ser presente para realçar os demais ingredientes.
Quanto ao sal, existe um macete que pode ajudar muito. Quanto mais prolongada a marinada, menos sal você deve colocar. Em contrapartida, se a marinada for breve, de poucos minutos, capriche no sal, do contrário a carne não pega sabor.
Lista com 14 tipos de ingredientes para não pode deixar de fora da marinada
- Prefira sempre vinagre de maçã ou limão.
- Suco de limão e de laranja.
- Vinho tinto ou branco seco (evite vinho suave por conta do açúcar).
- Shoyu ou molho inglês.
- Mostarda em pequenas quantidades.
- Temperos naturais para carne, como açafrão, tomilho, alecrim, chimichurri, páprica, pimenta preta e branca, manjericão, entre outros.
- Acrescente alho amassado com ou sem casca para liberar sabor.
- Cebola e cebola roxa aromatizam a marinada.
- Azeite de boa qualidade é indispensável.
- Mel tem a capacidade de quebrar acidez e adstringência do líquido.
- Cheiro-verde e coentro picados frescos dão frescor e sabor especial.
- Aposte em especiarias diferenciadas, como cominho, curry, pimenta da Jamaica e pimenta síria.
- Gengibre tem que ser planejado para não sobressair.
- Só utilize suco de abacaxi diluído, pois o abacaxi possui bromelina, componente potente e que “dissolve” a proteína.
Olha a quantidade de combinações possíveis apenas com a lista acima. Dá para temperar costela para churrasco por muitos meses sem repetir uma marinada sequer, não é verdade? “Tudo bem, mas e o sal, como usar?”.
2. Qual quantidade de sal para marinar carne de porco?
Como mencionei há pouco, sal é o único ingrediente que não deve ser recomendado pela quantidade. Isso porque você tem que considerar quais ingredientes está usando, o peso da costelinha e o tempo da marinada.
Portanto, é muito mais seguro descobrir qual a quantidade de sal por kg de carne do que “chutar no escuro”. E outra, nem mesmo assim dá para confiar 100%, uma vez que a costelinha puxa facilmente a salmoura.
Geralmente, os churrasqueiros especialistas sugerem uma média de 18g de sal por quilo de carne suína. Porém, prepare primeiramente a marinada e somente depois disso você junta o sal. Além do mais, experimente sempre antes de colocar a carne!
3. Por quanto tempo devo deixar a costelinha marinando?
Existe muita informação perdida por aí sobre o tempo ideal para marinar carne de porco. Isso porque todo mundo acha que é pura frescura deixar a carne horas seguidas no tempero.
É aqui que eu costumo discordar dessa opinião, pois dependendo da marinada, compensa deixar até 24 horas. Contanto, é claro, que a quantidade de sal seja pequena, ou melhor ainda quando não adicionamos sal.
“Então, e no meu caso que optei pela marinada seca, qual o tempo sugerido?”. No caso da marinada seca, o tempo costuma ser curto. Primeiro, porque não tem sentido deixar a carne muito tempo, já que não há líquidos para penetrar.
E segundo, porque é comum usar bastante sal nessa marinada. Dessa forma, automaticamente o tempo de contato da carne precisa ser pequeno para não salgar demais.
Quer uma sugestão de ouro para a marinada úmida? Deixe a costelinha marinar por 12 horas, nem mais nem menos. Esse tempo é mais do que suficiente para que a carne realmente pegue os aromas, sabores e temperos.
4. Qual a melhor embalagem ou recipiente para marinar costelinha de porco?
Não existe uma recomendação principal quanto ao recipiente. Na realidade, escolha o que for mais cômodo para você. Dito isso, se você aceitar uma sugestão de quem está sempre aprimorando a marinada, use um saco plástico.
Nos açougues e mercados encontramos embalagens plásticas próprias para alimentos que é uma maravilha para marinada:
- Coloque a carne dentro do saco, que não precisa ser exageradamente grande.
- Adicione os temperos secos e massageie a carne.
- Em seguida, junte os componentes líquidos e volte a misturar.
- Por fim, retire o ar, amarre bem a boca do saco e leve à geladeira.
- Esse é o processo básico da marinada para costelinha de porco.
Agora, caso não encontre essa embalagem, pode ser num refratário grande, mas garanta que a carne fique em contato direto com os temperos!
DICA EXTRA: lembre-se de retirar a membrana que recobre os ossos
Essa dica extra é um espetáculo. Depois que passei a fazer, minhas receitas de carne de porco para churrasco, em especial a costelinha, ficam divinas. Você já percebeu como alguns cortes possuem membranas, principalmente carnes com ossos?
No caso da costelinha, essa membrana fica sobre os ossos da costela, mas no preparo não tem relevância alguma. Pelo contrário, você deve retirar para que a parte do osso absorva as camadas de sabor da marinada. Não se preocupe, pois é tranquilo:
- Utilize um pano multiuso novo.
- Localize a ponta da membrana.
- Comece a puxar delicadamente com o pano.
- A membrana vai sair totalmente, descarte-a.
3 receitas de marinada para costelinha de porco
O que acha de consolidar na prática seu novo conhecimento de como fazer uma boa marinada? Para isso, escolhi algumas sugestões maravilhosas:
1. Marinada saborosa com alho-poró e cenoura
- 1,2 kg de costelinha suína;
- 1 + ½ colher (sopa) de tomilho;
- 1 + ½ colher (sopa) de alecrim;
- 6 dentes de alho picados;
- 2 cebolas grandes cortadas;
- Talos de alho-poró a gosto;
- ½ cenoura picada;
- Água suficiente;
- Sal grosso e pimenta-do-reino a gosto;
- Páprica doce e páprica picante a gosto.
2. Marinada de mostarda para costelinha de porco
- ¼ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
- ¼ xícara (chá) de mostarda Dijon
- ¾ xícara (chá) de azeite
- ¼ xícara (chá) de mel
- 1 colher (sobremesa) de alecrim
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
3. Costelinha de porco marinada na cerveja
- 1 colher (sopa) de lemon pepper
- 1 colher (sopa) de azeite
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de sal
- ½ colher (sopa) de chimichurri desidratado
- Suco de 2 limões
- 350ml de cerveja
- 4 dentes de alho
Todas estas versões são meras sugestões, e até recomendo que você dê uma boa avaliada e mude o que preferir. Assim, você não se desaponta com nenhuma receita. Para te guiar nesse primeiro momento, deixarei um vídeo completinho a seguir:
Crie a sua versão de marinada para costelinha de porco incrível
Você pode até saber como funciona o processo da marinada para costela de porco. Nesse caso, estou falando da proporção de ingredientes e equilíbrio entre sal, ácido e cítrico. Porém, o que manda mesmo é o seu toque especial.
Sabe aquele conjunto de temperos naturais para carne que representa bem a sua cozinha? Então, não deixe de fora os condimentos e ingredientes preferidos aí em sua casa. Tenho certeza que surgirão grandes assados marinados.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você possa extrair cada vantagem a seu favor, a fim de preparar uma costelinha como nunca comeu antes.
Por último, se as sugestões abriram seus olhos para novas possibilidades, não deixe de compartilhar com outras pessoas, certo? Até a próxima!