Picadinho com sobra de churrasco: Receita para aproveitar

Fez um grande churrascão, mas sobrou carne de monte e você não sabe o que fazer com tudo isso? Que tal apostar no picadinho com sobra de churrasco?

Não importa a forma como você reaproveita um alimento, desde que não descarte comida ainda ideal para consumo. Porém, é fácil se perder na hora de pensar em ideias para incorporar sobras em novos preparos.

Só que o picadinho é um grande candidato, pois existem muitas maneiras criativas e saborosas de reaproveitar restos do churrasco. Vamos descobrir tudo?

Receita surpreendente de picadinho com sobra de churrasco

picadinho com sobra de churrasco

Existem dois tipos de sobra de churrasco: carnes que foram assadas e cortes que nem chegaram à brasa. Por isso que eu sempre falo, se vai fazer churrasco para 20 pessoas é fundamental planejar e calcular tudo certinho.

Bom, mas de toda forma acabou realmente sobrando e agora não é mais hora de “chorar o leite derramado”. Pelo contrário, esteja feliz por ter como reaproveitar essa delícia que é sobra de churrasco. Afinal, crua ou assada, essa carne guarda muito sabor.

Então, para começar nossas dicas, mostrarei uma receita que é para reaproveitar toda a carne que não foi à churrasqueira.

Ingredientes

  • 800g de sobra de churrasco (carne vermelha, frango, carne suína, entre outras);
  • Suco de ½ limão;
  • Azeite a gosto;
  • 1 colher (sopa) de molho inglês;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 cebola grande picada;
  • ¼ pimentão vermelho picado;
  • ¼ pimentão verde picado;
  • Pimenta-do-reino, chimichurri e pimenta síria a gosto;
  • Sal a gosto (caso a carne ainda não esteja salgada).

É importante salientar aqui, que a única sobra que eu não recomendo fritar junto com esse picadinho é a linguiça. “Nossa, até mesmo aquela maravilhosa linguiça toscana eu tenho que deixar de fora?”.

Acontece que a linguiça tem um ponto de cozimento diferente do restante das carnes. E se você retirar a carne da tripa e juntar ao preparo, vai acabar com uma consistência muito esquisita. Alguns até diriam que fica desagradável.

Modo de preparo certeiro

  1. O primeiro passo é cortar as carnes em pedaços menores, talvez cubos médios ou pequenos.
  2. Em seguida, acrescente suco de limão, temperos secos e sal, caso seja preciso.
  3. Misture os temperos na carne para transferir os sabores e reserve de 5 a 10 minutos.
  4. Depois disso, aqueça um fio generoso de azeite numa panela grande.
  5. Caso sua panela seja pequena, frite em duas etapas, para que a carne não endureça ao soltar líquidos.
  6. Com a carne frita e levemente dourada, junte alho, cebola, molho inglês, pimentões e misture.
  7. É ideal que tudo esteja em contato com a frigideira.
  8. O ponto ideal é quando os vegetais e legumes murcham e ficam com aparência de cozidos.

Daqui em diante, sempre que se perguntar o que fazer com sobra de churrasco, basta se lembrar dessa receita bacana. Mas veja bem, há um ponto de atenção nesse preparo, que é o tempo de cozimento.

Isso porque você está fritando diferentes carnes, às vezes capa de filé com pedaços de cupim, fraldinha e picanha, correto? Por conseguinte, cada uma dessas carnes possui textura e maciez diferenciadas umas das outras.

Logo, é muito fácil errar a mão ao fritar e deixar passar da conta. Daí eu tenho que dizer, de nada adianta saber como cortar carne para não ficar dura, não tem salvação.

Com isso em mente, vá devagar, fritando aos poucos em fogo baixo e notando a liberação de líquidos. Assim você facilita o preparo e aumenta as chances de ter uma refeição que nem parece que é sobra de churrasco!

DICA EXTRA: incremente essa experiência com ingredientes incomuns

Por receio de não ficar bom ou acabar com um sabor estranho, as pessoas ficam no básico ao reaproveitar sobras. E aqui estou falando exclusivamente dos ingredientes adicionais.

Você viu acima que colocamos um toque de cor com pimentão e um sabor mais apurado com molho inglês. Porém, você pode fazer muito melhor do que isso, ou seja, ir além com ingredientes que sobressaem ao paladar.

E um excelente ponto de partida é pegar uma receita de picadinho de carne simples. Em vista disso, você pode usar:

  • Farinha de rosca na carne para espessar o molho depois de pronto.
  • Cenoura em cubos pequenos.
  • Alho-poró picado em cubos pequenos.
  • Talos de salsinha.
  • Cheiro-verde.
  • Extrato de tomate ou tomates frescos sem pele.
  • Pode fazer um molho para carne fenomenal com 200ml de cerveja preta e um pouco de água.
  • Substituir a cerveja preta por vinho tinto seco.
  • Acrescentar milho e ervilha.

Enfim, tudo que quiser e tiver à disposição está valendo. No final das contas, você nem lembrará que a carne não é 100% fresca, pois tudo terá sabores dos deuses.

RECEITA EXTRA: já que falamos de sobra, capriche no picadinho de carne com arroz!

Essa receita extra diz respeito àquela situação mencionada lá atrás no começo, onde a sobra do churrasco é carne assada. E por que eu deixei essa opção por último? Simplesmente porque essa sobra geralmente é ressecada e merece atenção especial.

Com isso em mente, a intenção ainda é fazer picadinho, mas de uma maneira que incorpore outros ingredientes. Na realidade, estou falando de um picadinho de carne misturado com arroz e muitas outras coisas.

Você terá uma refeição completa, que leva carne de churrasco. Além do mais, dá um arroz recheado que é de fazer inveja nas visitas, dá uma olhada:

  • 300g de carne diversa da sobra do churrasco
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cenoura ralada ou picada em tiras
  • 1 xícara (chá) de ervilha
  • 2 batatinhas pequenas picadas
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (café) de sal
  • Cheiro-verde a gosto

A ideia é bem simples e a execução ainda mais prática. Na prática, é como se fosse fazer o picadinho tradicional. Mas daí você junta o restante dos ingredientes, arroz e deixa até fritar bem. Depois adiciona a água, corrige o sal e cozinha até secar.

Olha que maravilha, um picadinho de carne saboroso e uma refeição completa de arroz, tudo na mesma receita. Abaixo você encontra o vídeo referente à receita, combinado?

Dá para fazer muitas receitas de picadinho com sobra de churrasco

Para encerrar nossas dicas de hoje, gostaria de ressaltar duas carnes que chamam a atenção como sobras. A primeira é frango, geralmente assado em filés, rende um dos melhores picadinhos, visto que você “reativa” sua maciez facilmente.

“Ah, mas fizemos bastante bisteca de frango, dá para reaproveitar?”. Sim, porque bisteca nada mais é do que peito de frango cortado na transversal. Então, toda sua suculência está presente.

E a segunda carne que recomendo incluir no picadinho, são os cortes de porco, em especial o lombo. Só o pernil que pode ficar ligeiramente mais ressecado, mas também está valendo porque o sabor é inconfundível.

E para você, qual é o melhor picadinho com sobra de churrasco? Gosta bastante de linguiça e sobrou à beça? Não perca tempo, corte bem fina e coloque no meio do restante, tenho certeza que vai amar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se elas ampliaram seus conhecimentos na cozinha, que tal compartilhar com outras pessoas nas redes sociais? Conto com você e até a próxima!