Salada para acompanhar carneiro assado: O que servir?

Você está sem boas ideias de salada para acompanhar carneiro assado? O que acha de conhecer sugestões que fogem do convencional, mas com sabores únicos?

Se você olha as folhas, verduras, legumes e vegetais na geladeira, mas não sabe como começar, saiba que é normal. Afinal, são tantas opções, texturas e sabores para saladas coloridas que é quase impossível diversificar com segurança.

Em todo caso, veja 5 ideias de saladas que combinam com carne de carneiro assada. Sério, você não pode perder as ótimas dicas de hoje!

Salada para acompanhar carneiro assado: 5 sugestões fenomenais para servir junto

salada para acompanhar carneiro assado

Se por um lado é simples escolher saladas para acompanhar frango, por outro, é uma tarefa desafiadora harmonizar com carneiro. Isso porque essa carne possui um sabor bastante marcante, em especial nos animais com mais idade.

1. Salada de mandioca para acompanhar carneiro assado

Esqueça tudo que você conhece em termos de salada. “Mas por que? Até mesmo àquela salada para acompanhar peixe?”. Sim, pois minha primeira sugestão é algo que dificilmente você conhece. Me refiro à salada de mandioca super diferente e cremosa.

Alguns até brincam, dizendo que se chama “mandiocanese”, pois unimos o melhor dos dois mundos, ou seja, mandioca e maionese. Como resultado, você servirá um prato para pegar todos de surpresa, principalmente no paladar, anote:

  • 800g de mandioca cozida;
  • 5 colheres (sopa) de maionese;
  • ½ lata de ervilha;
  • 2 ovos cozido (sem gema);
  • ½ lata de milho;
  • ½ xícara (chá) de azeitonas sem caroço picadas;
  • Cheiro-verde ou coentro a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

O segredo para essa maluquice dar certo, é não cozinhar demais a mandioca. Nesse sentido, ela precisa estar macia, mas ao mesmo tempo consistente para ser manuseada. Além disso, na hora de cortar em cubos, retire o fiapo duro do centro.

Feito isso, coloque todos os ingredientes numa tigela, tempere e misture. Por fim, junte 5 colheres bem cheias de maionese, mexa para incorporar e reserve na geladeira até gelar bem.

Para decorar você pode usar azeitonas, alguma outra folha verde, como alface, rúcula e agrião. Aliás, cenoura ralada pode vir a calhar nessa receita, visto que dá uma nova camada de crocância.

POR QUE COMBINA COM CARNEIRO ASSADO?

Primeiramente, porque não vai nenhum ingrediente que tenha sabor forte demais, além da azeitona que tem mais identidade. E segundo, porque a mandioca é bastante “neutra” e, quando misturada com maionese, cria uma verdadeira explosão de sabores.

Como conseguinte, o carneiro pode brilhar à vontade, enquanto você tem uma opção nota 10 de salada para acompanhar carne assada!

2. Salada de batata-doce agridoce com maçã

Para quem aprendeu como temperar carneiro para churrasco, sabe que o molho de hortelã é um componente indispensável na harmonização.

Nesse contexto, uma das saladas mais recomendadas para complementar de vez a degustação, leva batata-doce e maçã, você acredita?

Isso mesmo, abaixo você encontra os ingredientes dessa sugestão rápida, fácil de fazer, mas que dá um resultado inacreditável.

Ingredientes

  • 2 batatas doces
  • 2 maçãs verdes
  • 50g de manteiga sem sal em cubos
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Comece lavando bem a casca das batatas.
  2. Em seguida, cozinhe em água com sal até ficarem macias.
  3. Porém, firme o suficiente para não desmanchar.
  4. Agora, escorra toda a água e as corte em cubos grandes.
  5. Para as maçãs, remova o miolo e as corte em fatias.
  6. Numa assadeira, coloque batatas, maçãs e polvilhe açúcar.
  7. Feito isso, tempere com sal e pimenta a gosto, distribuindo os cubos de manteiga entre as batatas e maçãs.
  8. Por fim, leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 30 minutos ou até que as maçãs fiquem macias e douradas.

Nessa ideia de harmonização, você pode querer experimentar uma outra sugestão pessoal minha.

Estou falando de um molho de hortelã feito com iogurte que é um espetáculo.

O molho leva: 1 pote de iogurte natural, 10 folhas de hortelã, sal, pimenta-do-reino e pimenta defumada a gosto, além de azeite.

Basta colocar tudo numa tigelinha e misturar até ganhar consistência e corpo. Depois? É só espalhar nessa maravilhosa salada morna de batata e maçã!

3. Salada diferente para servir com cubos de carneiro assados

Uma das melhores coisas da carne assada de carneiro, é servir em cubos suculentos, bem temperados e assados ao ponto.

Com isso, minha terceira sugestão é uma salada de carneiro que segue um caminho mais rústico, pois consiste em:

  1. Salada: cenoura em tiras finas, pepino japonês em tiras finas, folhas de rúcula, agrião, coentro e hortelã, tudo fresco.
  2. Molho: gengibre picado, shoyu a gosto, hortelã e iogurte natural.
  3. Cubos de carneiro flambados: carneiro flambado em cubos, temperado com sal, pimenta-do-reino, pimenta síria, cravo, canela e noz-moscada.

Portanto, você pode fazer na churrasqueira ou selar a carne no disco de arado. Para isso, coloque óleo de gergelim e deixe esquentar bem.

Em seguida, adicione a carne temperada e frite até selar completamente com alho.

Depois disso, numa tigela você colocará as folhas, cenoura e pepino, formando uma cama.

Agora, cubra tudo com a carne de carneiro maravilhosa e espalhe o molho. Prove essa experiência com amigos ou sirva num jantar sofisticado!

4. Salada tradicional árabe com um toque especial

O que eu mais gosto é trazer opções para todos os gostos. Se acima nós fizemos algo bem diferente, utilizando muitos ingredientes variados, aqui a conversa é simples:

Ingredientes

  • 4 tomates cereja cortados
  • 1 pepino picado em cubos
  • ½ cebola picada fina
  • 5 rabanetes em fatias finas
  • 4 folhas de alface
  • ½ maço de rúcula
  • Hortelã a gosto
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Numa tigelinha, coloque suco de limão, cebola, azeite, alho, sal, pimenta-do-reino e hortelã, misture e reserve para emulsificar.

Em uma travessa de vidro, espalhe as folhas, o tomate, o pepino, o rabanete e misture bem.

Para finalizar, espalhe o molho emulsificado pela salada e sirva na sequência, como um delicioso acompanhamento para carneiro.

DICA EXTRA: se preferir, pode substituir o azeite por iogurte, acrescentar frango desfiado ou trocar as folhas pelas da sua preferência!

5. Salada de batata-doce com mostarda

Repetindo a dose com batata-doce, temos essa última sugestão que é bem completa e rende bastante.

Vale ressaltar, que essa é uma salada curinga, ou seja, serve para acompanhar carneiro assado, bem como outras carnes assadas.

Uma carne que combina bastante com essa salada, é o carré de cordeiro, já experimentou?

Seu sabor é menos acentuado do que o carneiro, mas no fundo são todas carnes parecidas. Portanto, não deixe de anotar e experimentar tudo:

Ingredientes

  • 2 unidades de batata-doce (cortada em cubos e cozida com sal)
  • 1 cebola roxa cortada
  • Cheiro-verde a gosto
  • 4 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 60g de azeitona
  • 1 colher (café) de chimichurri
  • Suco de ½ limão

Não existe segredo nessa receita, basta refogar a cebola por alguns minutos até murchar e reservar.

Em seguida, coloque iogurte, maionese, mostarda, cheiro-verde picado, azeitona e suco de limão em uma travessa, misture tudo.

Depois disso, junte cebola, sal, chimichurri, pimenta-do-reino e volte a mexer. Por último, acrescente a batata-doce e misture para homogeneizar.

Eu aconselho resfriar bem essa salada, pois combina ainda mais com os sabores da carne assada na hora. Pegue os detalhes através do vídeo:

Escolha sua salada para acompanhar carneiro assado e bom apetite!

Tirando um detalhe aqui e uma particularidade ali, nenhuma das sugestões acima apresenta grandes desafios ou complexidades, concorda?

Via de regra, basta misturar os ingredientes e servir com a carne. Com isso, saiba que você tem total liberdade para colocar temperos e ingredientes preferidos.

Na verdade, é justamente isso que dá a autenticidade que suas receitas precisam para surpreender a todos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se foram úteis para você não deixe de compartilhar com os amigos, combinado? Até a próxima!