Seja entre amigos ou naquela conversa de corredor de açougue, certamente você já ouviu falar da sambiquira de frango, né? Mas você sabe o que é?
Tem gente que chega a dar risada do nome e mais ainda quando descobre o que é esse corte. No contexto geral das carnes, podemos falar que é uma parte pouco aproveitada nas refeições.
Então, vamos seguir com as dicas porque elas estão de arrasar. Confira tudo que precisa saber sobre sambiquira e tenha mais uma opção barata!
Sambiquira de frango: o que é e qual parte do frango?
Se você acompanha o universo da internet, provavelmente se lembra de um vídeo que viralizou sobre a sambiquira. Na ocasião, a pessoa tinha comprado por engano e caiu na risada quando descobriu do que se tratava.
Sendo assim, se você realmente não sabe o que é sambiquira de galinha, vamos desvendar o mistério agora. A sambiquira recebe muitos nomes, como: sambica, curanchim, rabadela, sobre e sambiqueira.
Porém, todas se resumem a um corte específico, localizado no final da parte superior e entre as coxas. É como se fosse o final da cauda dos galináceos, ou seja, não só a galinha possui, mas toda ave. Há quem diga que é o “bumbum” do frango.
E isso gera muita discussão no churrasco com os amigos e familiares, pois tem aquelas pessoas que não comem por nada. Por outro lado, quem experimenta com a mente aberta jamais deixa de consumir sempre que surge uma oportunidade.
Uma das razões para que a sambiquira seja desconhecida, é que até alguns anos atrás não haviam cortes de frango. Isso porque o frango, ou galinha, eram comercializados inteiros, onde a pessoa mesmo destrinchava a ave.
Por exemplo, se você fosse assar frango no forno antigamente, certamente era frango inteiro. Entretanto, as técnicas nos açougues mudaram bastante, e os cortes de frango foram inseridos com tudo no mercado.
“Certo, mas tem alguma coisa a mais que devo saber sobre o corte?”. Sim, separei algumas curiosidades antes de preparar, dá uma olhada!
Tem segredo para preparar a sambiquira do frango?
Eu não diria que é um segredo, mas existe um cuidado necessário com a carne, especialmente se comprar frango inteiro. Nesse contexto, ao separar a sambiquira, retire uma “graxa” que existe na carne, pelo menos é assim o povo chama.
Na verdade, estou falando de uma glândula responsável pela produção de óleo indispensável para a impermeabilização das penas. “Mas e se eu comprar aquele saco congelado, é preciso fazer isso também?”.
Provavelmente não, uma vez que os frigoríficos são responsáveis pela limpeza completa dos resíduos e impurezas naturais. O que acontece é que essa parte pode transferir um sabor amargo à carne, prejudicando sua receita.
Sambiquira de frango preço: veja a razão da sua popularidade
O aumento no preço das carnes não aconteceu apenas nas carnes vermelhas, mas de uma forma geral.
Por exemplo, em pouco mais de 2 anos o preço da coxinha de frango aumentou a ponto de dobrar de valor. Enquanto os cortes de porco permanecem mais baratos, mas ainda assim com preços mais elevados do que o habitual.
Com isso, você pode estar pensando que a sambiquira também entrou nessa lista, bom, mais ou menos. Falo isso porque houve sim um aumento de alguns reais, mas atualmente você encontra o quilo da sambiquira a partir de R$4,50.
Portanto, é uma alternativa barata, que fica saborosa em diferentes preparos e que pode ser servida como petisco rápido assado. Quer grelhar? Também dá certo, ou quem sabe inovar no espetinho de frango de sambiquira? Tudo isso e muito mais a seguir!
Como fazer sambiquira de frango fácil, rápido e saboroso em 3 passos
Verdade seja dita, sambiquira dificilmente é a primeira escolha de carne para quem gosta de frango. Antes dela vem a coxa e sobrecoxa com toda sua suculência ou filé de frango bem frito e macio.
O nosso preparo de hoje é sambiquira na panela, pois acredito que é fácil, todos conseguem fazer e fica uma delícia. Porém, você pode incluir no refogado de frango, na galinha cozida e por aí vai.
Outra receita que fica incrível é na hora de fazer frango cozido macio, aí sim a sambiquira costuma brilhar, anote:
Ingredientes
- 800g de sambiquira;
- Suco de 1 limão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Páprica, açafrão, colorau, orégano e curry a gosto;
- 1 cebola grande picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- Cheiro-verde a gosto;
- Água suficiente para formar caldo;
- Prefira usar 150ml de caldo de legumes no lugar da água.
1. Como limpar sambiquira corretamente
Com a carne descongelada, lave bem em água corrente até eliminar o excesso de gordura. Em seguida, corte a pele da parte superior da sambiquira, parte onde a ave produz óleo que amarga o preparo.
Depois disso, transfira para um recipiente e cubra com água fervente e suco de limão. Com isso, deixe a carne por alguns minutos até a água esfriar. Por fim, escorra e lave novamente.
DICA EXTRA: nessa etapa você ainda pode adicionar folha de louro e outros temperos naturais que preferir!
2. Tempere e prepare a sambiquira para um sabor único
Até aqui deu para perceber que sambiquira é um corte totalmente diferente daqueles que estamos acostumados, não é verdade? Contudo, você ainda pode usar os melhores temperos para frango cozido. Afinal, ainda falamos de carne de frango, né?
Em vista da nossa lista de ingredientes, siga os passos:
- Coloque a sambiquira lavada num recipiente limpo.
- Em seguida, adicione suco de limão, sal e especiarias, menos orégano.
- Se por acaso ficar seco, umedeça com azeite ou mais suco de limão.
- Além disso, vinagre de vinho branco também traz acidez que combina bastante com o corte.
- Deixe essa mistura marinar por pelo menos 15 minutos.
- Na sequência, adicione um fio de óleo ou azeite e aqueça a panela.
- Agora, acrescente a carne e frite até soltar toda sua gordura e ficar dourada.
- O próximo passo é eliminar o excesso de gordura e retirar a carne da panela.
- Depois disso, refogue cebola e alho na mesma panela, juntando a carne em seguida.
- Por último, agregue orégano, caldo de legumes, cheiro-verde, misture, tampe e refogue até reduzir o caldo.
O resultado do preparo se parece com aquele frango em cubos que fritamos até dourar e ficar super macio, sabe? Olha que excelente ideia barata de almoço de domingo com frango, não é mesmo?
DICA EXTRA: prove sambiquira empanada com uma técnica especial
Agora, se você é daquelas pessoas que fazem de tudo para aprender como empanar frango, dá para fazer com sambiquira. “Mas será que dá trabalho?”. De forma alguma, você pode usar os mesmos temperos da receita anterior.
Porém, precisará apenas de farinha de trigo para empanar. Simples assim, leve as sambiquiras para fritar em óleo bem quente para deixar bem crocante e apetitosa.
Um truque bacana para maximizar a eficiência na hora de empanar, é fazer assim:
- Coloque toda a farinha num saco plástico para alimentos.
- Agora, adicione a sambiquira temperada.
- Por último, chacoalhe o suficiente para agregar farinha em todos os pedaços.
Que tal experimentar espetinho de sambiquira de frango?
Você também tem paixão por espetinho de frango? Nesse caso, fica muito parecido com espetinho de coração de frango. Para quem gosta, sambiquira no espeto é um prato cheio, prático e que facilita bastante as churrasqueadas.
Depois que fizer a limpeza e deixar tempo suficiente na marinada, basta espetar e levar à churrasqueira. Não tem como errar a cor dourada característica desse corte sensacional.
O único cuidado, talvez seja um pedacinho de osso que fica em uma das bordas da carne. Tirando isso, é uma degustação fantástica e que vale muito a pena, porque é barato e dá para fazer de todas as maneiras possíveis.
Acompanhe o vídeo a seguir e veja certinho em qual parte do frango fica a sambiquira!
Pode falar a verdade, foi uma surpresa inesperada descobrir a sambiquira, acertei? Então, inclua esse corte no seu cardápio, assim você economiza e faz algo bem diferente para todos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para levar essa carne valiosa a mais pessoas, conhecidos e amigos. Até a próxima!