Bisteca é tão boa, mas tão boa, que nem precisaríamos descobrir o que servir com bisteca de porco, não é?
Mas para não enjoar desse corte incrível, é importante saber o que fazer para o almoço da semana com criatividade. Assim, você consegue conciliar um cardápio bem diverso, com a bisteca como protagonista de ótimas refeições.
Como não poderia ser diferente, hoje facilitarei a sua vida com estas 5 ideias imperdíveis de acompanhamentos. Pode conferir porque tem para todos os gostos!
O que servir com bisteca de porco: 5 acompanhamentos para não se arrepender
O primeiro passo para escolher os acompanhamentos, é dominar as técnicas de como fritar bisteca de porco para ficar macia. A partir disso você consegue expandir as receitas, e aí sim os acompanhamentos surgem.
Você verá como é uma tarefa mais simples do que pensa. Afinal, todas as sugestões foram pensadas em facilidade, sabor e harmonização com esse corte de porco fantástico e barato.
1. Bisteca de porco com arroz de açafrão e legumes e purê de ervilha
Nada melhor para complementar uma refeição, seja almoço ou janta, do que uma opção diferente de arroz. Tudo bem que o arroz branco é sensacional, salva nosso dia a dia e é rápido.
Porém, quando sobrar um tempinho aposte nessa sugestão. Estou falando de um arroz feito com os seguintes ingredientes:
- 1 cebola grande picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- ½ cenoura ralada fina;
- ½ abobrinha caipira ralada fina;
- Pimentão vermelho em cubos;
- Azeite e sal a gosto;
- 1 + ½ xícara (chá) de arroz.
Pode seguir o preparo como costumeiro, lembrando de refogar bem a cenoura, abobrinha e pimentão antes de juntar o arroz. E na sequência, você prepara um purê simples de ervilha, bem aveludado e com bastante manteiga.
SUGESTÃO DE PREPARO PARA A BISTECA: se a ocasião for um almoço de fim de semana, que tal preparar bisteca na churrasqueira? Dessa forma, o almoço fica pronto mais rápido e todos podem se esbaldar nesse banquete maravilhoso!
2. Sirva bisteca de porco com essa ideia genial de batata assada diferente
Olha, se depois dessa sugestão você me disser que você já conhecia, vou saber que está inventando história hein? Confesso que nunca tinha visto essa forma de fazer batatas.
Na realidade, batata é um ingrediente curinga que você pode usar para tudo, mas nem sempre sabemos inovar como acompanhamento. Ainda mais quando falamos sobre o que combina com carne de porco frita, não é mesmo? Você precisará:
- 500g de batata cozida
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 pitada de orégano
- 100g de muçarela ralada
- 10 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (chá) de sal salsinha picada a gosto
- Água suficiente para cozinhar as batatas
- Óleo suficiente para untar
Modo de preparo completo
- Encha uma panela com água até cobrir as batatas cortadas em cubos médios.
- Cozinhe com a panela tampada por 20 a 25 minutos, ou até estar macia
- Em seguida, amasse a batata como se fosse para purê.
- Acrescente temperos, muçarela, amido de milho e salsinha picada.
- O segredo é misturar até virar uma massa aveludada.
- Se estiver grudando, vá colocando amido aos poucos até dar o ponto.
- Nessa etapa, pegue e enrole numa mesa em formato cilíndrico do comprimento que preferir e couber na forma.
- Por falar nisso, unte bem a assadeira e também os “canudos” de batata.
- Por último, leve ao forno preaquecido a 180° entre 20 e 30 minutos.
Essa ideia de petisco rápido assado fica muito boa com bisteca de porco e combina bastante com molhos. Pode ser tanto molho agridoce para valorizar a carne ou mesmo preparos simples, como molhos com ketchup!
SUGESTÃO DE PREPARO PARA A BISTECA: para esse acompanhamento, experimente fazer bisteca à milanesa bem sequinha. Além disso, não esqueça de temperar a farinha de empanamento, combinado?
DICAS EXTRAS: duas coisas importantes. A primeira é que dá para fazer na airfryer a 200° por 10 minutos em média. Outra coisa, procure comer esse prato com batata rapidamente, pois quando esfria não fica tão bacana assim!
3. Refeição balanceada de bisteca suína servida com salada especial e polenta frita sequinha
Sempre que estou montando alguma lista de acompanhamentos, procuro abordar todos os ângulos. Por exemplo, se a gente analisar a sugestão anterior, veremos que não é a coisa mais saudável, concorda?
Então, eu sei que há pessoas que preferem equilibrar carne suína com acompanhamentos mais leves. E isso é uma coisa boa, pois permite que você aprecie todo o sabor da bisteca.
Só que não precisa exagerar na salada, pode ser algo simples e rápido, dá uma olhada nessa sugestão:
- Folhas de alface roxa
- Folhas de alface americana
- Tomate cereja ou mascote cortado ao meio
- Algumas folhas de rúcula ou agrião
- Pepino japonês fatiado bem fino para dar um crocante
- Se quiser mais cor, inclua repolho roxo fatiado bem fininho
- Espalhe algum molho sobre a salada, como balsâmico, de iogurte com mel ou qualquer outro que preferir.
A princípio pode parecer que está fazendo salada para acompanhar peixe, mas não, a bisteca se encaixa perfeitamente nessa composição. Além do mais, frite alguns palitos de polenta e espalhe parmesão ralado por cima.
SUGESTÃO DE PREPARO PARA A BISTECA: para esse acompanhamento eu sugiro grelhar uma bisteca de maior espessura. Para isso talvez seja importante saber como fritar bife, mas é bem simples!
4. Experimente um almoço americano com bisteca suína, purê e ervilhas ao molho
“E lá vem você falar de corte de carne americano”. Nada disso, estou falando dos acompanhamentos para bisteca mesmo. O americano não costuma comer igual o brasileiro, ou seja, arroz, feijão, uma proteína e alguma salada.
Por lá, a mesa é composta por uma carne, geralmente grelhada, legumes também grelhados e um purê ou algo parecido. Nesse contexto, a combinação mais consumida é bisteca suína, purê de batata cremoso e ervilhas ao molho da carne.
Sério, de vez em quando invento de fazer umas combinações diferentes como essa, e o resultado é fantástico. Inclusive, a bisteca desta refeição pode ser aquela frita com bastante açafrão, colorau, páprica picante e cebola.
Ao final da fritura, você deglaça o fundo da frigideira com um pouco de água ou vinho branco, finaliza as ervilhas e está pronto!
5. Prepare arroz à grega com carne desfiada e abacaxi assado sobre a bisteca de porco
Seguindo a tradição da carne suína com sabores agridoces, tenho uma surpresa. A ideia aqui é caprichar no arroz à grega com ervilha, milho, cenoura e cheiro-verde.
Além disso, você ainda pode agregar um pouco de carne desfiada. “Certo, mas devo usar carne de sol desfiada ou carne seca?”. Tanto faz, mas saiba que a carne seca precisa ser dessalgada por completo, já a carne de sol não.
No entanto, o diferencial fica por conta das fatias de abacaxi grelhado. Para isso, faça assim:
- Corte as rodelas de abacaxi e retire toda a casca.
- Agora, misture 2 colheres (sopa) de açúcar e ½ colher (chá) de canela.
- Em seguida, esfregue essa mistura dos dois lados do abacaxi e leve numa frigideira quente.
- O ponto certo é quando dourar bem e ficar com aparência suculenta.
O melhor dessa ideia é que você pode servir separado, sobre os bifes de bisteca ou em cubos para abocanhar tudo junto. Porém, como o arroz e o abacaxi são fáceis de fazer, vou deixar um vídeo de sugestão de bisteca.
SUGESTÃO DE PREPARO PARA A BISTECA: estou falando de uma bisteca assada no forno com batatas e um tempero espetacular. Como resultado, seu abacaxi fará ainda mais sentido, dá uma olhada:
Dentre tantas oportunidades, uma mais deliciosa que a outra, já sabe o que servir com bisteca de porco naquele almoço de domingo que está chegando? Agora não tem como reclamar que vai ficar sem ideias, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe com amigos e familiares, até a próxima!