Molho para carne: 6 opções simples e deliciosas

Apenas quem provou medalhão de filé mignon com molho madeira, entende o valor da combinação do molho para carne ideal.

Por melhor e mais suculenta que uma carne seja, o molho certo tem “propriedades mágicas” que realçam ainda mais sabores. Não à toa, os melhores restaurantes sempre oferecem alternativas maravilhosas de molho para acompanhar, já notou?

Então, você irá gostar das próximas dicas que eu separei, pois aprenderá como fazer os melhores molhos para surpreender as refeições aí na sua casa. Vamos conferir?

6 Melhores opções de molho para carne

molho para carne

2 opções simples e deliciosas de molho para carne vermelha

Dentre todas as carnes, os melhores sabores surgem dos preparos de carnes vermelhas combinadas com molho. “Ah, mas daí você já está falando de pratos requintados, caros e que a gente só encontra em restaurante”.

Muito pelo contrário, me refiro às receitas do dia a dia mesmo. Por exemplo, experimente fazer uma deliciosa carne em tiras com molho de churrasco pronto. Isso mesmo, molho pronto, onde você joga no final do preparo para deglaçar a panela.

Depois você serve com uma saladinha de acelga, tomate e finaliza com molho balsâmico. Olha que simplicidade, e o sabor disso? Quando você experimentar vai saber do que estou falando.

1. Tradicional molho de mostarda com toque de especiarias

Começando com tudo, trago até você uma opção que parece ter saído do livro de receita de chef de cozinha. Estou falando do molho de mostarda, mas não é qualquer molho, visto que é feito na própria frigideira da carne.

Sabe quando você faz bife acebolado e sobra aquela “crostinha” no fundo da frigideira? Então, para aproveitar todo esse sabor, você precisará:

  • 30ml de vinho branco seco;
  • 60ml de creme de leite fresco;
  • 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon (pode ser a tradicional).

Com a frigideira morna, coloque o vinho e ligue em fogo médio. Mexa bem para desgrudar o fundo e evaporar o álcool. Em seguida, acrescente o creme de leite e a mostarda, misture e deixe ferver por 2 minutos ou como preferir.

Você ainda pode adicionar pimenta-do-reino, açafrão e um pouco de alho em pasta. “Ah lá, falei que ia vir receita com carne cara”.

Se está pensando que vou sugerir filé mignon, é porque nunca se perguntou se paleta bovina serve para bife. Desse modo, experimente com a carne que preferir, depois é só espalhar por cima e bom apetite!

2. Molho de manteiga com alho

Quer um preparo em que você frita a carne e o molho fica pronto junto? Daí é só servir como carne para acompanhar risoto e a refeição está garantida, o que acha?

Ingredientes do molho

  • Suco e raspas de 1 limão siciliano
  • 4 dentes de alho processados
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

Modo de preparo

  1. Numa frigideira, coloque manteiga e as raspas do limão e ligue em fogo médio.
  2. Logo que esquentar você junta e frita os bifes até dourar como preferir, retire e reserve.
  3. Em seguida, abaixe completamente o fogo, acrescente suco de limão e alho, mexendo para refogar.
  4. Por último, adicione cheiro-verde picado a gosto e deixe murchar levemente.

Despeje o molho sobre os bifes e tenha uma combinação que é de fazer a gente repetir o prato. É simples? Muito, mas acompanhar pelo vídeo é bacana né?

2 ideias diferenciadas de molho para carne de frango

Duvido que exista alguém que faça frango e não se pergunte qual o melhor molho para comer com frango frito. É surreal a quantidade de receitas para incrementar desde o filé de frango até a sobrecoxa assada, por exemplo.

1. Molho rápido de limão cremoso

Em sua grande maioria, todo molho é feito diretamente na frigideira ou panela em que a carne foi preparada. Isso porque é uma das melhores técnicas para não desperdiçar nenhum sabor, especialmente aqueles que resultam do cozimento.

Com isso em mente, essa sugestão cai como uma luva para acompanhar filé de frango simples do dia a dia.

Ingredientes

  • 300ml de caldo de frango temperado
  • 150ml de suco de limão (Taiti, siciliano ou uma mistura dos dois)
  • ½ cebola picada
  • 2 folhas de louro
  • 3 ramos de tomilho
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 dentes de alho amassados com casca
  • Amido de milho suficiente para engrossar o caldo da carne

Modo de preparo

  1. Na frigideira da fritura, ligue em fogo médio e adicione todos os ingredientes.
  2. O segredo é reduzir pela metade, mexendo sempre para não queimar.
  3. Em seguida, coe os ingredientes sólidos e volte o líquido à panela.
  4. Assim que levantar fervura novamente, adicione amido de milho dissolvido em água e deixe até encorpar.

DICA EXTRA: é superimportante corrigir o sal do molho, bem como dar um toque com açúcar. Desse modo você quebra a acidez e equilibra o sabor!

2. Molho para acompanhar sobrecoxa frita ou assada

O povo fala tanto do peito de frango, mas é aquela coxa e sobrecoxa desossada que oferece a verdadeira suculência. Isso sem contar que quando você prepara no forno, fica com uma pele crocante fenomenal.

Porém, esse molho funciona bem com coxa e sobrecoxa frita, desde que desossada. Afinal, a fritura da carne com osso não fica tão bacana, pois há possibilidade de ficar malpassada por dentro.

Ingredientes

  • ½ cubo de caldo de galinha ou legumes
  • 300ml de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Sal, pimenta-do-reino, curry, pimenta calabresa e cheiro-verde a gosto
  • ½ cebola picada
  • ½ caixa de creme de leite

De todos os molhos até aqui, esse é o mais simples. O passo a passo consiste em adicionar os ingredientes na panela ou frigideira da carne, deixando o creme de leite por último.

Assim que apurar perfeitamente sirva sobre o frango ou coloque o frango sobre o molho na panela. Olha só que ideia interessante para servir no almoço de domingo com frango!

2 sugestões apetitosas de molho para acompanhar carne de porco

Você quer fazer uma escolha de segurança, que seja simples e de sabor único? Então, escolha a combinação de laranja e mostarda. Estes dois componentes enriquecem os cortes de porco, não importa qual escolha.

É justamente daí que partiremos, pois, a primeira opção é um irresistível molho de mostarda e laranja.

1. Molho perfeito para carne de porco

Numa frigideira, adicione manteiga, alho, suco de laranja e aumente o fogo para reduzir esse caldo. Em seguida, acrescente 2 colheres (sopa) bem cheias de mostarda e um pouco de tomilho ao final do preparo. Como sugestão de preparo, você pode fazer:

  • Copa lombo suíno em bifes.
  • Picanha suína grelhada.
  • Bisteca de porco frita na manteiga de ervas.
  • Lombo de porco em tiras grelhado na manteiga.

Enfim, a escolha da carne é sua, uma vez que o molho está no “gatilho”. Aliás, prefira fazer essa sugestão especialmente depois de usar a frigideira, deixando os temperos e sabores que o molho absorve!

2. Filé de porco à francesa com um molho imperdível

Fugindo um pouco do tradicional, nesse molho vamos usar ervilha fresca, champignon fatiado, mel, mostarda, manteiga, azeite, temperos naturais e 1 caixinha de creme de leite.

Quando os bifes de filé mignon suíno estiverem quase no ponto, vá adicionando os demais ingredientes e mexendo. O pulo do gato é colocar um pouco de água com suco de limão para formar o caldo que finaliza o molho.

Por último, quando reduzir bem você acrescenta o creme de leite para fechar com chave de ouro. Não se preocupe com os detalhes, já que vou deixar o vídeo abaixo.

Algumas considerações, você pode trocar a ervilha por alcaparras, pode acrescentar um pouco de mostarda, ao invés do limão usar suco de laranja e apostar no açafrão para dar cor e identidade ao prato!

Qual sugestão de molho para carne vai primeiro? Já escolheu?

Uma das maiores vantagens de fazer molho para servir com carne, é que você não precisa ser expert na cozinha. Se eu te falar que já comi deliciosos molhos apenas com ketchup, maionese e um toque de mostarda, você acredita?

Em outras palavras, basta imaginar qual molho para acompanhar frango assado ficaria bom, e mãos à massa. O mesmo vale para carne vermelha, suína, bem como peixes.

Nesse momento você conhece a fundo 6 excelentes opções de molho para carne que são um arraso. De verdade, quando você fizer vai se lembrar de cada uma das dicas extras que dei aqui hoje!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se te ajudaram a enxergar o potencial do molho com carne, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para ajudar outras pessoas e até a próxima!