O que mais surpreende não é o preparo do petisco de macarrão na airfryer, mas sim como as pessoas descobrem e inventam esse tipo de receita.
Pensa comigo, qual a probabilidade de você fazer macarrão “frito” na airfryer, apenas com temperos e sair um petisco fantástico pra qualquer hora? Pois é, deu tão certo que existem milhares de preparos como esse, com todo tipo de macarrão e acompanhamento.
O que você acha de descobrir a essência dessa ideia genial, além de muitas dicas para diferenciar e não enjoar nunca? Então, esse conteúdo é para você, confira!
Como fazer petisco de macarrão na airfryer fácil e sem “firula”
A maioria das receitas de petiscos rápidos e baratos que aprendemos a fazer, surgem praticamente do nada. Repare para ver, aquele bolinho crocante e diferente do boteco, “nasceu” de um outro preparo que pode ter dado errado.
E com o petisco de macarrão certamente aconteceu a mesma coisa. Na realidade, essa sugestão surgiu e “viralizou” rapidamente através do TikTok. A partir de um simples vídeo, o petisco se tornou uma febre e todos procuraram saber a fundo.
Se é o seu caso, eu não sei, mas o que posso afirmar é que se trata de uma receitinha delícia. Sabe essas receitas de entradas fáceis que tornam nossa vida mais feliz? Então, é justamente isso que veremos agora, sem mais delongas!
Ingredientes do petisco
- 2 xícaras (chá) de macarrão gravatinha;
- Água para ferver o macarrão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Chimichurri, páprica picante, açafrão e curry a gosto;
- 1 colher (sopa) de azeite.
Ingredientes do molho
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
- 3 fatias de queijo muçarela;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 2 colheres (sopa) de leite;
- 1 colher (sopa) de requeijão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo prático
- Leia as instruções de cozimento do macarrão e siga os passos.
- Basta encher uma panela com água, adicionar sal e deixar ferver.
- Depois, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado.
- Agora, retire e coloque sobre papel-toalha para absorver umidade.
- Em seguida, transfira o macarrão para uma tigela, coloque todos os temperos e bastante azeite.
- É fundamental misturar muito bem para pegar tempero em todos os grãos.
- Depois disso, espalhe metade do macarrão no cesto da airfryer e frite por 15 minutos a 180°.
- Vale ressaltar que na metade do tempo você deve abrir e mexer para fritar por igual.
- Repita o processo com a outra metade do macarrão.
- Para o molho, coloque os ingredientes na panela, mexendo sempre até derreter e ficar cremoso.
- Não esqueça de adicionar uma pitada de tempero no molho.
- Por fim, transfira para um ramequim bem bonito e sirva tudo junto.
Consegue ver o potencial desse petisco supersimples e maravilhoso? O macarrão fica quase à pururuca de tão crocante. Acompanhe os detalhes pelo vídeo a seguir:
SUGESTÃO EXTRA: 6 molhos para acompanhar esse petisco rápido
O bom de fazer esse macarrão não está apenas na praticidade ou sabor dos temperos e crocância dos grãos. Isso porque são os molhos que complementam a experiência e entregam verdadeiras combinações formidáveis.
Sendo assim, você pode preparar desde receitas de molhos para carne, como o próprio barbecue, até molhos mais encorpados. Minha recomendação pessoal é: aposte na diversidade de molhos cremosos, com queijo, requeijão, catupiry e por aí vai.
- Molho de pimenta vermelha suave é ousado e fica divino.
- Molho de mostarda, maionese, alho assado, suco de limão, cheiro-verde e azeite a gosto.
- Faça uma mistura simples de ketchup, maionese e mostarda, é um clássico que agrada a todos.
- Prepare um creme de queijo com cream cheese, bacon frito, parmesão ralado, alho frito e salsinha picada.
- Creme de alho assado com queijo gorgonzola e creme de leite fresco fica perfeito.
- Vá de clássico, traga o molho tártaro para incrementar seu macarrão na airfryer.
Sempre que estiver sem criatividade, pode se guiar pelos molhos para fondue de carne. Isso porque geralmente oferecem a mesma consistência e cremosidade que precisamos para molhar o macarrão, concorda?
Existe um macarrão ideal para fazer na airfryer?
Não acho que exista um macarrão que seja ideal e mais apropriado. Na verdade, você pode escolher a partir daqueles que você já costuma consumir. Por exemplo, o tipo gravatinha da receita fica muito bom, mas é pequeno.
Se você é daquelas pessoas que gostam de mergulhar o petisco no molho, pode encontrar “dificuldades”. Em contrapartida, o rigatoni é maior, mais massudo e facilita pegar grandes quantidades de molho ao mesmo tempo. Veja os principais tipos:
- Cannelloni.
- Macarrão concha ou conchiglie tem um grão maior que pode ser interessante.
- Macarrão pipe tem um formato bacana para mergulhar no molho.
- Penne é bastante favorável e fica bem bonito quando frito.
- Além disso, há o fusilli, o famoso parafuso também entrega crocância.
Uma dica valiosa é experimentar massa de grano duro. Esse macarrão é feito com o trigo conhecido como “Triticum Durum”, em que o trigo possui grãos mais firmes.
Como consequência, ao fazer petisco de macarrão na airfryer com grano duro, terá um crocante ainda mais evidente. Porém, aqui não é interessante fritar demais, pois pode ressecar para valer.
As receitas de macarrão feitas na airfryer mudam bastante?
Não necessariamente, pois o que conta de verdade é o molho de acompanhamento e os temperos colocados ao fritar. Contudo, uma coisa posso sugerir, que é adicionar um pouco de parmesão ralado antes de levar à airfryer.
Como resultado, você dá mais sabor aos grãos e torna a receita incrível para combinar com molhos mais suaves.
Portanto, capriche nos temperos e especiarias, pois esse petisco que veio diretamente do TikTok, pode facilmente se tornar um acompanhamento para aquele almoço de domingo com frango, nem que seja como entrada, o que acha?
Vou deixar mais um vídeo a seguir, onde a pessoa usou um macarrão diferente, além de temperos únicos. Tenho certeza que você não vai resistir e colocará no cardápio da próxima festinha com os amigos.
Toda receita prática assim é muito bem-vinda na cozinha!
Depois dessa enxurrada de dicas e informações bacanas sobre como fazer e diferenciar o petisco de macarrão na airfryer, você não encontrará mais desculpas para deixar de reunir a galera e aproveitar bons momentos juntos, não é verdade?
Afinal de contas, acredito que não exista algo mais fácil de fazer e com um resultado que encanta e faz nosso paladar “pular de alegria”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você também não conhecia e se surpreendeu, não esqueça de compartilhar. Tenho certeza de que vai servir de inspiração pra muita gente. Até a próxima!