Aprender a fazer carne de sol desfiada abre o leque de receitas maravilhosas para você testar na cozinha e ainda surpreender muita gente.
Comumente utiliza-se mais carne seca, não por ser melhor ou mais recomendada, mas sim pela facilidade de encontrar nas prateleiras. Já a carne “curada ao sol”, geralmente é comercializada sobre o nome de jerked beef.
Quer ter uma opção rápida para seus diferentes preparos ou prefere simplesmente fazer um desfiado acebolado? Então, confira só as dicas preciosas que eu separei!
Carne de sol desfiada: 3 técnicas diferentes e eficientes para desfiar
1. Cozimento misto e desfiado na batedeira
Você é uma pessoa curiosa na cozinha? Sabe daquelas que costumam escarafunchar as técnicas e métodos apenas para ficar por dentro? Ou é uma pessoa mais direta, onde coloca em prática o conhecimento aprendido?
Pergunto isso porque antes de desfiar, é crucial reduzir o sal, mesmo que a carne de sol tenha menores quantidades. Dessa forma, é possível cozinhar a carne de muitas maneiras diferentes, dependendo da sua necessidade.
Por exemplo, nessa primeira técnica você cozinha por alguns minutos na água numa panela no fogo. Em seguida, finaliza o cozimento na pressão para conseguir desfiar com facilidade. Nesse sentido, faça assim:
- Corte a carne em cubos médios e coloque numa panela;
- Em seguida, cubra com água e ligue em fogo alto;
- Após levantar fervura, abaixe para fogo médio e cozinhe por 5 minutos;
- Logo depois, descarte a água e lave a carne;
- Agora, coloque a carne na panela de pressão e adicione 1,5 litro de água;
- Quando pegar pressão, conte 10 minutos de cozimento em fogo baixo;
- Por último, retire, escorra e coloque na tigela da batedeira. Se for planetária é ainda melhor;
- O ideal para desfiar é iniciar em velocidade baixa e aumentar gradualmente até “esfarelar” na consistência que deseja.
DICA EXTRA: caso não tenha a batedeira apropriada, pode ser num mixer simples que também funciona!
2. Cozimento na pressão e desfiado no processador
Se você não quer perder tempo cozinhando na panela, leve tudo para a panela de pressão de uma vez. Porém, é interessante lavar a carne em água corrente para eliminar o excesso de sal que fica na superfície.
Feito isso, coloque a carne na pressão, cubra com água e cozinhe entre 12 e 15 minutos em fogo baixo. É melhor cozinhar menos e corrigir depois, do que passar do ponto e virar “papa”, concorda?
O próximo passo é colocar a carne cozida e dessalgada no processador de alimentos e pulsar até desfiar. É um processo bem rápido, então, não tem necessidade de moer demais. Do contrário, vira uma maçaroca que só!
DICA EXTRA: na etapa do cozimento, uma dica valiosa é adicionar algumas folhas de louro. Além disso, pode juntar tomilho fresco e até mesmo coentro. Estes ingredientes dão sabor à carne antes do preparo, seja assado ou carne de sol frita.
3. Cozimento na panela e desfiado no garfo
Todos sabemos que a panela de pressão é uma “mão na roda” e “pau para toda obra”, não é verdade? Podemos atrasar as refeições que a panela salva o dia da gente. Com isso em mente, muitas vezes as pessoas exageram nas quantidades e sobra.
Claro, tem como aproveitar carne assada no dia seguinte, mas a panela fica suja e nos obriga a tomar outros rumos. Nesse contexto, a próxima técnica é ideal para quem está sem panela de pressão disponível, pois utiliza-se a panela tradicional.
Antes de mais nada, dê aquela lavada na carne e faça o seguinte:
- Pegue uma panela grande e coloque a carne picada.
- Adicione água até cobrir e ligue em fogo alto.
- Após a fervura, abaixe para fogo médio/baixo.
- O tempo de cozimento fica entre 15 e 20 minutos.
- Contudo, faça questão de acompanhar até perceber que está macia.
- Em seguida, transfira para uma bancada para desfiar.
- Utilizando dois garfos, espete no centro dos pedaços com os garfos em posições opostas.
- E vá fazendo um movimento de puxar para as laterais, tudo se desmancha facilmente.
Em vista das outras técnicas, essa parece rudimentar? Sim, mas se você prefere consistência na carne e gosta de sentir o sabor natural, é o melhor desfiado.
DICA EXTRA: para quem não quer sujar utensílios para desfiar
Não adianta, nem todo mundo gosta de fazer sujeira na cozinha. Em situações como essa, a saída é cortar a carne em pedaços maiores, cozinhar até amolecer e desfiar à mão. Parece desafiador a princípio, mas é uma boa alternativa para obter um desfiado uniforme para ficar destacado nas receitas. Dá uma olhada nesse vídeo:
Como temperar carne de sol: 2 ideias de temperos equilibrados
É comum pensar que existem segredos para temperar carne de sol, mas não há. Na realidade, o que conta é considerar o sal. Por exemplo, cozinheiros (as) com experiência sabem mesclar o sal das receitas.
Dessa maneira, ao tirar o sal da carne, adiciona-se sal à receita, como de costume. Em contrapartida, se o preparo for com a carne ainda salgada, dificilmente vemos sal na receita, pois a carne equilibra.
Sabendo disso, fica viável utilizar todo e qualquer ingrediente. Dos temperos naturais para carne, como curry, chimichurri, alho em pó, açafrão, colorau e pimentas, às ervas frescas. Tudo é válido e enriquece os pratos.
Inclusive, um ponto de partida interessante para acertar a mão no tempero, é ter a receita em mente. Por exemplo, se for fazer uma carne desfiada frita com cebola, “capriche sem dó” nos ingredientes.
Agora, se a receita pede a união do desfiado com purês, vá com calma e harmonize sabores suaves e delicados. Dito isso, fique agora com 2 sugestões fantásticas que podem ajudar.
Sugestão 1 – Tempero ideal para carne desfiada de sol frita
- 2 cebolas grandes em rodelas
- 4 dentes de alho amassados (se for alho em pasta, melhor ainda)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de cominho
- Cheiro-verde picado a gosto
- Azeite ou manteiga de garrafa a gosto
Esse mix de temperos é uma excelente base para complementar com outros ingredientes da sua preferência. Afinal, quanto mais tempero na carne frita, mais saborosa fica!
Sugestão 2 – Tempero ideal para cozidos e ensopados com carne desfiada
- 500g de carne de sol
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 1 colher (chá) de orégano
- ½ colher (chá) de açafrão
- ½ colher (chá) de curry
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- ½ sachê de molho de tomate
Essa sugestão é valiosa e casa perfeitamente com receitas de carne de sol na panela de pressão. Afinal, nos entrega um caldo que palavras não conseguem descrever de tão saboroso!
Aprenda a melhor receita de carne desfiada de sol fácil e rápida
Como mencionei no conteúdo, você pode usar a carne desfiada para fazer muitos pratos. Entre as principais, temos a carne frita com tomate, cebola, pimentão vermelho e especiarias.
Outro preparo bem gostoso é quando você desfia a carne um pouco mais grossa e faz como se fosse carne em tiras. Tudo bem refogadinho, não há acompanhamento melhor para as refeições.
Porém, guardei uma receita na manga e apresento a você a carne de sol na nata. Receita tradicionalmente sergipana, tem se alastrado pelo Brasil afora, veja a lista de ingredientes:
- 600g de carne de sol desfiada (prefira a carne acém)
- 300g de nata
- 200ml de creme de leite fresco
- 400ml de leite
- 250g de queijo coalho ou muçarela picado em cubos
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 cebolas pequenas picadas
- 6 dentes de alho processados
- Azeite ou manteiga de garrafa a gosto
- Cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto
A receita não guarda nenhum segredo. O primeiro passo é refogar cebola e alho com a carne até dourar e reservar. Em seguida, refogue mais cebola e alho, incorpore o amido dissolvido em leite e o queijo coalho. Mexa até dissolver bem.
Por último, acrescente a nata e o creme de leite e, quando encorpar a mistura, coloque a carne e salpique cheiro-verde. Não se preocupe com as particularidades, pois encontrei um vídeo bacana que pode te ajudar:
Um pedaço do Nordeste é sempre bem-vindo na cozinha!
Por mais que consigamos trocar carne desfiada por carne moída em receitas como escondidinho e fricassé, o resultado é diferente. Afinal, apenas quem provou a verdadeira receita de escondidinho com carne seca desfiada, sabe como fica divino.
Nesse cenário, agora que você entende melhor como fazer carne de sol desfiada, do processo da dessalga ao preparo, o jeito é libertar a criatividade e abrir a mente para novos sabores.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se for possível, não deixe de compartilhar com mais pessoas nas redes sociais, pois sempre tem alguém em busca de uma forma diferente de preparar carne de sol. Até a próxima!