O que acha de descobrir o que combina com carne de porco frita e, assim, servir apenas as melhores combinações?
Embora seja uma carne fácil de combinar, a verdade é que muita gente tem dificuldade para “pensar fora da caixa”. Antes de entrarmos nas sugestões, saiba que carne de porco casa muito bem com sabores agridoces, ácidos e cítricos, essa é a base.
Pensando nisso, fiz uma seleção incrivelmente recheada de acompanhamentos para você acertar na mosca em suas refeições. Está imperdível, então confira o que combina com carne de porco frita para nunca mais errar!
O que combina com carne de porco frita: 5 acompanhamentos espetaculares para servir
Nem só de carne de porco para churrasco vive o brasileiro, não é verdade? Pelo contrário, o consumo de carne suína cresceu muito nos últimos anos, impulsionado recentemente pela temida inflação.
Como resultado, o brasileiro tem apostado nos cortes de porco para compor a mesa das refeições balanceadas com proteínas animal. Porém, apesar da sua versatilidade, o desafio é encontrar acompanhamentos que ajudem a diversificar.
Nesse momento, a grande maioria até escolhe boas alternativas, mas peca na hora de harmonizar sabores. Afinal, carne suína frita tem sabor característico intenso que precisa ser compensado com preparos suaves e certeiros.
1. Salada de legumes grelhados com vinagrete de ervas
Você pode dizer ser uma opção focada no público fit, mas salada para acompanhar carne é manual básico na cozinha. E quando falamos na carne suína, as opções de legumes são variadas, saborosas e enriquecem a refeição.
A gama de ingredientes pode seguir a disponibilidade da sua despensa e geladeira, mas minha sugestão pessoal é:
- 1 cenoura picada em rodelas
- Brócolis ninja em floretes a gosto
- 1 cebola roxa grande cortada em pétalas
- 2 abobrinhas caipira pequenas cortadas ao meio em fatias grossas
- 1 berinjela cortada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Vinagre e azeite a gosto
- 150ml de vinho branco seco
Numa frigideira antiaderente, adicione azeite e grelhe cada ingrediente individualmente. É importante deixar até formar o aspecto de grelhado, dando aquela grudada no fundo. Então, assim que fizer a marquinha, tire e reserve todos separados.
Em seguida, adicione vinho na frigideira, ligue em fogo alto e mexa para soltar o fundo. Na sequência, transfira esse molho cheio de sabor para uma tigela. Nesse momento faremos o vinagrete de ervas, adicionando:
- Molho de vinho “deglaçado”.
- 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
- Hortelã picada a gosto
- Azeite e vinagre de vinho tinto a gosto
Por fim, mexa para homogeneizar, espalhe nos legumes grelhados e misture. Depois é só servir com a carne suculenta, fica simples e maravilhoso.
SUGESTÃO DE CARNE DE PORCO: essa sugestão refinada fica ainda mais irresistível com a picanha suína frita. Experimente combinar com molho de laranja picante. Vai me dizer que existe combinação melhor?
2. Batatinhas assadas com especiarias e 2 opções de molho
Nem sempre fazemos carne de porco frita para acompanhar as refeições. Muitas vezes o objetivo é bolar algum tipo de petisco para o happy hour com os amigos.
Nesse sentido, a sugestão de batatas assadas é perfeita. Isso porque tudo que precisa fazer é lavar as batatas, cortar em canoa e levar ao forno. Por outro lado, o capricho mesmo vem nos temperos usados, como:
- 600g de batata Ágata (cortada em canoa)
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Curry
- Açafrão
- Colorau
- Tomilho e alecrim frescos
- Azeite ou manteiga derretida para unir os sabores
Desse modo, você colocará uma quantidade generosa de temperos, pois fica delicioso. Em seguida, leve ao forno a 200° sem papel-alumínio por cerca de 1 hora. Você pode acrescentar bacon e muçarela também!
Inclusive, essa sugestão com porco frito é um dos melhores petiscos para festa, pois casa perfeitamente!
2 SUGESTÕES DE MOLHO: a sugestão de molho pode ser variada, mas recomendo experimentar molho de alho e cebola grelhada. Além deste, uma outra receita incrível é o molho de maionese com limão e tomilho!
3. Risoto de gorgonzola com pera intenso e cremoso
Deixando as inovações de lado, vamos de clássico na cozinha que combina muito bem com carne de porco por sinal. O risoto é algo rápido de fazer. Porém, as pessoas colocaram na cabeça que é difícil e coisa de “gente bacana”.
Entretanto, o que difere da receita de arroz tradicional, é o tipo de arroz e a adição de algum caldo. Logo, o mais comum é caldo de legumes, feito com talos de alho-poró, cenoura, salsão, cheiro-verde e ervas frescas. Anote os ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
- 1lt de caldo de legumes
- ½ cebola picada
- 2 peras (1/3 picado em cubos e o restante em filetes)
- 100g de gorgonzola picado
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- Parmesão ralado a gosto
- 1 colher (sopa) rasa de manteiga
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
SUGESTÃO DE CARNE FRITA: já que o risoto possui um sabor mais acentuado por conta do gorgonzola, parmesão e vinho, sugiro fazer copa lombo suíno. Afinal, é uma carne macia, suculenta, rica em sabor e com gordura na medida, ideal para risoto!
Para que você consiga dominar o preparo, que é bem fácil, vou deixar um vídeo completinho a seguir. O ingrediente mais importante aqui é manter a mente aberta, uma vez que o resultado é um risoto fenomenal!
4. Combinação de molho com tomate recheado assado e batata rústica
Quem busca acompanhamento fácil para carne de porco, pode encontrar nos molhos excelentes combinações versáteis. Gosto de pensar que uma guarnição não é necessariamente aquela que você faz à parte da carne.
Muito pelo contrário, o acompanhamento pode facilmente ser um molho cremoso, com boa textura e ingredientes ricos em sabores. Por sua vez, você pode servir sobre a carne frita que fica um espetáculo de boa.
- 1 cebola cortada em rodelas
- 2 dentes de alho picados
- Suco de 1 laranja
- 2 colheres (sopa) de maionese de limão
- Cheiro-verde a gosto
- Sal e pimenta-do-reino
Essa receita é incrível porque você usa a mesma frigideira da fritura da carne, ou seja, aproveita os temperos grudados. Por conseguinte, o passo a passo do molho é o seguinte:
- Adicione óleo e refogue cebola e alho.
- Junte o suco de laranja e misture para deglaçar a panela.
- Em seguida, acrescente maionese, mexendo para unificar os sabores.
- Agora, corrija o sal, coloque pimenta e mexa.
- Para finalizar, salpique cheiro-verde picado e misture.
- O ponto ideal é quando o fundo da frigideira está limpo, o molho cremoso e cor inconfundível.
SUGESTÃO DE CARNE FRITA: esse molho fica bom com qualquer carne, mas experimente temperar bisteca para fritar. É como levar um pedaço de um bom restaurante para dentro de casa!
5. Prove o feijão gordo com arroz de açafrão e alcaparras
Quando comento com alguém sobre o feijão gordo, geralmente as pessoas arregalam os olhos, sem saber do que estou falando. Na verdade, o feijão gordo se parece muito com a receita de feijoada tradicional, só que com feijão vermelho.
E quando falamos em combinar com carne de porco frita, esse feijão é, sem dúvidas, uma opção formidável. De forma geral, a receita leva bacon, linguiça, bastante alho e cebola, colorau, tomate, pimentão vermelho e temperos a gosto.
Por conseguinte, você vai refogar e fritar os ingredientes, o feijão entra por último na hora de cozinhar na pressão. Além do feijão, para completar a experiência, sugiro fazer um arroz de açafrão com alcaparras salteadas na manteiga.
Eleve o patamar das suas receitas com carne suína frita!
Nesse momento você sabe exatamente o que combina com carne de porco frita, não é verdade? Além disso, conheceu boas sugestões extras, como molhos e dicas certeiras.
Como resultado, seu cardápio nunca mais será simples, pois há sempre algo para provar e experimentar com carne suína. Afinal, é indispensável reinventar a cozinha, de modo a acompanhar o preço dos alimentos, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com todo mundo nas redes sociais e até a próxima!