Normalmente associado aos petiscos e aperitivos de boteco. Mas você precisa encontrar o melhor acompanhamento para fígado acebolado para suas refeições ficarem perfeitas.
Tem gente que deixa de preparar porque acredita que não tem como combinar ou que existam opções saborosas. Mas a realidade nos mostra que há incontáveis guarnições que são diferentes e ficam ótimas servidas com fígado.
Então, se você está sem muita criatividade, mas não quer abrir mão de boas sugestões para levar à mesa, esse conteúdo é para você. Não deixe de acompanhar e surpreenda-se!
5 ideias de acompanhamento para fígado acebolado
Há quem afirme que não existe diferença entre fígado de boi e de frango. Porém, quem sabe como fazer fígado de frango frito, entende que os sabores e texturas são diferentes, bem como temperos.
Além disso, o fígado de boi possui sabor acentuado e exige certos cuidados, a exemplo da membrana recobrindo a carne. O que quero dizer, é que os acompanhamentos podem ser diferentes, de modo a oferecer a combinação certeira.
Com isso em mente, escolha a carne que melhor se encaixa em suas receitas, combinado?
1. Purê de batata com bacon e vagem salteada na manteiga
Você também é daquelas pessoas que fazem arroz e ainda preparam purê de batata na mesma refeição? Embora seja uma combinação incrível, a refeição acaba pesada por conta da quantidade de carboidratos, concorda comigo?
Então, o intuito dessa primeira ideia é trocar o arroz, fazendo apenas purê para servir com o fígado acebolado. Sabe quando você faz o famoso bife acebolado e serve com um purê aveludado? Pois bem, essa é a ideia!
“Nossa, mas não fica um sabor simples demais?”. De forma alguma, você vai além da receita tradicional de purê, pois colocaremos bacon nisso tudo. Portanto, prepare o purê do seu jeito, colocando manteiga, cebola, alho e creme de leite fresco.
Agora, numa frigideira você colocará azeite para fritar cerca de 200g de bacon picado. Com isso, frite até dourar e deixar o “grudinho” no fundo da frigideira. Depois disso, é só incorporar no purê na finalização.
Porém, o pulo do gato aqui é saltear vagem pré-cozida na frigideira do bacon, adicionando um toque de manteiga. Sirva tudo junto e aproveite com o fígado porque será um dos melhores acompanhamentos, pode apostar!
DICA EXTRA: não gosta de purê? Sem problemas, troque por batatas assadas com alecrim e azeite, mas não deixe de fazer o bacon em tiras para servir com a vagem!
2. Quiabo refogado com pedaços de frango e muito tempero
Você aprendeu certinho como temperar fígado para fritar, e escolheu uma carne bem fresca e avermelhada. No entanto, o almoço se aproxima, mas as ideias para acompanhamento mal passam pela cabeça.
Daí você lembra que na geladeira tem quiabo que está quase perdendo se não fizer logo. Além disso, tem como aproveitar sobras de frango do último preparo. Pronto, você acaba de juntar o útil ao agradável.
Dessa forma, prepare um franguinho cozido com quiabo e muito tempero. Inclusive, não deixe de colocar tomate, pimentão amarelo, cenoura e cebola à revelia. Tenho certeza de que o fígado acebolado terá que disputar atenção na mesa!
DICA EXTRA: para quem está acostumado a escolher o melhor acompanhamento para galinha caipira, vai ser “mamão com açúcar” esse preparo, fica divino!
Vou deixar um vídeo que ensina certinho como fazer frango com quiabo, dá uma olhada:
3. Batata rústica com molho de queijo, bacon e açafrão
O que acha da ideia de preparar um acompanhamento que seja completo? Sabe aquele preparo que você faz e não precisa de mais nada, pois é intenso e satisfaz bem? Pois então, você ficará de queixo caído com essa batata rústica:
- 1kg de batata
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de requeijão
- Pimenta calabresa e pasta de alho a gosto
- Leite suficiente para encorpar o molho
- 200g de muçarela
- 150g de bacon frito
- Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo rápido
- Comece cortando as batatas em canoa, mantenha a casca para crocância.
- Agora, adicione páprica, pimenta, azeite, sal e misture tudo muito bem.
- Em seguida, coloque numa assadeira com os dentes de alho
- Na sequência, leve ao forno preaquecido a 200° por cerca de 30 minutos, reserve.
- Para o molho, amasse o alho que foi assado com as batatas.
- Junte maionese, requeijão e coloque leite aos poucos, misture até ficar homogêneo.
- Numa travessa de vidro, coloque a muçarela picada, as batatas e o molho por cima.
- Para finalizar, salpique mais queijo e volte ao forno por 10 minutos para gratinar.
Viu só como é uma ideia sofisticada e ao mesmo tempo simples? Ah, o bacon você pode salpicar depois que gratinar no forno, combinado? Inclusive, traga um toque verde com cheiro-verde fresco por cima?
Acha que é muita coisa para pegar de uma vez só? Não tem problema, pois o a receita simples está logo abaixo:
4. Transforme o bife de fígado com essa sugestão exclusiva
Uma das coisas mais impressionantes de se aprender na cozinha, é transformar o preparo “enquanto a coisa anda”. Um bom exemplo é quando você está fazendo uma receita e, de repente, pensa numa outra coisa que daria certo.
Desse modo, com o fígado, que é uma carne para o dia a dia, é muito fácil tornar isso possível. Por exemplo, você pode incorporar o fígado picado acebolado numa farofa cheia de ingredientes. Pode também combinar com arroz completo.
Enfim, as possibilidades são infinitas, prova disso é essa minha quarta ideia. Quando você aprende como fritar bife tudo fica simples, especialmente o preparo do fígado macio e suculento.
Me conta uma coisa, você já comeu bife a cavalo? Essa receita nada mais é do que bife frito com cebola, onde colocamos um ovo frito por cima.
Portanto, você vai fritar os bifes de fígado e reservar. Depois você “refoga” cebola na mesma frigideira com um pouco de manteiga e coloca sobre os bifes. A “cereja do bolo” é um maravilhoso ovo frito ao ponto, com a gema escorrendo e muito açafrão.
Provavelmente você sabe fritar ovo da sua maneira, não é mesmo? Então, é apenas questão de tempo até essa receita se tornar uma especialidade!
5. Experimente com polenta suave e temperada
A polenta cremosa vem para substituir a sugestão do purê, pois infelizmente não é todo mundo que curte purê. Já a polenta nunca encontrei alguém que não gostasse. Sendo assim, a ideia aqui é diversificar a polenta, assim:
- Polenta cozida com molho de tomate fresco e picadinho acebolado de fígado.
- Polenta mole cremosa com bife macio de fígado acebolado e pimentão vermelho.
- Sugestão de polenta na panela de pressão com tiras de fígado e cogumelos salteados.
O segredo para dar certo esse acompanhamento para fígado acebolado, é apostar na polenta bem temperada. Sendo assim, não economize ervas finas, chimichurri, açafrão, curry e colorau!
DICA EXTRA: outra sugestão bacana é fazer polenta frita em palitos com queijo ralado e gratinado. Ideal para quando sobra polenta do dia anterior.
Dê um toque especial no acompanhamento para fígado acebolado
Sempre que falamos em receitas com fígado de boi não existe muita dificuldade, pois geralmente são preparos fritos. A não ser, é claro, quando inventamos de agregar essa carne em pratos como estrogonofe ou fígado ao molho.
E como num passe de mágica, agora você tem mais 5 opções de acompanhamento para fígado acebolado.
Além disso, em cada sugestão você encontra dicas especiais, pensadas nos detalhes para ampliar seu cardápio de receitas práticas, aproveite!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para fortalecer a divulgação dessa carne barata, porém, incrivelmente saborosa e versátil. Até a próxima!