Se a panceta for bem temperada e assada certinho, tudo que você precisará é de um bom acompanhamento para panceta.
E antes que fale que só dá para fazer na churrasqueira, saiba que no forno convencional dá até para pururucar. Porém, saber combinar a guarnição ideal com o tempero colocado na barriga de porco, é um conhecimento raro e valioso.
Então, se você quer diferenciar aquela panceta maravilhosa, suculenta e crocante com o melhor acompanhamento, esse conteúdo é para você. Confira as dicas especiais!
5 opções imperdíveis de acompanhamento para panceta
O preparo da panceta é sinônimo absoluto da carne de porco no churrasco, não é mesmo? Além de muito barata, é uma carne que adere bem aos temperos e oportuniza grandes experiências em nosso paladar.
Apesar das vantagens, não há nada que se compare quando acertamos o prato adicional compondo a mesa com a panceta. Se você concorda comigo, chegou a hora de enriquecer seu repertório de comida boa e criativa!
1. Equilíbrio e sabor com diferentes legumes grelhados com alecrim
Já parou para pensar como as pessoas sabem tudo sobre as melhores carnes para churrasco, mas quase nada sobre legumes? Nesse caso, estou falando da diversidade impressionante de ingredientes que podem ser grelhados.
Essa sugestão é maravilhosa não apenas pelo fator saúde, mas também pelas diferentes possibilidades, uma mais saborosa que a outra. “Ah, mas fazer legumes não é algo simples demais e sem graça?”.
De forma alguma, ao escolher os melhores legumes e vegetais que combinam com sua receita, você só tem vantagem. Isso porque, a panceta em si tem um sabor bem acentuado, especialmente ao marinar carne de porco.
Dessa forma, o sabor e a textura natural de legumes grelhados, ajudam a suavizar uma refeição bem balanceada em sabor. Aliás, é uma maneira de baratear um churrasco ou o almoço de domingo com a família.
Portanto, para provar que os legumes são uma fonte inesgotável de possibilidades, elaborei duas sugestões magníficas, dá só uma olhada.
Sugestão 1 – Opção simples de legumes saborosos
- Abóbora cabotiá
- Abobrinha caipira
- Cebola em tiras finas
- Cenoura em tiras
- Vagem pré-cozida
- Molho shoyu
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de açafrão
- Azeite a gosto
Nessa sugestão, a ideia é fazer um tempero bem banca e mais puxado para o shoyu. Em seguida, você pode grelhar em frigideiras próprias ou levar ao forno até ficar suculento. Finalize com um toque de alecrim ou tomilho e bom apetite!
Sugestão 2 – Opção elaborada de legumes únicos quando grelhados
Agora, se você quer elevar o nível da receita, que tal preparar alguns legumes bem diferentes? Embora dê para fazer na grelha do fogão ou forno, o ideal é assar na brasa, ou seja, é ideal para aquele churrasco com os amigos.
- 1 xícara (chá) de tomate cereja
- 200g de vagem holandesa (aquela mais fina e bem verde)
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 2 pedaços de alho-poró
- 3 minis cenouras
- 1 xícara (chá) de couve-de-Bruxelas
- ½ couve-flor pequena
- 3 cebolas roxas
- Azeite para pincelar os legumes
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Não preciso nem dizer o quanto tudo isso fica divino quando grelhado, não é mesmo? Agora, caso não tenha churrasqueira, você sempre pode usar a bistequeira, pois o resultado é igualmente satisfatório!
2. Dê um charme especial com essa receita mediterrânea
“E lá vem você com esses nomes diferentes e receitas esquisitas”. Pelo contrário, o termo mediterrâneo aqui simplesmente indica uma linha de ingredientes usados e não uma técnica, por exemplo.
Na verdade, essa sugestão é para quando você está sem tempo na cozinha, mas ainda assim quer surpreender os convidados. Aliás, todos os ingredientes são levados ao forno juntamente com a panceta.
Para isso, precisaremos de 200g de muçarela ralada, 2 colheres (sopa) de molho shoyu, 2 berinjelas, 2 tomates e 2 cebolas roxas. Todos devem ser cortados em fatias e lâminas finas.
Outro ingrediente indispensável é 1 xícara (chá) de cogumelos fatiados finos. Sendo assim, quando a panceta inteirar 30 minutos a 200° tire do forno. Em seguida, adicione queijo e acomode o restante dos ingredientes acima.
Por fim, volte ao forno e asse por mais 30 minutos ou até deixar tudo bem douradinho. Como resultado, a carne sairá do forno como se fosse uma refeição completa e inesquecível.
DICA EXTRA: na metade do tempo, você também pode adicionar alguns ramos de alecrim e tomilho. E para realçar todos os aromas, corte a base de uma cabeça de alho e coloque tudo ainda com casca, regando com azeite!
3. Conheça diversas combinações para churrasco de panceta
Se você não experimentou molho para carne de porco assada, você não sabe o que é sabor de verdade. Não à toa, em muitas churrasqueadas o único acompanhamento para panceta ainda são as boas e velhas opções em molho.
No entanto, essa sugestão fica ainda melhor quando comemos a panceta como se fosse porção. Sabe quando você corta a panceta crocante em cubos, parecendo aquele torresmo de panela de pressão.
Só que encontramos por aí somente receitas simples de molho agridoce. Fica ruim? Claro que não, sabores agridoces combinam com carne de porco.
Porém, diante das inúmeras formas de diferenciar a receita, por que se ater ao básico, concorda? Veja algumas sugestões de molho que podem ser interessantes:
- Molho saboroso de salsinha e manjericão picados, suco de limão, alho picado, pimenta-do-reino, sal e azeite a gosto.
- Incrível molho de mostarda com mel, maionese, vinagre de maçã e especiarias a gosto.
- Experimente o molho de “salsalho”, que leva salsinha picada, bastante alho, tempero lemon pepper, azeite e pimenta-do-reino.
O truque para preparar o molho é determinar se será para churrasco ou para acompanhar a refeição. Isso porque se for para churrasco, a consistência do molho precisa ser menos densa.
Em contrapartida, para combinar com a panceta no almoço, quanto mais consistência melhor!
DICA EXTRA: outro preparo rápido que super combina num cenário em que o churrascão “está comendo solto”, é a deliciosa farofa de ovo.
Abaixo, você encontra o vídeo do molho e também uma receita completa com panceta como você nunca viu:
4. A combinação de risoto com purê é uma escolha de segurança
Associar o preparo de risoto com receitas chiques e requintadas é algo mais comum do que você pensa. Entretanto, risoto é um arroz específico, frito e refogado em manteiga, onde juntamos caldo de legumes ou carne.
Não existe mistério, mas o segredo mesmo está no sabor fantástico que boas receitas entregam. Inclusive, trazer a suavidade de algum tipo de purê engrandece ainda mais as qualidades da panceta assada, grelhada e pururucada.
Dessa maneira, é uma alternativa para dar uma “quebrada” na potência de sabor da panceta no paladar. Veja algumas combinações para experimentar:
- Risoto de linguiça fresca + purê de ervilha.
- Risoto de abóbora com queijo + purê de mandioquinha.
- Receita de risoto de alho-poró com palmito + purê de abóbora.
- Opção de risoto de cogumelos + purê de batata com cenoura + panceta em cubos.
5. Tradição alemã à mesa com salada coleslaw
O que acha de combinar um corte tradicional brasileiro, que é a panceta, com uma deliciosa salada de origem norte-americana? E tenho que confessar, esse “cruzamento” entre as culinárias proporciona uma salada que é um espetáculo de sabor:
- 1 repolho verde pequeno
- 1 cenoura
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
- ½ xícara (chá) de maionese
- ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- 1 + ½ colher (chá) de açúcar
- 2 colheres (chá) de sal
Resumidamente, basta picar tudo bem fininho e misturar com a maionese e o vinagre de vinho branco. Adicione os temperos e os demais ingredientes, levando à geladeira por 30 a 40 minutos para esfriar bem. De toda forma, vou deixar um vídeo a seguir:
Qual ou quais destas opções de acompanhamento para panceta mais chamou sua atenção e que deu realmente vontade de comer? Na dúvida, prepare todas as sugestões até identificar aquele sabor que fica marcado no paladar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de passá-las à frente. Afinal, muita gente não sabe harmonizar a panceta, perdendo assim grandes experiências. Até a próxima!