Então você quer aprender como fazer ceviche de carne porque talvez tenha enjoado da receita com peixe?
Tradicionalmente, o ceviche é feito com carne branca de peixe, podendo ser desde a tilápia, até atum e salmão. Porém, as receitas evoluem e mudam tanto, que as pessoas tendem a “modernizar” os preparos, o ceviche não é diferente.
Diante disso, separei com exclusividade uma receita campeã, fácil de fazer e que funciona muito bem como uma bela entrada. Vamos conferir as dicas exclusivas?
Como fazer ceviche de carne de forma saborosa e prática
Quem já teve que escolher o peixe para ceviche, sabe como esse momento é fundamental para o sucesso da receita. A escolha errada pode resultar num preparo pouco harmonioso, especialmente diante do restante dos ingredientes escolhidos.
Por exemplo, escolher carne branca suave, como o linguado, mas exagerar nos temperos, pode apagar o sabor natural do peixe. Desse modo, na versão de carne vermelha as regras são parecidas, mas com algumas diferenças relevantes.
Para saber todas, comece anotando os ingredientes, pois com os passos a seguir, você dominará o ceviche com facilidade.
Ingredientes
- 300g de filé mignon de carne de sol (ou outro corte);
- Suco de 2 limões siciliano;
- 50g de cebola roxa ou a quantidade que preferir;
- 50ml de azeite;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
- Geralmente, escolhemos um peixe nobre para fazer ceviche, onde cortamos em cubos médios.
- Só que na carne isso é um pouco diferente.
- Isso porque você precisa cortar a carne em bifes bem finos.
- Em seguida, corte os bifes em tiras ainda mais finas.
- A ideia é deixar a carne na espessura da cebola cortada, por exemplo.
- Afinal de contas, isso vai facilitar o consumo, visto que a carne não passa por processo de cozimento.
- Com a carne picada numa tigela de vidro, adicione a cebola e misture.
- Agora, acrescente o azeite e incorpore ao restante.
- Faça o mesmo com o suco de limão.
- O segredo é deixar estes ingredientes uniformes e levar à geladeira.
- O tempo mínimo para o limão fazer efeito é de 2 horas sob refrigeração.
E isso é tudo que você precisa fazer, depois basta degustar um delicioso ceviche diferente e suculento. Se quiser mais detalhes, basta conferir esse vídeo aqui:
DICA EXTRA: diversifique os ingredientes e crie ótimas entradas
A sugestão acima é bem simples mesmo, mas tem um sabor incrível que nos surpreende de maneira satisfatória. No entanto, costumo dizer que nenhuma receita é tão boa que não possa ser melhorada, inclusive o ceviche.
Nesse sentido, o objetivo é agregar outros ingredientes que possam proporcionar sabores únicos. E não se limite apenas às substituições, uma vez que juntar novos componentes à mesma receita acima é satisfatório, como:
- Junte tomate cereja picadinho e sem semente para um toque mais ácido que realça os temperos.
- A pimenta dedo-de-moça tem certa picância, mas é seu aroma que complementa o ceviche perfeito.
- Experimente colocar limão Taiti e siciliano, isso suaviza a acidez e melhora o paladar.
- Aposte em temperos naturais como tomilho, manjericão e manjerona.
- Incorpore alho processado ou picadinho e tenha uma explosão de sabores.
- Já vi alguns pratos levarem caldo de laranja-lima como adição ao limão, pode ser uma alternativa incrível para enriquecer o sabor final.
DICA EXTRA: antes de colocar qualquer ingrediente a mais, considere o acompanhamento para ceviche que será servido. De nada adianta investir no aprimoramento dos sabores, se no fim das contas, a harmonização fica prejudicada.
2 coisas que você deve considerar no ceviche de carne
Embora simples, ceviche feito com carne exige alguns cuidados fundamentais, tanto para o sabor quanto para a segurança do consumo. Uma coisa é você consumir peixe cru, a exemplo do salmão cru.
Outra coisa bastante diferente, é comer carne vermelha sem o devido cozimento, pois traz alguns riscos à saúde. Considerando tudo isso, selecionei 2 aspectos que todos devemos relevar antes de fazer a receita!
1. Qual carne vermelha utilizar para fazer ceviche?
O principal ponto de atenção é quanto à carne. Isso porque a primeira coisa que as pessoas assumem é a possibilidade de utilizar qualquer uma das carnes vermelhas.
Só que não é recomendado utilizar qualquer carne, como por exemplo, alcatra. Na realidade, o consumo de carne crua não é aconselhado por inúmeras razões que dizem respeito à segurança alimentar.
É justamente devido a isso que vamos usar a carne de sol. Lembre-se bem que carne de sol não é a mesma coisa que carne seca hein? A grande diferença está no processo de salga, ou seja, na quantidade de sal utilizado para curar a carne.
Na carne nordestina de sol, a porção de sal é menor, resultando numa carne menos salgada, macia e idealmente conservada. Contudo, o segredo para esse ceviche é usar algum corte mais nobre, como o corte de filé mignon.
Quando o filé é feito como carne de sol, a maciez vai nas alturas, deixando a carne realmente tenra. No entanto, se preferir pode utilizar o contrafilé que também dá certo.
DICA EXTRA: se tiver somente carne seca, é fundamental aprender como tirar o sal da carne seca antes. Do contrário, seu preparo provavelmente ficará intragável, uma vez que o sal vai dominar o prato.
2. Qual o papel da marinada para ceviche feito com carne?
“Mas se você disse anteriormente que não é legal consumir carne crua, o que diferencia a carne de sol?”. Primeiramente, essa carne passou por um processo de conservação que a deixa “menos crua”, esse é o papel do sal.
Além disso, o fato de você cortar em tiras bem finas tem uma boa razão. A ação combinada da marinada com limão, azeite e a acidez da cebola roxa, dão uma leve “cozinhada” na carne.
O pH do limão é consideravelmente ácido, ou seja, dá origem a um processo de desnaturação das proteínas da carne. Somado a isso, temos a desidratação da carne feita pelo sal, resultando na carne ideal para o preparo.
Justamente por isso que não devemos usar qualquer outra carne vermelha, que não a carne de sol ou seca, combinado?
Por que não utilizar outras carnes vermelhas para fazer ceviche?
E por falar em consumo de carne bovina, não utilize cortes tradicionais como alcatra ou contrafilé. E não sou eu quem diz isso, mas as autoridades sanitárias. Toda carne crua não é estéril, isto é, nada impede que esteja contaminada.
A contaminação se dá por parasitas, vírus e fungos, que ocasionam grandes problemas em nossa saúde. Os efeitos colaterais mais comuns são diarreias, fortes dores abdominais e febres, mas que podem se agravar rapidamente.
Apesar de ser encontrada mais em carne de frango, a Salmonella é uma das possibilidades de contaminação na carne vermelha. Sendo assim, evite sempre que possível colocar carne crua bovina em seu ceviche.
Inclusive, as opções de carne de sol, charque, carne seca e carne de jabá, são deliciosas e proporcionam o melhor ceviche de carne.
Ceviche é sinônimo de praticidade e sabor nas refeições!
O ceviche de carne é tão versátil que serve como prato principal ou mesmo entrada para uma refeição mais elaborada. Tudo vai da ocasião e do cardápio planejado, mas a receita de hoje é fantástica e vai surpreender seu paladar.
Não deixe de diversificar sempre que puder, assim você sempre terá uma combinação inédita para oferecer às pessoas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe-as, pois não é todo dia que encontramos um preparo tão simples e delicioso. Tenho certeza de que você salvará a vida de muita gente. Até a próxima!