Normalmente essa carne é usada em receitas completas e cozidas na pressão, mas quando você aprende como fritar carne de sol, dificilmente usa em outro preparo.
Por ter um nível razoável de sal e maciez devido ao processo de salga, é ideal para fritar. Isso não quer dizer que basta “jogar” na frigideira e está tudo certo. Pelo contrário, é imprescindível saber o que está fazendo e tomar alguns cuidados.
No entanto, não se preocupe porque reuni todas as principais informações e uma receita completa de carne de sol frita. Vamos conferir essa iguaria nordestina?
Como fritar carne de sol com facilidade e sabor + dicas essenciais
Se você sabe como fritar bife, já está com meio caminho andado para acertar de primeira a carne de sol. Isso porque os preparos são similares, com o diferencial de ajustar os temperos e o ponto da carne.
E antes que fale que fica ruim, que o sabor é esquisito e que o sal atrapalha, tenho uma surpresa. Saiba que essa receita tem história e é muito consumida até hoje na região Norte e Nordeste.
Na verdade, essas regiões deveriam ser exemplos para o restante do país, pois conseguem preservar ferrenhamente sua cultura e história. Abaixo você encontra os principais e mais importantes tópicos, que levam ao preparo perfeito!
Tenha atenção à salga da carne
A carne de sol tem uma peculiaridade que muitos desconhecem. Isso porque a primeira coisa que vem à mente quando falamos nessa carne, é se tratar de carne bem salgada.
Entretanto, as características tradicionais da carne de sol indicam uma realidade um pouco diferente disso, pois é composta por:
- Umidade aproximada de 70%.
- Apresenta um teor médio entre 5% e 6% de sal na composição.
- Passa por um processo de secagem curto, levando de 2 a 3 horas em local coberto.
Só que não é todo estabelecimento, açougue e responsável que segue esse padrão. Como resultado, você pode encontrar carne de sol mais ou menos salgada. Além disso, cada corte apresenta suas próprias características, como gordura, sabor e maciez.
É a combinação desses fatores que determina como deve ser a fritura. Além do mais, o próprio tempero escolhido deve ser baseado nas peculiaridades da carne que você comprou.
“Então, quer dizer que precisarei aprender como tirar o sal da carne?”. Não necessariamente, apenas se a pessoa que cuidou do processo passou do ponto.
Na maioria dos casos, basta uma boa lavada em água corrente para reduzir a salmoura. Porém, ainda assim é crucial confirmar o sal e, se for preciso, escaldar em água fervente por alguns minutos.
DICA EXTRA: enquanto você se prepara para fritar e separa os ingredientes, adicione leite numa tigela. Em seguida, corte a carne no formato que vai fritar e coloque no leite. 10 minutos são suficientes, essa é uma sugestão das antigas!
Aprenda como temperar carne de sol para fritar
Agora que você entende um pouco mais sobre as qualidades e os cuidados com a carne, que tal aprender como temperar carne de sol para fritar?
Apesar de não haver segredo algum, recomendo experimentar um pedaço da carne antes de temperar. Para isso, cozinhe em água fervente até dar uma leve cozida e prove. Dessa forma, você identifica a quantidade ideal de sal que deve usar.
Feito isso, os ingredientes ficam a seu critério, mas minha sugestão pessoal é usar o seguinte mix de temperos:
- 500g de carne de sol;
- 4 dentes de alho processados;
- ½ colher (chá) de chimichurri com pimenta;
- ½ colher (chá) de páprica doce;
- Pimenta-do-reino, manjericão e colorau a gosto;
- 1 cebola grande picada;
- Cheiro-verde e coentro para finalizar a gosto;
- Manteiga de qualidade ou banha de porco (se tiver manteiga de garrafa a receita fica ainda mais perfeita).
DICA EXTRA: quanto ao sal, sugiro utilizar apenas uma pitada, pois você sempre pode corrigir o sabor com temperos naturais para carne.
A fritura é simples, mas guarda alguns segredos!
Assim como em toda fritura, você precisa de uma fonte de gordura e alta temperatura. Sendo assim, adicione uma boa quantidade de manteiga ou banha na frigideira e aqueça.
Quando perceber a formação de fumaça, coloque a carne já temperada. O pulo do gato é não mexer demais, para que a fritura fique uniforme e cozinhe perfeitamente o interior da carne.
Depois que dourar é só virar e fritar do outro lado. Inclusive, assim que terminar você acrescenta rapidamente a cebola cortada. É como se você estivesse fazendo bife acebolado, mas com carne de sol.
Uma dica incrível é adicionar um pouco de conhaque ou mesmo água no fundo da frigideira, de modo a desgrudar. É isso que dará cor ao prato, deixando tudo ainda mais apetitoso e suculento. No caso do conhaque, pode flambar para realçar o paladar!
DICA EXTRA: carne de sol é a mesma coisa que carne seca?
É comum as pessoas acharem que carne de sol e carne seca são a mesma coisa. Na realidade, são muito parecidas, mas com o grande diferencial do processo de salga em si.
Isso porque a carne seca, como o próprio nome diz, passa por um processo mais complexo de secagem e salga. Não à toa, sua umidade não ultrapassa 45% e o sal pode chegar até 15%, representando o triplo da carne de sol.
E como vimos, a carne de sol possui valores bem menos acentuados, o que garante maior facilidade no preparo. Só que mesmo assim ambas dependem de cuidados especiais para entregarem receitas deliciosas!
Escolha o melhor acompanhamento para carne de sol frita
Combinar carne de sol frita com boas guarnições é jogo rápido. Algo que ajuda muito é considerar o que você costuma servir de acompanhamento para bife. Esse é um excelente ponto de partida para seguir criando combinações fantásticas.
Dessa forma, você pode partir para opções mais modernas, como risoto de queijo e palmito e massa ao molho sugo. Entretanto, que tal seguir uma linha mais original e que faça mais sentido com essa carne maravilhosa?
- Farofa d’água.
- Arroz de leite.
- Feijão verde ou de corda com especiarias e ervas frescas.
- Vinagrete puxada no azeite e toque de pimenta.
- Farofa de ovo feita na manteiga de garrafa.
- Pirão de leite combina demais com carne de sol.
Aproveite toda a facilidade da carne de sol e vá além da fritura
Sempre que quiser dar uma diferenciada com carne de sol, basta pensar nas receitas em que utilizamos carne seca. Por exemplo, aprender como desfiar carne seca favorece propicia o famoso escondidinho, suflê e fricassê.
Por conseguinte, você também pode usar a carne de sol para estas receitas, entre tantas outras. Nesse sentido, saiba como fritar carne de sol, mas não limite seu cardápio, pois sua versatilidade é uma grande aliada na cozinha.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com quem sempre confunde os tipos de carnes e até a próxima!