Nem sempre fazemos receitas elaboradas de omelete e, nesses dias, a alternativa é escolher o melhor acompanhamento para omelete.
Omelete é aquele preparo ágil e de segurança, mas talvez o único que nos proporciona refeições completas. Podendo ser simples ou recheado de ingredientes, hoje você aprenderá como enriquecer seus preparos.
Afinal, selecionei ótimas dicas que cabem a qualquer momento e refeição, não deixe de conferir, estão imperdíveis!
6 ideias de acompanhamento para omelete para servir junto
Quando eu faço uma boa omelete, pessoalmente costumo dispensar outros preparos. Isso porque adiciono muitos ingredientes, como tomate, cebola, bacon, linguiça, queijo, entre outros.
Se você sabe como fazer ovo mexido, talvez se relacione com a ideia acima, pois acaba ficando um prato completo. Porém, assim como todos, não é todo dia que tenho estes ingredientes sobrando, logo, a omelete fica simples, mas saborosa.
1. Omelete recheada com cogumelos + salada com molho
Talvez você nunca tenha visto essa combinação, mas o cogumelo é par perfeito para omelete. Além do que, prepare como recheio para omelete simples ou faça um salteado magnífico para servir ao lado no prato. Fica a seu critério e da ocasião.
- 1 xícara (chá) de cogumelos Paris frescos (100g)
- 1 dente de alho pequeno picado
- ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (chá) de manteiga
- Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
Modo de preparo do cogumelo individual
- Corte os cogumelos em fatias finas.
- Adicione a manteiga e um bom fio de azeite na frigideira.
- Em seguida, acrescente os cogumelos e frite até dourar.
- Agora, junte alho e demais temperos, mexa e refogue mais alguns minutos.
- Para finalizar, coloque o parmesão ralado e salpique a salsinha.
DICA EXTRA: se quiser fazer como recheio, basta seguir o mesmo processo, mas antes de finalizar o cogumelo, prepare a omelete. O truque de mestre é colocar os cogumelos em uma das metades, salpicar queijo e salsinha e fechar a omelete.
Como resultado, tenha um prato requintado em sabor, fácil de fazer e que dá água na boca só de pensar. Acompanhe o vídeo para entender melhor o preparo:
2. Refeição saudável com legumes salteados na manteiga
Outro clássico para servir de acompanhamento da omelete, é um mix de sabores e cores apetitosas. Estou falando dos legumes salteados na manteiga, já fez alguma vez?
O bom dessa sugestão é a possibilidade de usar inúmeros legumes e vegetais, tais como:
- Berinjela
- Tomate
- Pimentão amarelo e vermelho
- Brócolis
- Cenoura
- Chuchu
- Abobrinha
- Abóbora cabotiá
- Aspargos
- Mandioquinha
Você sabia que existe uma técnica que é um verdadeiro “pulo do gato” para deixar tudo com cores vivas? Para isso, cozinhe até ficar al dente e transfira para uma tigela com água gelada e pedras de gelo.
A ação da água gelada interrompe o cozimento de imediato, preservando as propriedades e cores dos vegetais e legumes.
Além disso, utilize uma manteiga de qualidade e azeite para saltear até chegar no ponto desejado. Veja 2 sugestões de muito sabor para sua omelete:
Sugestão 1
- Brócolis ninja
- Cenoura em palito
- Vagem inteira
- Ervilha torta
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
Sugestão 2
- Brócolis ramoso
- Cenoura em palito
- Pimentão amarelo
- Pimentão vermelho
- Couve-flor
- Aspargos
- Flor de sal, pimenta da Jamaica e azeite de ervas
DICA EXTRA: para agregar mais sabor aos legumes, faça um molho para trazer mais texturas. Uma dica fantástica é o molho de iogurte, que agrega um frescor maravilhoso, combina demais com omelete!
3. Frango grelhado na laranja é sempre uma excelente opção
Quando fazemos omelete, normalmente não preparamos outras comidas, como arroz, não é verdade? Então, qualquer outra receita feita juntamente com a omelete se torna o acompanhamento. Nesse caso, falamos do frango frito ou grelhado.
Logo, não se trata de acompanhamento para frango frito, mas sim à omelete, tudo bem? Que tal grelhar um filé de frango suculento, repleto de especiarias e temperos?
Porém, uma recomendação é caprichar nos ingredientes da omelete, de modo a ter uma refeição completa. “Ah, mas não sei quais condimentos usar no frango”. Sem problemas, pois sugiro temperos para filé de frango simples.
Pode usar açafrão, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho. Além é claro, de um bom azeite para grelhar e deixar o frango suculento.
Sabia que também dá para combinar com frango empanado? Isso mesmo, omelete, frango empanado crocante e um molho cremoso é a refeição que alegra o dia de qualquer pessoa.
Contudo, é importante saber como empanar frango corretamente para obter aquela crosta que equilibra a suavidade da omelete!
DICA EXTRA: “que pena, tenho um pedaço inteiro de peito de frango cozido, queria usar”. Por que você não faz frango desfiado como recheio da omelete? Assim, você combina com queijos, tomates, cebola e molho de tomate, como se fosse um recheio para coxinha!
4. Combinação de omelete simples + arroz diferente
Essa é para quem tem aquele arroz sobrando do dia anterior na geladeira. Claro, ainda vamos usar alguns ingredientes para complementar, mas a base é arroz “amanhecido”. Anote os ingredientes adicionais:
- 2 cebolas raladas
- 2 dentes de alho picados
- ½ colher (sopa) de gengibre picado
- 1 cogumelo shitake fatiado fino
- 3 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado
- 1 + ½ xícara (chá) de arroz branco cozido
- 1 colher (sopa) de shoyu
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo simples
- Aqueça azeite numa frigideira em fogo médio e refogue cebola, alho e gengibre por cerca de 3 minutos.
- Em seguida, acrescente o pimentão e o cogumelo, refogando por mais 4 minutos.
- Por fim, junte shoyu, arroz, temperos e misture.
- Assim que apurar, desligue e reserve.
Quando preparar a omelete, sirva os dois no prato ou recheie a omelete com uma boa porção de arroz.
DICA EXTRA: minha sugestão de ouro é deixar a omelete num ponto mais cremoso, especialmente se for rechear com arroz saboroso.
5. Refeição completa com omelete simples
Muito além do acompanhamento, a omelete nos permite criar um verdadeiro banquete. Então, essa quinta dica é fenomenal, uma vez que teremos omelete, creme de espinafre e cenoura assada com grão-de-bico.
Ingredientes do creme de espinafre
- 1 lata de creme de leite
- 1 maço de espinafre (só as folhas)
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal, pimenta-do-reino, açúcar e noz moscada a gosto
- 1 cebola picada fina
Ingredientes da cenoura assada com grão-de-bico
- 4 cenouras cortadas em fatias
- 1 dente de alho processado
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
- ½ colher (chá) de cominho em pó
- Sal, azeite, sálvia e tomilho a gosto
Mas quanto ao preparo dessas receitas, não se preocupe, vou deixar um vídeo abaixo.
Minha dica valiosa nessa sugestão é optar por uma maravilhosa omelete de forno. Inclua abobrinha, cebola, bacon, muçarela, tomate e tudo mais que tiver na geladeira, fica divino!
6. Aposte em saladas para manter uma refeição equilibrada e leve
Por último, mas não menos relevante, temos as saladas como acompanhamento para omelete. Se você quer uma receita que casa perfeitamente, tenha sempre um mix de salada como curinga.
Digo isso porque a omelete é leve e suave ao mesmo tempo. Logo, uma salada bem combinada favorece ainda mais uma refeição balanceada. E olha, opção diferente é o que não falta, mas separei algumas que são o par perfeito, anote aí:
- Salada caesar: alface americana, cubos de frango grelhados, parmesão ralado, croutons assados (combina com molho branco cremoso).
- Salada de folhas verdes: rúcula, chicória, alface, pepino japonês, cebola roxa e tomate (combina com molho balsâmico).
- Salada refrescante e crocante: utilize cenoura ralada grossa, alface crespa, beterraba ralada, tomate cereja e molho de iogurte.
Omelete é sinônimo de praticidade e combinações impecáveis
Qual destas opções de acompanhamento para omelete realmente chamou a sua atenção? Sabe aquele preparo que você fala: “é esse mesmo que vou fazer no próximo almoço”? Então, eu no seu lugar experimentaria todos.
Afinal de contas, todo novo preparo é bem-vindo para compor o cardápio da correria do dia a dia, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não esqueça de compartilhar com quem não enxerga o potencial de combinar a omelete com novos sabores. Até a próxima!