Se mais pessoas conhecessem o potencial de sabor da marinada para frango, toda refeição seria uma visita àquele restaurante chique.
Isso porque o contato com o mix de temperos, especiarias e ingredientes ácidos e cítricos, transforma completamente a experiência gastronômica com frango. Não à toa, os melhores restaurantes especializados em frango, por exemplo, utilizam a marinada como segredo do sucesso.
Uma carne que já é super prática e curinga na cozinha pode se tornar ainda melhor. Vamos conferir os melhores truques da marinada?
Como fazer marinada para frango de forma fácil?
Muitos pensam que a marinada serve apenas para realçar os sabores da carne. Porém, até mesmo o tempero para filé de frango simples fica acentuado na marinada. Entretanto, essa técnica magnífica vai além, pois realça suculência e maciez da carne.
Gosto de pensar que quanto mais temperos na marinada, melhor o resultado. Além disso, o tempo é crucial para que os sabores penetrem nas fibras da carne. Com isso, a marinada de 24 horas será mil vezes melhor que uma de apenas 2 horas.
Diante disso, separei uma sugestão bem simples de como marinar. Mas não pense que a simplicidade dos ingredientes deixa a desejar. Pelo contrário, traz um sabor como você nunca experimentou:
- 500g de frango;
- Suco de 1 limão siciliano;
- ¼ xícara (chá) de azeite de oliva;
- ½ colher (sopa) de sal;
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
- 4 ramos de alecrim;
- 1 ramo de tomilho;
- 3 dentes de alho;
- 150ml de água;
- 100ml de vinho branco seco.
“Nossa, mas preciso seguir as medidas à risca?”. Sim, é imprescindível que cada ingrediente seja medido nos detalhes. E isso não é chatice da minha parte não, pois o equilíbrio dos ingredientes é a base de qualquer marinada.
Modo de preparo
- Utilize um saquinho plástico próprio para alimentos e coloque o frango.
- Em seguida, acrescente os componentes secos, como sal e especiarias.
- Junte também os ingredientes frescos, como os ramos de alecrim e tomilho.
- Agora, adicione os componentes líquidos.
- O pulo do gato é misturar tudo para que os temperos fiquem homogêneos.
- Feche a embalagem e leve à geladeira.
Qual o tempo ideal dessa marinada?
Quando alguém te falar “você tem que deixar marinando por X horas”, saiba que não existe uma regra específica. Antes de mais nada, o tempo depende da sua disponibilidade.
Dessa forma, não adianta você escolher uma receita de 12 horas de marinada, quando você só possui 3 horas, entende?
Por exemplo, você está em casa no final de semana e tem um tempinho sobrando, certo? Daí você decide que quer fazer um frango bem suculento de desmanchar na boca. Provavelmente você opta pela coxa e sobrecoxa, pois é melhor.
No entanto, ao escolher o tempero para coxa e sobrecoxa, você fica na dúvida: “será que o tempero vai pegar?”. Por que correr esse risco, quando você pode facilmente optar pela marinada? Veja um comparativo que vai ajudar demais:
- Cortes como filés de frango: quando falamos em filés finos, o tempo varia de 30 a 60 minutos, mas se puder, deixe o máximo possível.
- Coxa e sobrecoxa de frango: para que a marinada penetre perfeitamente, o tempo ideal fica entre 8 a 12 horas na marinada.
- Marinada para frango à passarinho: apesar de ser um corte pequeno, pode ser interessante marinar por 18 horas, fica divino.
- Marinando um frango inteiro: se for assar um frango inteiro, pode deixar 24 horas facilmente, aí sim a carne puxa sabor.
DICA EXTRA: todas são apenas sugestões, você pode variar no tempo como preferir. Outra coisa, aposte em ingredientes marcantes, como páprica picante, açafrão e vinho, pois mesmo com pouco tempo, o sabor fixa melhor!
Qual o segredo da marinada para carne de frango?
Eu sei como parece tentador aprender temperar frango para assar, jogar os ingredientes na carne e preparar. De certa forma, isso funciona perfeitamente para o corre-corre do dia a dia. Mas será que vale para tudo? Posso afirmar que não!
A marinada guarda um segredo que a maioria deixa de considerar, que é a combinação e equilíbrio ideais. Saiba que esse método de tempero consiste em 4 pilares:
- Adicionar água para formar o volume do líquido.
- Usar alguma fonte de sal para dar as notas da “salmoura”.
- Definir os temperos desidratados e frescos, como manjericão, tomilho, açafrão, cúrcuma e ervas finas, por exemplo.
- Incluir um componente ácido ou cítrico, podendo ser desde suco de limão, vinagre, vinho tinto, vinho branco, entre outros.
Portanto, o segredo está na escolha destes elementos que precisam ter harmonia, especialmente nas quantidades. Se você já aprendeu que pode assar frango na travessa de vidro, vai se maravilhar com o resultado da marinada.
Digo isso porque a maciez da carne assada que passou pela marinada é indescritível. Olha, parece até coisa de profissional, vai por mim!
Como marinar carne para espetinho saboroso?
Acertar no tempero para espetinho de frango pode elevar o nível de qualquer churrasco. E por coincidência ou não, a marinada é o melhor tempero que você pode escolher para espetinho. Conheça uma sugestão saborosa:
- Suco de 2 limões
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O caminho para o espetinho suculento é cortar em cubos uniformes, depois é só misturar e marinar por 2 horas!
2 ideias diferenciadas de marinadas para frango
É frequente associar marinada a técnicas engessadas, no sentido de limitar nossa criatividade. Contudo, se não ficou claro até aqui, essa técnica é super democrática e dá certo com praticamente tudo.
Desde que você respeite os pilares que falei anteriormente, você pode misturar qualquer erva fresca e especiaria. Se não acredita em mim, acompanhe as ideias de marinadas a seguir:
1. Marinada de iogurte com curry
- Suco de ½ limão
- 1 colher (chá) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 170g de iogurte natural (equivalente a um potinho de iogurte)
- 3 dentes de alho em lâminas finas
- Gengibre a gosto
- 1 colher (sopa) de curry
A grande vantagem dessa marinada é que o iogurte possui um pouco de gordura e acidez. Por conseguinte, em contato com o suco de limão agrega mais maciez ao frango. É muito indicada para cortes mais firmes, como coxa e sobrecoxa.
2. Marinada para carne de frango com shoyu + óleo de gergelim
- ¼ xícara (chá) de shoyu
- 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
- 5 dentes de alho processados
- Gengibre a gosto
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino ou pimenta fresca picada
Essa receita não leva sal, pois o shoyu e o óleo de gergelim possuem bastante sabor e são suficientes.
E por falar em sal, uma sugestão pessoal para quem quer experimentar e transformar uma marinada, é entender o cálculo da quantidade de sal por kg de carne. Assim, você acerta em cheio no resultado!
Caso tenha sobrado alguma dúvida sobre a marinada do frango, dá só uma olhada nesse vídeo bem completo:
A marinada para frango beneficia todos os preparos
Tenho certeza absoluta que depois que começar a usar a marinada para frango, até mesmo o filé simples será transformado.
A culinária rica e de qualidade é assim mesmo, é experimentar técnicas e temperos que aprimoram as carnes para o dia a dia, não é verdade? Nunca deixe de colocar sua personalidade na escolha dos ingredientes, isso é o mais importante!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de hoje, vamos compartilhar para que mais pessoas acertem e conheçam marinadas diferentes, combinado? Até a próxima!