Na hora do vamos ver, todos conseguem fritar carne, mas aprender as técnicas de como fritar bife perfeito transforma qualquer corte na carne mais suculenta.
Costumo dizer que é uma arte que envolve paciência e cuidados pontuais, de modo a acertar no ponto e consistência. Então, se você já não aguenta mais fazer sempre bife firme e passado demais, sugiro acompanhar este conteúdo.
Afinal, dicas iguais a essas que separei para você, dificilmente vai encontrar em outro lugar. Vamos aprender a fritar bife de restaurante?
Como fritar bife: 4 passos que te levam ao segredo do bife perfeito + dicas de arrasar
Todos sabemos que basta aquecer óleo ou outra gordura para fritar, não é mesmo? Porém, o grande desafio ainda é entender o que fazer para o bife não ficar duro.
Eu poderia simplesmente dizer: “olha, basta não exagerar no tamanho do bife e utilizar pouco óleo que é suficiente”. Contudo, apenas estes detalhes não bastam, quando na verdade, tudo começa com aquela carne boa para bife.
Diante disso, mostrarei um passo a passo ultra detalhado de como fazer o melhor bife.
1. Descubra qual é a melhor carne para bife
A jornada para chegar à melhor carne frita começa na escolha da carne, sempre. Obviamente, a opção mais óbvia até hoje é a alcatra ou contrafilé, pois são as melhores carnes para fritar.
No entanto, todos sabemos que há uma gama indiscutível de cortes que funcionam muito bem para fritura. Uma coisa que praticamente ninguém nos conta, é que sabendo fritar, você pode usar qualquer carne. Até mesmo o patinho fica delicioso.
Dessa forma, veja uma lista rica em textura e sabor para variar até encontrar a carne do seu jeito:
- Picanha: corte indiscutível, a picanha na frigideira é a coisa mais deliciosa desse mundo, mas é preciso saber fazer, do contrário fica dura.
- Contrafilé: parece que o contrafilé foi feito para fritar, pois tem gordura e equilíbrio perfeito de sabores, muito fácil de fazer.
- Alcatra: por ser um corte com menos gordura, é necessária atenção ao tempo de fritura para não ressecar, mas fica divino.
- Coxão mole: corte muito usado em churrascos e cozidos, o bife de coxão mole fica macio, com boa textura e sabor único.
- Patinho: há quem não recomende o patinho devido ao baixo teor de gordura, mas como disse, é só saber fazer.
Um corte que é um pouco mais caro, mas que tem chamado a atenção, é o Prime Rib. Esse corte é grande tendência em churrascos, mas na frigideira certa nos entrega a verdadeira refeição dos deuses. Veja um vídeo com patinho frito:
2. Saiba o que usar para temperar bife
No momento de temperar o bife é sempre uma discussão sem fim. Isso porque você tem muitas possibilidades e cada pessoa tem uma combinação do coração. Por exemplo, você pode usar apenas sal e pimenta-do-reino.
Da mesma forma, é possível adicionar alho processado, cebola bem picadinha e quem sabe um toque de açafrão. Por isso, o segredo para o sabor está no tempero para bife ideal para sua receita.
Para isso, avalie quais serão os acompanhamentos e complementos. A partir daí você sabe se deve investir em mais tempero na carne ou simplesmente deixar o sabor natural realçar o paladar.
“Entendi, mas eu queria uma um sabor mais forte e acentuado”. Não seja por isso, anote aí essa sugestão:
- Flor de sal a gosto
- Pimenta-do-reino
- Alho processado (tipo pasta)
- Mostarda à vontade
- Um pouco de molho shoyu (não exagere)
- Algum líquido para dar volume (pode ser água ou vinho branco)
Misture estes ingredientes e coloque os bifes, deixando cerca de 10 minutos, depois é só fritar!
3. Técnica fantástica para fritar o melhor bife da sua vida
Agora você entende melhor o papel da carne de qualidade e sabe qual tempero é ideal, mas como fritar? Bom, há muitas maneiras variadas. Desde a boa e velha fritura por imersão em óleo, com pouca gordura e até mesmo frituras sem óleo.
Eu particularmente aprendi uma técnica que nunca vou abandonar nessa vida. “Faz sujeira?”. Claro, qual fritura não faz, não é? “Dá trabalho?”. Não necessariamente, mas exige alguns cuidados sim. “O resultado compensa?”.
E como compensa, esse será um dos melhores bifes que você já fritou. Para essa técnica funcionar, você precisará de:
- Bifes altos com ao menos um dedo e meio de altura (recomendo picanha, alcatra ou contrafilé)
- Manteiga suficiente para forrar o fundo apenas
- Um pouco de óleo para misturar à manteiga
- Flor de sal e pimenta-do-reino
- Frigideira de fundo grosso
Modo de fritura perfeito
Um dos segredos de como fritar bife é a frigideira. Isso porque se você usar frigideira de fundo fino, a carne dificilmente fica no ponto. Por outro lado, a frigideira grossa retém melhor o calor e frita na proporção correta.
Além disso, não use quantidades absurdas de óleo ou manteiga. Na realidade, a cada dois bifes fritos, adicione 1 + ½ colher (sopa) de manteiga e um pouco de óleo para não queimar a manteiga.
Veja como fritar bife passo a passo:
- Ligue a frigideira em fogo alto.
- Quando esquentar bem, adicione a manteiga e já coloque o óleo junto.
- No momento que notar o menor sinal de fumaça, adicione o bife ainda sem tempero, no máximo 2 por vez.
- Dê uma leve girada na carne de 360° e não mexa mais, deixando em fogo alto.
- Conte 2 minutos para o ponto da carne ficar bem rosado por dentro ou 3 minutos para uma carne mais passada.
- Vire e repita o processo, contando o mesmo tempo da primeira etapa.
- Porém, ao virar você deve tombar levemente a frigideira e começar a regar a carne com o óleo quente.
- Dessa forma, você terá um ponto uniforme e suculento.
- Retire da frigideira, tempere e aguarde 3 minutos para os líquidos voltarem ao centro.
- Corte e coma o melhor bife já feito em sua cozinha.
Por que essa técnica funciona?
Muito mais do que uma técnica, é uma reação química chamada “Reação de Maillard”. Quando você coloca a carne em contato com a frigideira superquente, a superfície é selada de imediato, mantendo líquidos e suculência.
Inclusive, você precisa assegurar que vai regar o outro lado enquanto frita, para que o processo fique completo. Esse é o verdadeiro segredo de como fritar bife à perfeição. Não tenha receio de fazer, para lhe ajudar deixarei um vídeo:
4. Escolha bons acompanhamentos para bife
Olha, fazendo a carne que mostrei acima, provavelmente boa parte dos acompanhamentos para bife serão desnecessários. Afinal, a estrela mesmo será a carne que desmancha e derrete na boca. Entretanto, caso queira mais sabor, anote aí:
- Grelhe legumes na mesma frigideira e pegue todo o sabor, pode ser brócolis, couve-flor, aspargos e até alcaparras.
- Prepare um risoto de alho-poró ou palmito, complementando a experiência.
- Aposte na simplicidade da salada fresca com carne frita profissional.
- Não deixe as receitas de molho para carne de fora.
Tudo que você precisa para fritar bife está em suas mãos!
Eu gosto de pensar assim: você vai fazer fritura, sujar a cozinha e ter de limpar cada canto depois, concorda? Então, por que não colocar todas as dicas de como fritar bife que mostrei e, assim, obter o melhor resultado?
Se mesmo depois de seguir as dicas, você achar que não ficou como esperava, não desista. Afinal, esse processo pode ser aperfeiçoado a cada novo preparo, tenha certeza disso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e já sabe né? Manda esse conteúdo para quem não sabe fritar bife a não ser aquele borrachudo, combinado? Até a próxima!