Até hoje não entendo como as pessoas esquecem de preparar pernil na churrasqueira, já que é versátil, barato e fica saboroso. Você sabe fazer?
O bom do pernil é poder fazer inteiro, cortado, tiras, cubos, à pururuca, entre outras formas. Porém, esse corte magnífico guarda um segredo para proporcionar a suculência que procuramos, quer saber qual é?
Então, continue a leitura do conteúdo, descubra os segredos e as melhores dicas para assar pernil diretamente na churrasqueira. Vamos conferir?
4 formas de fazer pernil na churrasqueira para não se arrepender
1. Pernil suíno fatiado na churrasqueira
Vamos começar pelo corte mais tradicional do pernil, que é o pernil fatiado, ou bife de pernil. Quando fatiamos o pernil conseguimos pegar todas as melhores características, como capa de gordura e carne central macia e saborosa.
Prefira cortes que estão ou estiveram em contato com o osso do pernil, pois aí está o sabor divino. Sempre que tem um churrasquinho de porco, faço questão de comprar o pernil suíno fatiado, pois é rápido de fazer.
Para se ter uma ideia, você nem precisa aprender como marinar carne de porco. Afinal, é só jogar uma mistura de temperos sobre a carne e levar à churrasqueira, os ingredientes são:
- 1,2kg de pernil fatiado (bife de pernil);
- Sal grosso a gosto (20g);
- 6 dentes de alho processados;
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu;
- 2 pimentas dedo-de-moça;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 1 ramo de alecrim fresco debulhado;
- Manjericão e açafrão a gosto.
Para fazer a mistura do tempero, basta colocar os ingredientes numa tigela e misturar para agregar sabores. Em seguida, passe por todo o bife e reserve por 10 minutos. “Ah, mas deve demorar na churrasqueira, um bife alto desses”.
De jeito nenhum, se você colocar a 40cm do braseiro médio, o tempo para cada lado é de 30 minutos. Como resultado, até mesmo o couro vai pururucar. Dá uma conferida na receita:
2. Pernil de porco com limão na brasa
Alguns temperos naturais para carne são mais indispensáveis, pois valorizam muito os cortes. No caso do pernil, dois ingredientes “obrigatórios” são o suco de limão e a páprica picante.
O corte nessa sugestão pode ser ainda menor ou mais fino, como preferir. O importante é que o pernil esteja desossado. Além disso, o interessante é deixar a carne marinar pelo menos 1 a 2 horas para penetrar o sabor, anote aí:
- 600g de pernil suíno (bife médio)
- Suco de 2 limões
- 2 colheres (sopa) de páprica picante (ou páprica doce defumada)
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Limão espremido na hora de servir
Separe uma tigela e coloque os ingredientes, adicione bastante azeite e misture até ficar homogêneo. Na sequência, veja como temperar pernil de porco para um resultado maravilhoso:
- Pegue um saco para alimentos e coloque o pernil.
- Espalhe o tempero sobre a carne.
- Besunte com mais azeite, mexendo para incorporar.
- Agora, reserve na geladeira por 1 hora.
- Por fim, leve para assar.
- O tempo médio é de 15 a 20 minutos de cada lado.
DICA EXTRA: quer dar mais sabor à carne? Então, experimente adicionar 250ml de vinho branco ou tinto seco, 100ml de água e tomilho fresco, tudo junto na marinada!
3. Pernil de porco inteiro na churrasqueira
Você está com tempo sobrando? O churrasco promete durar horas, pois a galera curte uma boa churrasqueada? Que tal preparar um pernil de porco inteiro? Sabe aquela bela peça com osso e até mesmo couro?
Aliás, o pulo do gato é fazer furos na peça para que os líquidos penetrem na carne. Outra coisa que deve se perguntar é quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg, não é? Falaremos sobre isso também, veja os ingredientes:
- 4kg de pernil inteiro com osso
- 500ml de vinho branco seco
- Sal grosso suficiente para espalhar sobre a peça
- 4 galhos de alecrim
- Manjericão fresco e açafrão a gosto
- Suco de 2 limões
- 100ml de água
- 8 dentes de alho
- 2 cebolas cortadas grosseiras
Antes de preparar a marinada, faça alguns furos ao longo da peça. Em cada um dos furos você colocará 1 dente de alho e pedaços de cebola. Com isso, a carne fica muito, mas muito mais apetitosa.
Agora sim, o interessante é colocar a peça num saco para alimentos e despejar os ingredientes. Depois você leva à geladeira o máximo de tempo possível. Bom, a marinada está pronta e a carne já puxou o sabor. Nesse momento você tem duas formas para assar:
- Enrolar no papel-alumínio para assar mais rápido.
- Assar diretamente na grelha da churrasqueira sem alumínio.
Assando no papel-alumínio
De todos os métodos de preparo, esse é o mais rápido. Você precisa enrolar o pernil em 3 a 4 camadas de papel-alumínio. Em seguida, leve à churrasqueira a uma distância de 30cm em braseiro forte. Deixe em torno de 70 minutos de cada lado.
Por fim, abra, verifique o ponto e deixe mais 15 minutos de cada lado para dourar por completo.
Assando na grelha
- Depois que o pernil marinar, leve-o à churrasqueira.
- A altura aqui é de 60cm em braseiro fraco.
- Conte 1 hora para cada quilo de pernil.
- Sempre que completar 1 hora você deve virar.
- Para finalizar, abra e doure os lados se achar necessário.
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: prepare uma deliciosa farofa de bacon com ovo, tomate cereja, manteiga, milho verde, farinha de milho e cheiro-verde. Se for um churrasco para 10 pessoas então, o sucesso é garantido!
Para não se perder, dá uma conferida nessa receita em vídeo:
4. Aposte na praticidade do espetinho de pernil na brasa
Para encerrar nossa saga com tudo, trago a sensacional receita de espetinho de pernil, por que não, concorda? Essa dica é ainda mais valiosa para quem não dispensa sabor aliado à praticidade.
No entanto, recomendo a você fazer do zero ao invés de comprar pronto no mercado. Isso porque assim você cria o mix de sabores que mais gosta, com temperos frescos e muita personalidade. Os ingredientes da receita são:
- 1,5kg de pernil suíno (desossado)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de tomilho
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de orégano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 ramos de Alecrim
- Suco de 2 limões espremidos
- Espetos de Madeira
O tempero é simples, basta juntar tudo num bowl e misturar até formar um tempero aromático e cremoso. Em seguida, corte o pernil em cubos médios e coloque na tigela com o tempero.
Agora, coloque a “mão na massa” e misture tudo, reservando por 20 minutos. Por último, espete entre 4 e 5 cubos por espeto e leve para assar até dourar. Inclusive, você pode incrementar com pimentão, cebola roxa, tomate mascote e queijo em cubos.
DICA EXTRA: por mais que no churrasco o pessoal consuma mais carne, não deixe de aliar os melhores molhos para pernil depois de assado. Os sabores cítricos se dão muito bem com carne de porco, a exemplo do molho de laranja, limão, laranja e alho, molho de abacaxi grelhado, entre outros!
Utilizar cortes do porco em churrasco é uma escolha sábia
Mesmo não sendo o objetivo, até mesmo eu fiquei com vontade de terminar aqui e já programar aquele churrasco com pernil na churrasqueira. Você deveria fazer o mesmo, já que não se arrependerá, pode confiar!
Além do pernil, procure utilizar outros cortes do porco para diversificar e agradar a todos os convidados.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não deixe de compartilhar cada uma para mostrar a todos como o pernil é maravilhoso. Até a próxima!