Dentre as receitas de carne cozida, o acém na panela de pressão é uma das mais procuradas, mas também uma das que mais geram dúvidas.
Normalmente a pessoa se pergunta qual corte é melhor, quanto tempo leva e quais temperos usar. Além disso, há dúvidas sobre quais ingredientes podem complementar a receita, trazendo mais sabor e suculência.
Então, se estas também são dúvidas que você tem, saiba que tentarei respondê-las com as ótimas dicas e uma receita escolhida especialmente para você. Confira!
Aprenda como fazer acém na panela de pressão saboroso em 3 passos
Normalmente, quem chega até o acém certamente já se perguntou qual a melhor carne de boi para cozinhar na pressão. Deixando as preferências de lado, o acém é sim uma das melhores carnes para se fazer na pressão.
Na realidade, a grande maioria usa o músculo bovino, que é uma carne boa para cozinhar na panela de pressão. Contudo, o acém tem sido incorporado diariamente nas receitas que visam deixar a carne desmanchando.
Porém, infelizmente o acém é um dos cortes que mais valorizou nos últimos dois anos. E com isso surge a necessidade de baratear, mas não hoje, pois aprenderemos cada detalhe do acém cozido à perfeição.
1. Escolha os ingredientes e temperos para o acém
Embora cada receita tenha ingredientes certos, saiba que você tem a liberdade de escolher seu próprio leque de sabores, combinado? Digo isso porque limitar a dizer utilize isso e aquilo, faz a pessoa não aproveitar o que mais gosta.
Com isso em mente, o ponto mais importante é escolher os melhores temperos naturais para carne. Aposte na pimenta-do-reino, açafrão, bastante cúrcuma, curry, tomilho, ervas finas, chimichurri, manjericão, entre outros.
“Mas com tudo isso tenho receio de ficar um sabor muito forte”. Pelo contrário, desde que você adicione quantidades assertivas, estes temperos dão um sabor maravilhoso. O maior cuidado deve ser com sal e pimentas, pois estes influenciam.
Entretanto, se você tiver dificuldades para escolher o melhor mix para sua receita, vou deixar uma sugestão completa a seguir:
- 1kg de acém em cubos;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de shoyu;
- 2 cebolas em pedaços médios;
- 1 cenoura grande em cubos;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 talo de alho-poró picado;
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão e um toque de pimenta síria (opcional);
- 1lt de caldo de carne.
2. Defina o melhor corte de acém para fazer na pressão
Outra questão muito perguntada diz respeito ao corte do acém. Será que devo usar uma peça inteira de acém? Ou cortar em cubos menores? Tem ainda a questão do tipo de acém, ou seja, preparo o acém ou compro o miolo de acém?
De forma geral, é fundamental saber que o acém dá certo de qualquer maneira. Então, se você cozinhar a peça inteira, especialmente do miolo de acém, fica maravilhoso.
Por outro lado, cozinhar o acém em cubos é um facilitador bem-vindo, pois agiliza e dá maciez à carne. No entanto, o ideal é avaliar quais outros ingredientes escolheu, o tamanho da panela e a praticidade de cada um.
Pessoalmente, prefiro utilizar os cubos de acém, já que me adianta uma vida na cozinha. Além do que, a receita sai pronta da panela para o prato. E outra, fazendo em cubos você não precisa se preocupar em quanto tempo dura carne cozida na geladeira.
Afinal de contas, dificilmente sobrará carne de panela para contar a história, não é mesmo?
3. Siga a ordem de preparo para o acém mais macio da sua vida
Até aqui você separou os ingredientes e pediu ao açougueiro para cortar o acém do jeito que prefere, correto? O próximo passo é o mais importante, pois é onde iremos cozinhar perfeitamente a carne. Para isso siga alguns passos assertivos:
- Coloque os cubos de acém numa tigela, acrescente a farinha de trigo e misture até incorporar na carne.
- A farinha combinada com a manteiga ajuda a dar consistência e cremosidade ao molho.
- Em seguida, aqueça a manteiga e um fio de azeite na panela.
- Depois, junte os cubos de carne e mexa até dourar de todos os lados, tomando cuidado para não queimar a farinha.
- Na sequência, acrescente a cebola, o alho poró e a cenoura.
- Nessa etapa, refogue estes ingredientes por 5 minutos, pois o refogado é que dá sabor à carne cozida.
- Agora, adicione o molho de carne aquecido, o molho shoyu e misture para incorporar no caldo.
- Por fim, feche a panela e deixe em fogo alto.
- Assim que pegar pressão, conte entre 35 e 40 minutos.
Para finalizar essa delícia de receita, sirva uma bela porção e salpique um pouco de cheiro-verde picadinho sobre a carne. Se eu fosse você pegaria logo uma porção, pois dificilmente vai sobrar.
Aliás, não deixe de escolher os melhores acompanhamentos para carne de panela, tudo bem? Aliar essa carne macia e suculenta a um bom arroz soltinho e uma salada verde fresca, é tudo de bom! Vou deixar a receita para pegar outros detalhes:
DICA EXTRA: aprenda a fazer acém na pressão sem água
Você estava na empolgação para fazer a receita, mas percebeu que não deu tempo de fazer o caldo de carne. Além disso, você não gosta de usar apenas água porque acredita que fica insosso, e agora?
Simples de tudo, por que você não faz acém na pressão sem água mesmo? Nesse contexto, você utiliza 3 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas, 1 tomate grande picado e azeite, só isso. Por fim, o único cuidado é seguir a ordem na panela:
- Coloque a cebola no fundo, formando uma “cama”.
- Acomode a carne temperada com sal e pimenta-do-reino sobre a cebola.
- Junte o restante dos temperos e especiarias, cuidado com o sal.
- Despeje o tomate sobre a carne.
- Finalize com uma boa quantidade de azeite para dar sabor ao caldo.
O tempo médio nesse preparo é de aproximadamente 30 minutos depois que pegar pressão. O pulo do gato é deixar a pressão sair naturalmente, pois ajuda a carne a chegar ao ponto de desmanchar. Dá uma olhada no vídeo da receita completa:
Acém na pressão é sinônimo de facilidade e muito sabor
Seja com o miolo de acém, com o acém em cubos ou mesmo cozinhando a peça inteira, não deixe de fazer. O acém na panela de pressão é aquele tipo de preparo que aquece o coração e ajuda a nos aproximar de quem amamos.
Afinal, gastronomia é a arte de usar comida para criar felicidade e momentos inesquecíveis com a família e amigos, concorda? Então, agora é com você o preparo dessa receita icônica e que faz parte do DNA do brasileiro.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam acertar em cheio nessa receita fantástica. Até a próxima!