Finalmente você aprenderá todos os passos para fazer leitoa assada, com o melhor tempero, carne suculenta e pele crocante.
Quando a pessoa sabe realmente preparar uma boa leitoa, seja ela à pururuca ou não, dificilmente outro assado se iguala. Mas para isso é fundamental ter conhecimento pleno, pois a receita envolve alguns macetes e “truques” simples.
Então, se você estava com a intenção de aprender a assar uma leitoa, saiba que sairá daqui com muita motivação e inspiração para colocar em prática logo. Confira todas as dicas e anote as sugestões!
Receita passo a passo de leitoa assada no capricho
Não é todo dia que fazemos leitoa, pois esse assado é tipicamente uma das carnes de Natal mais escolhidas. Embora acredite que sempre que você tiver a oportunidade, procure assar pequenos cortes, como o quarto de leitoa.
Uma coisa que observo sempre, é que as pessoas deixam de preparar leitoa por medo de não acertar. Porém, esse é o tipo de receita que você tempera e leva para assar, acredita? Acompanhe os passos da receita e experimente a verdadeira leitoa!
Escolha o formato ideal da leitoa para sua receita
O primeiro passo é escolher qual tipo de corte você deseja fazer. Apesar de o tempo de preparo não mudar muito, os temperos e a forma de temperar podem mudar. Entre os principais cortes da leitoa, temos:
- Quarto dianteiro e traseiro;
- Pernil traseiro;
- Paleta de leitoa;
- Leitoa pela metade;
- Leitoa inteira.
Por exemplo, se você pegar a paleta da leitoa, a quantidade e o tipo de tempero será específico para atender aquela porção. Em contrapartida, se você pegar o quarto traseiro, pode ser bacana elaborar melhor e incorporar novos ingredientes.
“Uma coisa que sempre tenho dúvida é qual o peso ideal de uma leitoa para assar?”. Depende muito, não por conta do assado, mas sim pela quantidade de pessoas que farão parte da refeição.
Afinal, fazer churrasco para 10 pessoas é uma coisa. Agora, planejar churrasco com 30 pessoas com leitoa assada, é vital assar mais cortes ou um animal maior, concorda?
Portanto, para a nossa receita dar super certo, iremos preparar uma leitoa menor e cortada ao meio, no sentido do comprimento. O peso fica a seu critério, mas algo em torno de 3kg a 4kg é ideal.
Peça ao açougueiro para serrar ao meio uma leitoa já limpa e higienizada. Porém, ao chegar em casa não deixe de lavar novamente para eliminar qualquer sujeirinha que tenha ficado.
Dessa forma, fica mais fácil temperar, o sabor fica evidente e o tempo de cozimento reduz significativamente!
Defina o mix de temperos para marinar a leitoa
Chegamos ao momento da verdade, pois a escolha do tempero para leitoa assada é a etapa mais importante. Neste momento, não tenha medo de experimentar novos ingredientes e especiarias.
A carne de porco é muito bacana justamente por combinar com praticamente todos os temperos. Contudo, independentemente da escolha, você deve assegurar dois elementos indispensáveis: ingredientes cítricos e ácidos.
Além disso, o método mais recomendado por churrasqueiros experientes é aprender como marinar carne de porco. A marinada tem potência suficiente para incorporar todos os sabores do tempero na carne.
Afinal de contas, a leitoa deve ficar 24 horas na marinada para puxar os sabores da melhor maneira possível.
Conheça uma deliciosa opção de marinada
- 3kg de carne de leitoa;
- 600ml de vinho branco seco;
- 8 dentes de alho inteiros;
- 3 pimentas dedo-de-moça picadas e sem semente;
- 8 folhas de louro;
- 3 cebolas picadas grosseiras;
- 800ml de água para equilibrar;
- Suco de 4 laranjas;
- Páprica picante e doce a gosto;
- Pimenta-do-reino e pimenta síria a gosto;
- Sal e azeite a gosto;
- Toque de açúcar para balancear a acidez.
Decidi trazer essa sugestão porque é muito prática, dá um sabor fantástico e vai agilizar sua refeição. Sendo assim, você precisará de uma forma que caiba a leitoa e de um saco plástico grande para marinar.
Assim que providenciar tudo isso, coloque a leitoa no saco, adicione todos os ingredientes e finalize com a água. Não exagere, pois queremos apenas formar o caldo da marinada e não diluir demais os ingredientes.
Por último, feche o saco e leve a leitoa para marinar na geladeira por 24 horas. Esse é o tempo perfeito para agregar os temperos e deixar a carne ultra saborosa!
DICA EXTRA: não gosta de algum ingrediente? Não tenha medo de substituir. Outra alternativa, é adicionar bastante cheiro-verde e bater no liquidificador, formando uma pasta cheia de sabor. O tempo da marinada é de 12 horas, pois é concentrada!
Prepare a leitoa para ir ao forno nas condições certas
Aqui a leitoa já marinou por 24 horas e puxou todo o sabor que podia, agora é hora de preparar para assar. Dessa forma, retire da marinada e enxugue o excesso de líquidos da carne.
Em seguida, transfira para uma forma grande e garanta que a pele esteja bem seca. Isso porque a umidade no couro não deixa a alta temperatura pururucar a pele. Depois disso, pegue pedaços de papel-alumínio e cubra:
- Orelha
- Pés
- Rabo
Como a leitoa será assada sem papel-alumínio, a alta temperatura pode ressecar essas partes. Esse é um cuidado bacana para quem não dispensa essas partes deliciosas e cheias de sabor!
Asse a leitoa até a carne ficar macia e pururucada
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 200° por 15 minutos. Posicione a leitoa com a pele para cima. Assegure uma vez mais que não juntou líquido no couro. Costumo executar o cozimento no forno em duas partes:
- A primeira parte é onde cozinhamos a carne lentamente para ficar macia e suculenta.
- Já na segunda parte, iremos aumentar a temperatura para formar o maravilhoso pururuca da pele.
Nesse sentido, leve à leitoa ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas. Ao término do tempo, retire e escorra possíveis líquidos. Volte a leitoa ao forno e aumente a temperatura.
Se estiver assando em forno convencional, aumente para 250° e deixe até notar que está dourada e crocante. Por outro lado, se for um forno elétrico, pode colocar na potência máxima e deixar até atingir o mesmo ponto.
O resultado de “tanto trabalho” é uma leitoa à pururuca, com carne saborosa, macia e que derrete na boca. Até mesmo quem não é tão fã assim vai amar esse assado, garanto. E para que não deixe nenhum detalhe passar, acompanhe o vídeo abaixo:
DICA EXTRA: prepare maçãs assadas sensacionais!
Sem tentar cair em clichês, gostaria de sugerir um acompanhamento para carne de porco. Provavelmente você já viu em filmes e novelas a leitoa sendo servida com uma maçã na boca, correto?
Então, não vou sugerir esse clichê não, pois minha sugestão é assar algumas maçãs tipo Gala com um toque especial:
- 10 maçãs Gala
- Vinho branco seco suficiente
- Manteiga suficiente
- Pimenta síria a gosto
- 5 ramos de alecrim frescos
Com uma pequena faca de ponta e cuidado, retire o centro das maçãs onde ficam as sementes, faça isso com todas. Em seguida, despeje um pouco de vinho branco, salpique pimenta síria e cubra com um pouco de manteiga.
A grande finalização é assar no forno até ficar macia por dentro e crocante por fora. Dê um toque sofisticado com os ramos de alecrim e erva doce. Sirva juntamente com a leitoa assada, será um diferencial bem-vindo!
Assar leitoa é celebrar o que há de melhor na culinária
Então, hoje você aprendeu a fazer leitoa assada com uma marinada fantástica que é uma explosão de sabor. Além disso, entendeu como assar no forno.
Contudo, você também pode assar na brasa, no bafo, na churrasqueira de tambor, bem como no famoso fogo de chão. O que quero dizer, é que é possível fazer de muitas maneiras diferentes e o resultado será o mesmo: sabor divino!
Não deixe de experimentar como a carne para almoço de domingo, tenha certeza de que os convidados farão fila em sua cozinha. Brincadeiras à parte, esse é um clássico da culinária brasileira e agora você tem tudo que precisa para fazer sua versão!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para que mais pessoas vejam como é fácil e possam aproveitar. Até a próxima!