Chega a ser desanimador quando aquele tão esperado ovo passa do ponto e explode, mas por que o ovo estoura quando cozinha, você sabe o motivo?
A verdade é que não existe uma razão para isso, mas um conjunto de fatores que levam a esse resultado. Porém, mais importante do que remediar e comer ovo arruinado, é saber evitar e ter controle absoluto no preparo.
Então, é precisamente isso que vou compartilhar com você hoje, já que escolhi informações assertivas e práticas. Vamos descobrir juntos como fazer o ovo perfeito?
Por que o ovo estoura quando cozinha?
Quem nunca cozinhou ovo e acabou com uma casca toda rachada, ou está mentindo ou não cozinhou de verdade. Isso porque é uma coisa normal e “acontece até mesmo nas melhores famílias”, comigo mesmo, vira e mexe acontecia isso.
Nesse momento você culpa a qualidade do ovo, xinga o mercado que comprou e até mesmo a panela utilizada. Mas será que a culpa é realmente desses elementos? Ou será que há mais coisa por trás dessa “conspiração” contra a gente?
Pois bem, saiba que sim, tem muitas outras coisas influenciando. É por isso que poucas pessoas sabem, de fato, a razão do ovo ter passado do ponto. Abaixo vou listar algumas possibilidades, tenha atenção e anote cada uma.
Desequilíbrio nas temperaturas
Esse é o erro mais comum e que mais favorece o estouro da gema. Pensa comigo, você pega um ovo diretamente da geladeira, onde clara e gema estão resfriadas.
Em seguida, você coloca em água fria e leva para ferver. Porém, o ovo demora a ganhar temperatura e a água esquenta rapidamente. Nesse caso em particular, o desequilíbrio entre a temperatura interna e externa cria tensão na casca.
O chamado choque térmico pode ser o responsável pelo rompimento parcial, depois disso é só “ladeira abaixo”. Em outras palavras, provavelmente seu ovo vai estourar.
Agora, outra coisa que põe o ovo a perder é esquentar a água e colocar o ovo resfriado da geladeira direto na água quente. Como resultado, é certo que o ovo vai estourar, pois o choque térmico é ainda maior. Então, como evitar?
- Ovos em temperatura ambiente: prefira comprar menos ovos e mantenha-os fora da geladeira, isso ajuda a não rachar.
- Retire da geladeira antes: pelo menos 30 minutos antes de cozinhar retire da geladeira.
- Nunca dê choque térmico: o segredo é colocar o ovo em temperatura ambiente em água fria. NUNCA coloque o ovo quando a água já começou a ferver, senão vai estourar todinho.
Composição e estrutura do ovo
Quando menciono a composição e estrutura do ovo, me refiro ao comportamento da clara e da gema. Por conseguinte, toda a clara deveria ser cozida ao mesmo tempo e de maneira uniforme.
Contudo, isso dificilmente acontece. Afinal, há a temperatura do fogão, dispersão da chama e espessura da panela influenciando na expansão do ovo.
Logo, o aquecimento forçado sobre a casca acontece de maneira desigual. E as partes do ovo são dilatadas em tempos diferentes, favorecendo assim possíveis rachaduras e o posterior rompimento. A grosso modo, o ovo estoura.
Possíveis rachaduras e fragilidades na casca
E o último fator que contribui para a tristeza do ovo cozido estourado, são os problemas já presentes antes de cozinhar. Por exemplo, eu já perdi as contas de quantas vezes encontrei rachaduras nos ovos antes de cozinhar.
Isso quando eu não encontrava partes quebradas com os ovos já na panela com água. Então, dê uma boa conferida em todos os ovos antes de colocar para cozinhar. Essa ação evita muitos problemas e garante um consumo seguro.
Quando o ovo cozido estoura pode comer?
Quando escuto essa pergunta gosto de aprofundar um pouco na resposta, pois pode parecer vaga inicialmente. Geralmente analiso algumas situações que me ajudam a identificar um cenário seguro:
- Será que o ovo rachou durante o cozimento?
- Ou será que a rachadura na casca já existia antes de colocar para cozinhar?
Sei que parece impossível responder a isso logo de cara. Afinal, como ter certeza de que já estava rachado ou não, concorda?
Entretanto, alguns sinais nos ajudam a investigar essa questão. O primeiro sinal você vê ao descascar o ovo. Se o interior estiver muito pastoso e com mais líquido do que o esperado, então quer dizer que o ovo estava rachado.
Aqui podemos assumir que a água entrou logo que você adicionou na panela. Nesse caso, descarte e não consuma de maneira alguma. Há grandes chances de contaminação por agentes que se instalaram enquanto o ovo estava cru.
Por outro lado, vamos assumir que você decidiu cozinhar ovo no microondas. Porém, mesmo assim ele acabou rachando, mas ao descascar, você nota que a gema está relativamente intacta e seca.
Nesse contexto, é possível consumir o ovo, já que possivelmente ele rachou depois de cozido devido à expansão do interior.
“E se eu quiser aprender como cozinhar ovo de codorna, é a mesma coisa?”. Sim, salve as proporções de tamanho é claro. Mas os cuidados são os mesmos, visto que esse ovo é mais sensível!
6 técnicas para evitar que o ovo cozido estoure
Uma coisa é saber o que acontece quando o ovo estoura, outra inteiramente diferente é aprender como prevenir. Como diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar” e isso se aplica aqui.
Então, se você concorda comigo, provavelmente vai anotar cada dica e técnica a seguir que facilitam o preparo:
- Como já mencionado, sempre use ovos em temperatura ambiente ou retire 30 minutos antes.
- Prefira ovos menos frescos, por mais absurdo que pareça, ovos “mais velhos” possuem mais elasticidade das membranas.
- Prefira cozinhar menores quantidades mais vezes do que colocar tudo de uma vez.
- Posicione os ovos com cuidado para não rachar e quebrar e passar batido.
- É proibido colocar o ovo para cozinhar somente depois que a água pegou fervura. Coloque na panela em água fria!
- Siga o tempo de cozimento à risca, o cozimento em excesso é uma das causas para estourar os ovos.
Na dica número 2, considere o ovo mais “passado” apenas nesse preparo, combinado? Isso porque na maioria das receitas, quanto mais fresco o ovo melhor. E um bom exemplo disso é como fazer ovo pochê.
Como fazer ovo cozido sem estourar: 7 passos para o ovo perfeito
Muita gente torce o nariz quando falamos em aprender a cozinhar o ovo perfeito, pois julgam desnecessário. No entanto, quando pensamos na culinária de forma ampla, entendemos que ovo cozido é a base de milhares de receitas.
Além do que, um grande número de restaurantes e hotéis renomados são mundialmente conhecidos pelos ovos cozidos à perfeição.
Portanto, juntei informações relevantes e incluí alguns conhecimentos pessoais para elaborar um guia rápido sobre o cozimento ideal.
- Evite ferver a água em temperatura alta, prefira a chama média ou baixa. Em casos de cascas mais frágeis, a alta temperatura faz rachar e estourar.
- Adicione uma pitada de sal na água. Minha avó sempre fazia isso para evitar que os ovos estourassem e eu utilizo até hoje.
- No momento em que a água ferver, reduza para fogo baixo e conte 8 minutos para uma gema firme e cremosa.
- Deixe no máximo 9 a 10 minutos, mais do que isso aumenta a chance de rachar.
- Ao término do tempo, retire do fogo e coloque sob a água da torneira, isso corta o cozimento da gema e facilita na hora de descascar.
- Quebre toda a casca antes de descascar com uma colher ou garfo.
- Por fim, “pince” o fundo do ovo com os dedos e retire toda a casca com a membrana. O segredo é remover essa membrana junto com a casca para um ovo liso e perfeitamente cozido.
Utilize vinagre como último recurso!
Deixei essa sugestão por último, pois é técnica e precisa ser explicada como um recurso valioso. Adicionar vinagre à água torna a casca do ovo mais elástica, absorvendo melhor a expansão da casca.
Tudo por causa do ácido acético do vinagre que reage com a composição da casca do ovo. “É 100% garantido que o ovo não vai estourar?”. Não, nenhuma técnica, dica ou cuidado garante isso. Só que aumenta exponencialmente a proteção, isso sim!
Daqui em diante, toda vez que se perguntar por que ovo estoura quando cozinha, lembre-se das minhas dicas e use-as sempre que precisar relembrar de algum detalhe.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com familiares e amigos, assim ninguém mais desperdiça ovo na hora de cozinhar. Até a próxima!
Bom dia eu faço o seguinte deixo em cima da geladeira 4 ovos quando vou cozinhar nunca coloco em água fria deixo a água ferver e pego o ovo ponho em uma colher encosto na lateral da panela e pondo ele na água daí eu tampo a panela e deixo cozinhar por 7 minutos em fogo normal caso eu queira a gema mais dura deixo por 8 minutos mas antes de comprar a Cuba de ovos eu vejo a validade examino um por um porque já comprei Cuba de ovos com ovo grudado nela e ovo trincado também e nunca aconteceu comigo de ovo estourar dentro da panela.