Saber aproveitar os eletrodomésticos na cozinha é uma forma eficiente de agilizar preparos e identificar oportunidades, mas como cozinhar ovo no microondas?
Que o micro-ondas facilita e adianta a nossa vida, todos sabemos bem. Porém, o preparo de alguns alimentos levanta dúvidas e, sobretudo, o receio de não dar certo. O ovo proporciona excelentes receitas práticas e hoje você aprende como fazer no micro-ondas rapidinho.
Sendo assim, acompanhe as dicas ótimas que selecionei em minhas pesquisas + alguns truques que eu aprendi só na prática para fazer um ovo perfeito. Vamos conferir?
Dá certo cozinhar ovo no microondas?
Nem sempre a resposta mais curta é a melhor que você pode obter. Por exemplo, eu poderia vir aqui e simplesmente dizer: “olha, dá certo sim, é só colocar e cozinhar”.
Contudo, a primeira consideração quando decido trazer dicas é a questão da segurança. “Ah, mas o que pode acontecer de tão sério que coloca a segurança em risco?”.
Simples, há um grande risco de o ovo explodir dentro do micro-ondas. À princípio pode parecer algo sem tanta importância, mas falamos de uma pressão considerável.
Então, sim, dá certo fazer ovo cozido no micro-ondas, onde fica perfeito e muito parecido com o método tradicional. Entretanto, algumas medidas precisam ser tomadas antes de levar o alimento ao micro-ondas.
Então, nada de colocar um punhado de ovo ao mesmo tempo, pois você está apenas fazendo uma “bomba relógio”.
Para quem sabe como fazer ovo na airfryer pode parecer automático simplesmente colocar e fazer no micro-ondas, não é verdade? Mas não é, e você tem que acompanhar a forma correta, logo a seguir!
Como fazer ovo no micro-ondas corretamente e com máximo sabor?
Quantas vezes se perguntou como se faz um ovo no microondas e acabou desistindo antes mesmo de separar os ovos? Antes de mais nada, queria salientar que se você seguir cada recomendação e dica, pode fazer sem medo porque funciona.
Com isso em mente, saiba que há basicamente duas técnicas para cozinhar o ovo no micro-ondas. O método inteiro com a casca e o cozimento aberto e sem casca. O que mais se assemelha ao cozimento normal é o preparo com a casca.
Só que é também o que mais exige cuidado, mas não se preocupe, é simples!
Técnica 1 – Cozinhando com a casca
Aqui você basicamente vai pegar o ovo e cozinhar diretamente no micro-ondas, mas com alguns segredinhos:
- Você precisará de 1 ovo, uma tigela de vidro para micro-ondas e água.
- Além disso, é interessante ter uma tachinha também, pois faremos dois furos no ovo.
- Sendo assim, adicione água na tigela suficiente para cobrir o ovo.
- Em seguida, pressione a tachinha com delicadeza na base do ovo, até fazer um furinho.
- Repita e faça outro furo.
- Agora, adicione o ovo na água e leve ao micro-ondas.
- O tempo médio é de 2 minutos e 30 segundos em potência máxima.
- Por fim, aguarde esfriar, pois você precisa descascar o ovo cozido.
O resultado aqui é um ovo totalmente cozido, livre de perigos, com uma gema cremosa e bem amarelinha. “E você não vai falar sobre os furos?”. Claro que vou, é essencial saber o porquê das coisas, não é mesmo?
Então, os furos são exatamente para dar “vazão” à pressão formada no interior do ovo. Dessa forma fica bem difícil de acontecer algo inesperado. Se você não acredita em mim, dá uma olhada no vídeo da técnica:
Técnica 2 – Cozinhando o ovo aberto
Essa técnica é indicada para quem tem receio de cozinhar inteiro e prefere comer cozido, formato parecido com o frito. Sabe quando você aprende como fritar ovo perfeito?
Então, a ideia aqui é cozinhar o ovo sem casca. Para isso, pegue um pratinho pequeno de cerâmica, quebre a casca e posicione o ovo no centro. Depois você vai adicionar os temperos que preferir e perfurar a película protetora do ovo com garfo.
Isso também favorece que a gema não estoure. Em seguida, tampe com outro prato do mesmo tamanho para formar a condição certa para cozinhar o ovo. Agora só falta descobrir quantos minutos cozinha o ovo no micro-ondas.
E para a sua surpresa, leve ao micro-ondas em potência máxima por apenas 45 segundos. Nem um minutinho e já terá um delicioso ovo cozido à perfeição.
Como resultado, o ovo mantém umidade, a clara fica bem cozida e a gema cremosa no ponto. Além do pratinho, você também pode usar uma xícara de cerâmica que dá certo.
6 dicas para garantir a segurança no cozimento do ovo no micro-ondas
Caso você escolha cozinhar o ovo com a casca, saiba que ainda há pequenas chances de o ovo “estourar”. Por isso, a primeira coisa é afastar-se do micro-ondas, a fim de ter mais segurança caso aconteça algo. Conheça mais alguns cuidados extras:
- Adicione vinagre na água do cozimento, onde o ácido acético do vinagre reage e torna a casca do ovo mais maleável, reduzindo as chances de rompimento.
- Avalie o ovo para garantir que não haja rachaduras.
- Procure não ultrapassar o tempo indicado, para não haver superaquecimento.
- Aguarde o ovo esfriar completamente para descascá-lo.
- Outra coisa, consuma somente depois de frio, pois em alguns casos há formação de bolsão de ar dentro da gema.
- Sempre utilize os utensílios adequados e tenha atenção a cada detalhe.
O que faz o ovo explodir no microondas?
É comum assumir que o funcionamento do micro-ondas seja parecido com o da airfryer, e aí surgem os perigos. Vale ressaltar que há grandes diferenças entre as tecnologias e gostaria de destacar o método de cozimento.
No micro-ondas, por exemplo, há uma radiação eletromagnética que maximiza a agitação das moléculas de água presentes no alimento.
Por conseguinte, o aquecimento é uniforme e acontece de fora para dentro. No contexto do ovo, precisamos considerar a casca, ou seja, há uma pressão crescente enquanto o interior esquenta.
E como essa alta temperatura não consegue se dissipar devido à casca, a pressão interna do ovo aumenta. Desse modo, como num piscar de olhos seu ovo “vai para o saco” e você tem que começar tudo de novo.
Desse modo, não deixe de perfurar a casca como sugerido no preparo, reduz consideravelmente as adversidades!
Com segurança dá para inovar nas receitas e preparos
Não há dificuldade em cozinhar ovo no microondas, assim como mostrei ao longo das dicas. Porém, como em todo preparo na cozinha, é essencial ter foco total, ainda mais quando adequamos os preparos para facilitar nossa vida.
Agora acredito que você tem ao menos mais duas formas de incorporar ovos cozidos em seu cardápio, não é mesmo? Use esse novo conhecimento com sabedoria e surpreenda-se com as novas possibilidades.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se possível, não deixe o conteúdo parar por aqui, já que elas podem ajudar mais pessoas a usarem o micro-ondas também para receitas simples do dia a dia. Até a próxima!