Como fritar bacon: 4 passos para o bacon perfeito

É a coisa mais rara encontrar quem não ama bacon, mas quando falamos em como fritar bacon, a verdade é que nem todos sabem.

Claro, todos sabem que basta apenas colocar na frigideira para fritar algo. Porém, o bacon é o tipo de alimento que precisa de um carinho e atenção a mais. E são esses cuidados que entregam aquela tira crocante com sabor do “paraíso”.

Dessa forma, se você cansou de depender de alguém para comer um bom bacon, hoje você aprenderá tudo que precisa. Afinal, todos devem aprender para criar receitas diferentes para qualquer ocasião. Vamos conferir?

Como fritar bacon à perfeição em 4 passos práticos

como fritar bacon

Quem aprende a preparar bacon sabe que é possível fritar corretamente qualquer tipo e corte de bacon. Isso porque nem tudo depende da peça de bacon, mas sim de certos processos que realizamos ao fritar.

Nesse contexto, vamos supor que você aprendeu como fazer bacon artesanal e gostaria de fazer frito, basta acompanhar as dicas certeiras a seguir!

1. Tenha atenção à frigideira

Muita gente confunde os preparos das carnes, ou pior, assumem que é tudo a mesma coisa e acabam errando. Por exemplo, você vai preparar uma carne boa para bife, mas a frigideira deve estar “tinindo” de quente, correto?

Porém, com o bacon o processo é o inverso. Então, ao invés de deixar a frigideira frigir ao máximo, ela tem que estar relativamente fria. Portanto, antes de ligar já coloque o bacon em tiras, especialmente se quer ele crocante.

O bacon possui uma gordura maravilhosa, mas ao mesmo tempo delicada. Desse modo, ao colocar uma fatia fria sobre a superfície quente, a gordura desidrata rapidamente e se funde à superfície.

É nesse momento que o bacon costuma dobrar e diminuir de tamanho. A partir desse ponto não há mais o que fazer a não ser comer bacon borrachudo.

DICA EXTRA: adicione um pequeno fio de azeite na frigideira, ligue em fogo baixo e já coloque as fatias de bacon.

2. Frite somente o que sua frigideira suportar

“Vou colocar várias fatias para agilizar já que tem bastante bacon para fritar”. Nunca faça isso ao fritar, pois as fatias sobrepostas não fritam corretamente. Afinal, não estão em contato direto com o fogo.

O ideal é colocar somente o que sua frigideira suporta, de modo que tudo fique em contato com a alta temperatura. Como resultado, a gordura existente vai se desfazer lentamente e ajudar no processo de fritura.

Aliás, esse é um dos grandes motivos que levam o bacon a ficar parecido com sola de sapato.

3. Nada de ficar mexendo nas tiras de bacon

Quando o bacon ganha temperatura é normal que ele dê uma leve grudada. “Mas você disse que não era para grudar”. Sim, eu disse, mas o que não pode acontecer é a carne grudar antes de estar aquecida.

Mesmo porque agora ele está praticamente esticado e sendo frito por inteiro. Com isso fique observando:

  1. As bordas brancas indicam que o bacon está chegando no ponto certo.
  2. Vire apenas quando começar a soltar com facilidade da frigideira.
  3. Aliás, outra coisa que ajuda a conhecer o processo é o chiado emitido pelo bacon, isso mostra que a carne chegou numa temperatura boa.
  4. Sua cor precisa estar dourada, com aspecto de “grelhado” e irresistível.

4. Fique de olho nos detalhes certos

Se você estiver fritando bacon com fome, esse é o pior momento porque o aroma toma conta da casa. Para saber se as fatias fritaram de maneira uniforme, dê uma leve erguida e avalie a cor.

Se estiver rosado e a gordura translúcida demais ainda falta um pouco, volte à frigideira e dê mais alguns minutos. Ah, faça tudo isso com um pegador, combinado? Outros utensílios podem quebrar as partes crocantes.

Por fim, assim que o barulho de fritura reduzir e tudo estiver dourado igual vemos nos restaurantes, é só tirar da frigideira.

Um ponto de atenção: deixe as fatias fritas descansarem em papel-toalha, a fim de diminuir o óleo da fritura.

Olhando as dicas pode parecer que demora uma eternidade para fritar, mas não. Na verdade, é tudo muito rápido e basta tirar os olhos por um segundo para acabar com um bacon ressecado demais.

Para ajudar você a captar os detalhes, deixarei um vídeo com muitas dicas bacanas, dá uma olhada:

DICA EXTRA: tem como fritar bacon no microondas?

Sim, é possível fritar bacon no microondas. Esse preparo é uma mão na roda para quem não dispõe de muito tempo na cozinha. Veja o que você precisa fazer:

  1. Adicione duas folhas de papel-toalha num prato.
  2. Coloque as fatias de bacon sobre o papel.
  3. Em seguida, cubra com mais duas folhas e leve ao micro-ondas.
  4. Ligue em potência máxima por 3 minutos.
  5. Se ao término ainda tiver partes cruas, adicione de 30 em 30 segundos até finalizar.

Saiba que também dá para fazer bacon na airfryer, ou seja, adicione as tiras no cesto, ligue em potência máxima e vá acompanhando o cozimento da carne!

4 cortes de bacon para você variar nas receitas

Geralmente o bacon de açougue vem em peça inteira, daí o profissional tira de acordo com o pedido do cliente. Porém, se você chegar no açougue e simplesmente pedir 200g de bacon, certamente você levará em pedaço para casa.

O problema disso é o retrabalho que você terá, principalmente para tirar fatias perfeitas, dá certo trabalho. Pensando nisso, reuni aqui os cortes mais tradicionais, assim você compra exatamente o que precisa com facilidade.

  1. Bacon em cubos: o famoso cubinho de bacon é muito versátil, rápido de fritar e incrementa receitas de caldos, arroz recheado e massas.
  2. Bacon em tiras/fatias: as fatias são encontradas com mais facilidade já embaladas ou quando você pede ao açougueiro por esse corte específico, ideal para hambúrguer, medalhão e farofa de bacon.
  3. Fatias redondas de bacon: já as fatias redondas são tiradas em sua maioria da panceta, tem suculência e sabor incrível.
  4. Tablete de bacon: esse corte é pau para toda obra, já que dele você tira praticamente todos os cortes que precisa.

Tem como fritar bacon congelado?

Não, o recomendado é descongelar por completo antes de incorporar nos preparos. Para isso basta descongelar dentro da geladeira de um dia para o outro. Entretanto, uma recomendação é não congelar o bacon se possível.

Por causa do nível elevado de gordura acaba perdendo textura quando congelado, e isso é refletido diretamente nas receitas.

Portanto, prefira sempre a carne bem fresquinha e compre somente no dia que for usar. Essa é a melhor maneira de garantir todo o sabor que esse “pedaço do céu” nos oferece.

Agora que você entendeu como fritar bacon, falta planejar aquele prato recheado de bacon, ultra aromático e com um sabor que explode na boca da gente!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe aquele amigo que costuma errar no ponto do bacon. Até a próxima!