Fondue não se resume somente à receita preparada com cuidado, pois é complementado por deliciosos acompanhamentos para fondue de carne, quer conhecer os melhores?
Para que qualquer ocasião especial possa ficar marcada, você precisa saber harmonizar sabores. E tenho que dizer, existem muitos incrementos para transformar um simples fondue em uma degustação incrível.
Sendo assim, separei algumas dicas sensacionais, detalhadas e de encher a boca d’água. Então, não deixe de acompanhar e anotar tudo que encontrar de útil!
16 melhores opções de acompanhamentos para fondue de carne
Quer dizer que você escolheu a melhor carne para fondue de queijo, mas não sabe quais complementos escolher? Não se preocupe, essa é uma dúvida muito comum e é bem simples de “desvendar esse mistério”.
Sempre que você mencionar fazer fondue de carne deve pensar logo de cara que as melhores combinações são os molhos. Isso porque o fondue é a harmonização da carne de qualidade que será mergulhada em algum tipo de mistura saborosa.
É por isso que vemos muitas receitas com queijo, já que fica derretido, cremoso e ideal para envolver a carne. Porém, não se limite aos molhos e queijos, visto que outros ingredientes podem compor sua mesa. Conheça agora as melhores opções!
4 opções de molhos para fondue de carne
Vamos abrir nossas sugestões exatamente com os acompanhamentos mais conhecidos, os molhos.
Só que minha intenção é mostrar algumas coisas diferentes, simples e que combinam bem com alcatra ou contrafilé. Ao todo mostrarei 4 receitas bem rápidas de molho.
Molho tártaro rápido
Quem nunca comeu molho tártaro, provavelmente está fazendo algo de errado na vida. Digo isso porque é versátil e combina com praticamente tudo, desde receitas com cortes bovinos até preparos com peixe.
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde bem picado
- 1 + ½ colher (sopa) de picles picado (pepino em conserva)
- 2 dentes de alho processados
- 4 colheres (sopa) de maionese
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Coloque tudo numa tigela e misture até ficar homogêneo e cremoso. Essa receita é incrível para servir com aquele filé mignon dos deuses, já que entrega suculência e sabor. Mas para isso você precisa aprender como cortar filé mignon!
Molho oriental prático
Embora não seja o molho preferido de algumas pessoas, tenho certeza de que pode agradar muitas outras. Esse molho tem como base:
- Wasabi (em pequenas quantidades)
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 4 colheres (sopa) de maionese
- Salsinha a vontade
- 2 dentes de alho processados
É simples e você só precisa misturar tudo numa tigela ou ramequim. O ideal para esse molho é combinar com carnes de sabor mais “intenso”. É um molho robusto e de sabor acentuado. Se você escolher carne suave, vai sentir apenas o gosto do molho.
Molho básico com ingrediente surpresa
Esse molho pode parecer básico, e até que é mesmo. Porém, costumo colocar um ingrediente que dá uma outra cara.
Dessa forma, junte 2 colheres (sopa) de ketchup, ½ colher (sopa) de pimenta forte (opcional), 4 colheres (sopa) de maionese, salsinha a gosto e uma dose pequena de conhaque.
Misture tudo até incorporar o líquido nos molhos e está pronto. Cuidado apenas para não exagerar no conhaque porque senão fica forte demais.
Molho de pimentão assado
O pimentão assado você pode fazer na brasa ou comprar pronto, pois ele é a base desse molho. O restante fica por conta da maionese, do açafrão em pó, cheiro-verde picado e alguns dentes de alho triturados.
Basta amassar bem o pimentão e incorporar o restante, assim como fizemos nos outros molhos!
DICA EXTRA: como pode notar, a maionese é a base de todo molho para fondue. Depois é só pensar em ingredientes que você gosta e experimentar, tudo é válido desde que você curta aquela combinação, concorda?
2 pequenas porções de creme de queijo
É normal pensar em fondue e já associar com aquela panela cheia de queijo derretido. Contudo, o fondue de carne não é consumido dessa forma, pois queremos sentir mais o sabor das carnes vermelhas.
Nesse sentido, essa sugestão é para mostrar a você que é possível combinar a carne com pouco creme de queijo.
Dessa maneira, você consegue aliar ainda mais acompanhamentos sem deixar a degustação enjoativa. Para isso montei algumas sugestões com queijos, dá uma olhada:
- Opção cremosa: 2 copos de requeijão, 2 caixinhas de creme de leite, 250g de muçarela, 100g de provolone, 100g de gorgonzola, 50ml de vinho branco, 50ml de leite e noz moscada a gosto.
- Opção apenas com queijo: utilize 100g de queijo Gruyère, 100g de queijo Emmental, 50ml de vinho branco e noz moscada.
Para servir você pode fazer porções individuais em potinhos decorados, já que o verdadeiro fondue de carne leva óleo quente na panela, vamos ver isso mais abaixo!
12 complementos para sua mesa de fondue
Bom, agora que já falamos de muitas opções de molho e creme de queijo, chegou a hora expandir a mesa. E não é muito complicado escolher os acompanhamentos, pois você precisa considerar a seguinte combinação:
- 1 tipo de carne
- 1 tipo de molho para servir à parte
- Escolher algum creme de queijo
- Caprichar no restante dos ingredientes.
Com isso em mente, fica fácil pensar em legumes, batatas e ingredientes que normalmente usamos como aperitivo. Confira uma vasta lista de possíveis acompanhamentos para fondue de carne:
- Batata assada com tomilho, alecrim e sal.
- Batata rústica assada com ramos de manjericão e orégano fresco.
- Pão italiano selado na frigideira com azeite.
- Brócolis no vapor.
- Cenoura cozida em palito.
- Couve-flor cozida e salteada na manteiga de ervas.
- Mandioca frita.
- Dados de tapioca.
- Ingredientes em conserva, como azeitonas pretas, mini cebola, ovinhos de codorna e picles.
- Torradinhas temperadas com azeite e ervas.
- Tomate cereja ou mascote (parece até uma fruta fresca).
- Preparado com tomate seco e especiarias.
Portanto, são muitas possibilidades, e o melhor, com praticidade e rapidez, que é justamente para aproveitar esse momento especial!
Como comer um fondue de carne?
Você também acha que o fondue de carne se resume a mergulhar a carne numa “bacia” de queijo derretido? Então, está olhando de forma errada para essa receita, porque na verdade esse é o fondue de queijo.
Digo isso porque o verdadeiro fondue de carne é diferente. A forma mais simples é esquentar óleo aromatizado com ervas frescas e mergulhar o pedaço de carne crua no óleo. A intenção é fritar até chegar no ponto preferido.
Aqui vale dizer que todos os pontos de carnes estão valendo, ou seja, ao ponto, malpassada ou bem passada. Depois de “fritar” levemente no óleo quente, você escolhe um molho, mergulha a carne e se delicia.
“Ah, mas óleo não combina bem com meu estômago, posso trocar?”. Sem dúvidas, é possível mudar essa receita, faça assim:
- Ao invés do óleo, adicione vinho tinto, deixe esquentar, mergulhe a carne e coma algo ainda mais diferente.
- É possível fazer com aquele caldo de carne que sobrou, bem como de legumes.
Como resultado, você mantém a essência do fondue de carne, pode aproveitar sem restrições e consegue até mesmo mais sabor. Quer ver mais detalhes e dicas através de um vídeo bem interessante? Então, dá uma conferida:
Assim fica simples demais escolher os melhores acompanhamentos para fondue de carne, não é verdade? Portanto, teste, experimente e encontre a composição perfeita para acompanhar suas noites de fondue!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se conhece alguém que poderia se interessar em aprender mais sobre fondue, não deixe de compartilhar. Até a próxima!