Que existem diferentes receitas com peixe, ninguém duvida, mas algumas se destacam e geram curiosidade, a exemplo do peixe à escabeche.
Posso adiantar que não é uma receita brasileira por tradição, mas certamente faz parte da mesa de muita gente. Além do mais, o preparo mudou bastante, pois as pessoas incorporaram apenas o que dispunham no momento de fazer.
Quer descobrir o que é esse preparo com peixe, através de dicas bacanas e passo a passo rico em detalhes? Então, vamos nessa!
O que é peixe à escabeche?
Antes de mais nada é fundamental entender que nesse tipo de receita temos a junção de dois preparos. O primeiro deles diz respeito ao peixe utilizado. Enquanto o segundo consiste no tradicional molho escabeche.
Para você entender melhor, o escabeche é um molho original da Península Ibérica, que se encontra no Sudoeste da Europa. Falamos mais especificamente sobre Portugal e Espanha, onde encontram-se as verdadeiras receitas de escabeche.
Vale ressaltar que esse molho não tem apenas o papel de entregar sabor e aroma. Isso porque ele funciona como uma verdadeira conserva, onde ajuda a preservar os alimentos por mais tempo. Tudo com muita riqueza de sabor.
“Ah, mas você está me dizendo que eu aprendi como tirar o sal do bacalhau à toa, sendo que existia o escabeche?”. Não, esse conhecimento é válido, visto que são conservas com ingredientes e finalidades diferentes.
No caso do escabeche, utiliza-se o vinagre como componente que assegura a conservação dos alimentos. Há quem afirme que o escabeche tenha raízes nas receitas de peixe para ceviche, pois outra forma de dizer ceviche é justamente cebiche.
Qual a composição do verdadeiro escabeche?
Independentemente da origem, a verdade é que esse molho é muito utilizado. Em alguns casos, a pessoa nem ao menos sabe que está usando uma base para escabeche, visto que se usa ingredientes como:
- Cebola em rodelas finas
- Folhas de louro (frescas de preferência)
- Dentes de alho laminados ou processados
- Tomates em cubos ou rodelas finas
- Azeite para enriquecer o sabor
- Adição de vinagre ao final do preparo na frigideira.
Aqui no Brasil, esse preparado de molho geralmente é usado para fazer receitas de cozidos na panela de pressão. Dessa forma, a sardinha é velha conhecida, pois é um peixe barato, saudável e combina com escabeche.
Portanto, em algum ponto da evolução da receita tradicional, alguém achou que seria uma boa ideia adicionar peixe ao molho. Não sei quem foi, mas tenho que confessar que essa pessoa sabia o que estava fazendo.
Afinal, depois que você aprender a receita que separei abaixo com exclusividade, certamente entrará para o seu Top 10 de melhores receitas!
Como fazer escabeche de peixe: receita simples e saborosa de manjubinha
Como pode notar, é uma receita de muita história, mas ao mesmo tempo oferece margem para alterarmos como for necessário. Nesse espírito, cabe dizer aqui que você tem total liberdade para fazer alterações conforme sua despensa exige.
O importante é seguir os passos detalhados das etapas, de modo que seu escabeche de peixe fique incrível e icônico!
1. Conheça os ingredientes da nossa receita
A minha praia é mostrar receitas diferentes para você, essa é uma coisa que levo comigo. Então, ao invés de passar receita com sardinha que é encontrada em todo canto da internet, vamos usar a manjubinha.
Se você não aprendeu como fazer manjubinha, não sabe o que está perdendo. Se abusar muito fica até mais gostoso do que com sardinha. Anote aí a nossa lista de ingredientes necessários:
- Filés de 14 manjubinhas;
- 1 cebola grande cortada em rodelas grossas;
- 1 cenoura grande cortada em rodelas finas;
- Óleo de soja suficiente para confitar os vegetais;
- 4 folhas de louro;
- 50ml de vinagre de vinho branco;
- Grãos de pimenta-do-reino (moídos e inteiros);
- Raspas de limão.
2. Como limpar manjubinha para escabeche
Obviamente que você não vai preparar seu escabeche utilizando a cabeça do peixe, não é mesmo? E outra, dificilmente você encontra a manjubinha limpa, o que fazer então?
Simples, aprenda como limpar peixe corretamente. Porém, a manjubinha tem uma carne fina e delicada, o que exige cuidados para limpar:
- Utilize uma faca pequena e afiada.
- Posicione o indicador um pouco antes da cabeça do peixe.
- Posicione a faca e faça um corte até sentir o osso.
- Em seguida, você fará um movimento no sentido do filé, ou seja, da cabeça ao rabo.
- Faça o mesmo processo do outro lado, mas ao invés de cortar por completo, puxe a parte da espinha que se solta sozinha.
- Repita com todos os peixes.
O tempero pode ser o mais básico possível, use apenas sal e pimenta-do-reino. Apesar disso, você pode pingar algumas gotas de limão apenas para realçar o sabor da carne. Só não vá fazer marinada para peixe, pois não combina aqui!
DICA EXTRA: utilize as sobras de peixe e cascas de cenoura para combinar com algumas ervas frescas, como manjericão, tomilho e alecrim. Como resultado você acaba aprendendo como fazer caldo de peixe simples e saboroso.
3. Prepare a mistura na frigideira
Antes de falarmos sobre o preparo, tenho que ressaltar que esse escabeche é um dos mais tradicionais que achei. Digo isso porque aqui não faremos aquele monte de molho que mais fica parecendo um cozido na pressão.
Minha intenção é mostrar para você a delicadeza dos sabores que ingredientes simples proporcionam. Aliás, a própria manjubinha fica muito macia e com suculência preservada.
Dito isso, é hora de tirar a receita do papel, não é mesmo? Anote tudo:
- Utilizando uma frigideira funda, adicione uma boa quantidade de óleo e ligue em fogo médio.
- Adicione a cebola para fazer uma “cama”.
- Faça o mesmo processo com a cenoura.
- Em seguida, acrescente grãos inteiros de pimenta-do-reino.
- Além disso, pressione outros grãos contra a tábua de corte até amassar tudo e incorpore à frigideira.
- O pulo do gato está em deixar cozinhar esses ingredientes até a cebola e a cenoura ficarem transparentes.
DICA EXTRA: aqui você poderia colocar pimentão vermelho e amarelo que são adocicados, salsão, alho-poró, entre outras coisas. Eu preferi fazer com a cenoura porque ela tem um certo adocicado ideal para balancear a acidez do vinagre!
4. Junte o peixe ao preparo da forma correta
“Ah, já estava me perguntando quando que a gente ia adicionar o peixe”. O peixe tem que ser colocado por último. Inclusive, desligue o fogo, tempere a manjubinha e adicione à panela.
Por fim, deixe cozinhar no calor residual por cerca de 10 minutos. Esse é o tempo exato para que a delicadeza do peixe consiga absorver os sabores e temperos. Por ser uma receita com detalhes mínimos, sugiro que acompanhe pelo vídeo:
Sugestão para servir esse prato
- Doure uma fatia de pão italiano caseiro numa frigideira com azeite, adicione o escabeche de peixe por cima, espalhe raspas de limão, sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite, está pronto!
Qual outra maneira de fazer peixe à escabeche?
Uma outra maneira de fazer escabeche de peixe com bastante ingrediente, é refogar cebola, alho, tomate, pimentões e cheiro-verde.
Depois disso, adicione molho de tomate, uma porção de vinagre, tempere e deixe apurar bem. Como se estivesse aprendendo como fazer moqueca de camarão. Nesse meio tempo, empane postas de tilápia e frite até dourar.
A primeira forma de servir é colocar o peixe no prato e espalhar molho por cima. A segunda maneira é colocar o peixe numa travessa de vidro.
Por conseguinte, espalhe o molho, adicione queijo fresco e leve para gratinar, a escolha é sua. De todo jeito, acompanhe os detalhes da receita no vídeo:
Hoje o dia foi bom, já que você aprendeu não apenas uma, mas duas receitas de peixe à escabeche. Prepare primeiro a receita simples e sinta o sabor, mas não deixe de planejar o preparo dessa última sugestão, fica incrível!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais com todo mundo e até a próxima!