Quer aprender como fazer caldo de peixe tradicional, com temperos sensacionais e um resultado encontrado somente nas receitas nordestinas?
Aqui já vai um segredo interessante: o caldo de peixe é uma excelente base para acompanhar ou compor outras receitas. Se você conhece a moqueca e o pirão, provavelmente vai se identificar com a sugestão de hoje.
Sendo assim, vamos conferir as dicas maravilhosas que eu separei para você preparar o melhor caldinho de peixe, com facilidade e muito paladar?
Como fazer caldo de peixe: 4 dicas da melhor receita + sugestão útil
As pessoas acham que por se caldo com peixe, a receita muda a ponto de ficar impossível de fazer. Mas a verdade é oposta, pois não há receita mais simples, pois é similar ao preparo de ensopados e caldo de legumes, por exemplo.
Para não dizer que não muda nada, é preciso considerar certos fatores na escolha do peixe e temperos para peixe. Fora isso você vai ver que é tudo muito intuitivo e prático!
1. De olho nos ingredientes sugeridos!
Se eu falar que você tem que usar isso e aquilo para a receita dar certo, estarei mentindo. Isso porque é um preparo que aceita basicamente todo tipo de ingrediente. Por exemplo, há quem use quiabo e abobrinha e fica super saboroso.
Portanto, a lista que mostrarei a você é uma sugestão válida, que dá um caldo fantástico. Mas sinta-se à vontade para substituir algum vegetal ou tempero, combinado?
- 1 kg de filé de peixe (da sua preferência);
- ½ pimentão vermelho;
- ½ pimentão amarelo;
- 1 cebola grande ralada;
- 4 dentes de alho processados;
- 800ml de água;
- Páprica doce, tempero baiano, orégano, coentro ou cheiro-verde a gosto;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto;
- Suco de 2 limões siciliano.
Aqui você pode fazer substituições, como: trocar a páprica por colorau, escolher postas de peixe ao invés de filés. Além disso, pode trocar o tempero baiano por chimichurri. Então, há uma infinidade de coisas que você pode mudar!
2. Aprenda qual o melhor peixe para fazer um caldo
As dicas mais importantes ao escolher o peixe para cozinhar são:
- O peixe escolhido precisa ter uma carne mais firme e consistente, do contrário desmancha.
- Os filés ou postas não podem ficar finos demais, pois também podem desfazer ao cozinhar.
- Não é necessário comprar peixe caro, pois até mesmo a tilápia entrega resultados maravilhosos.
- Tenha certeza de comprar um peixe com pouca espinha para favorecer uma refeição segura.
Outra coisa a considerar é o tipo de corte. Nesse caso, a receita sugere filés, mas não há obrigatoriedade. Isso porque outros cortes funcionam, desde que seja mais alto e de um peixe com textura resistente.
Sugestão de peixe para a receita
Para essa receita você pode utilizar facilmente o filé ou a posta de merluza. Além de ser fácil de encontrar, tem um custo-benefício incrível e beneficia demais o caldo de peixe.
3. Veja como temperar peixe para caldo
Há quem coloque o peixe diretamente sobre o refogado de legumes e vegetais. Assim o peixe acaba pegando todo o tempero dos ingredientes, mas sua carne em si fica com sabor delicado e suave.
Em contrapartida, você pode optar pela deliciosa marinada para peixe, colocando:
- Suco de 2 limões Taiti
- ½ xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de vinho branco
- 2 ramos de tomilho e manjerona frescos
- Sal, pimenta branca, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Alho-poró picado a gosto
Coloque os peixes em uma tigela e adicione os temperos, sal, pimentas e azeite. Dê uma leve misturada e transfira o peixe para um saco próprio para alimentos. Agora, adicione o suco de limão, a água e o vinho branco.
Por último, misture gentilmente para agregar os sabores e leve à geladeira por 2 horas. Essa mistura vai penetrar na carne do peixe, dar maciez sem perder a estrutura e valorizar o sabor final do caldo.
Sugestão de tempero simples para a receita
Por outro lado, caso queira mais praticidade basta temperar o peixe com sal, pimenta-do-reino e um pouco de suco de limão. Passe essa mistura no peixe antes de levar à panela.
4. Prepare o cozimento ideal para agregar os sabores
Chegamos no melhor momento, que é fazer o caldo de peixe. Eu costumo dizer que você tem duas opções:
Opção 1
Essa sugestão costuma agilizar ainda mais a receita e consiste em picar todos os ingredientes em cubinhos pequenos. A intenção é levar tudo à panela para refogar junto. O peixe entra por cima do refogado e antes da adição da água.
Opção 2
Se você é cozinheira (o) que gosta das coisas feitas de maneira tradicional, dá para fazer como de costume também. Assim sendo, corte os ingredientes em pedaços maiores, refogue a cebola com o alho e vá incorporando o restante até refogar tudo. Somente depois disso é que você acrescenta o peixe.
Modo de preparo da receita
- Numa panela em fogo médio, adicione azeite.
- Quando esquentar, coloque os ingredientes picados.
- Aqui entra a cebola, os pimentões e o alho.
- Depois de murchar levemente, adicione manteiga e mexa, refogue até murchar por completo.
- Em seguida, acrescente os temperos e mexa para juntar.
- Agora, posicione o peixe temperado à base do refogado e coloque água até cobrir.
- Corrija o sal, tampe a panela, aumente o fogo e cozinhe até a carne ficar bem cozida.
- Se for necessário, acrescente mais água para finalizar o preparo e ajuste o sal.
O tempo médio no fogo vai depender da sua panela, do fogão e da adição de água. Porém, é bem rápido e você deve ficar de olho para o peixe não desfazer no caldo. O importante é ficar com pedacinhos inteiros da carne.
Viu alguma dificuldade no preparo ou acha que não pegou alguma medida? Sem problemas, dá uma conferida na receita a seguir:
DICA EXTRA: como engrossar caldo de peixe?
Se depois de anotar as dicas e acompanhar a receita pelo vídeo, seu caldo ficar ralo, há solução.
Digo isso porque você pode aprender como engrossar caldo de peixe fácil. Afinal de contas, é uma receita que leva água, onde basta um pouco além do necessário para ficar “caldudo”, não é verdade?
Uma das maneiras de engrossar é dissolver farinha de mandioca em água e acrescentar ao caldo.
Inclusive, para não alterar o sabor, dissolva amido de milho num pouco de água e junte ao caldo. Procure não adicionar enquanto o caldo está quente, pois empelota o amido.
Agora, para um toque especial que realça o sabor, acrescente ½ vidro de leite de coco ou o vidro inteiro. Essa mistura dá cremosidade e deixa o caldo mais irresistível!
Saiba como fazer caldo com cabeça de peixe?
Você comprou algumas pescadas, pois a intenção inicial era fazer pescada frita, mas sobraram as carcaças frescas. Evite jogar fora, haja visto que é viável incorporar a carcaça e a cabeça do peixe ao caldo.
Nesse cenário, ao invés de usar as postas e filés, você coloca apenas as sobras da carcaça do peixe. “Ah, mas isso não vai trazer um sabor esquisito?”. De forma alguma. Essa parte do peixe tem um sabor incrível e o caldo fica parecendo profissional.
A única dica que dou é tirar os olhos e dar uma boa “higienizada” na cabeça, a fim de não amargar seu caldo. Isso sem contar que dá para transformar tudo isso num pirão de cabeça de peixe divino, experimente com moqueca e tenha a melhor refeição.
Entendeu bem como fazer caldo de peixe? Não tem como errar e agora você tem mais conhecimento do que tinha há alguns minutos atrás, não é mesmo? Aproveite as sugestões ao máximo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as nas redes sociais, vamos mostrar para todo mundo que é muito fácil fazer um delicioso e irresistível caldo de peixe. Até a próxima!