Se você tem dificuldades para encontrar aquela receita com peixe desfiado perfeita para reaproveitar sobras ou utilizar filés, está no lugar ideal.
Sempre que reúno dicas e receitas, faço questão de incluir muitas sugestões que ajudam as pessoas a reaproveitarem comida no dia a dia. Isso também serve caso você queira simplesmente cozinhar peixe fresco e desfiar para criar novas receitas.
Apresento a você 5 opções inacreditáveis para utilizar peixe desfiado, tudo através de dicas fáceis de acompanhar. Confira!
5 opções simples de receita com peixe desfiado
A melhor alternativa para planejar o que fazer com sobras de peixe é desfiar e incrementar outras receitas. Tudo que você imaginar dá para colocar peixe, desde o estrogonofe, lasanha, preparar pastel ou quem sabe enriquecer uma boa moqueca.
Tudo vai da sua criatividade ao abrir a mente para novas possibilidades, mesmo que pareçam improváveis a princípio. Ah, vale ressaltar que você pode usar todo tipo de peixe, do mais simples à nobreza do bacalhau que sobrou, por exemplo!
1. Filé de peixe desfiado cremoso e simples
Essa sugestão é perfeita em dois cenários: quando você desfia peixe demais e acaba sobrando, e quando sobra peixe assado. A solução é fazer uma receita rápida e que entrega um sabor maravilhoso, anote o que vai precisar:
- 500g de filé de tilápia desfiado;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- ½ cebola ralada;
- 2 colheres (sopa) de coentro ou salsinha picada;
- ½ xícara (chá) de azeitona sem caroço;
- 1 copo de requeijão cremoso;
- 4 dentes de alho processados;
- ½ caixinha de creme de leite;
- Sal, pimenta-do-reino, colorífico e cheiro-verde a gosto.
Aqui eu sugeri a tilápia, mas qualquer peixe serve. Comece refogando a cebola e o alho no azeite. Em seguida, acrescente o peixe desfiado, mexa e deixe cozinhar por 5 minutos.
Depois desse tempo entre com os temperos, coentro, azeitona e misture. Desligue o fogo, adicione o requeijão e o creme de leite. Por fim, mexa bem para incorporar e coloque o cheiro-verde, está pronto e muito cremoso.
Sugestão de acompanhamento
Como esse prato é bem simples, combine com arroz branco ou um purê bem temperado de batata. Aliás, isso é suficiente para complementar a refeição!
2. Escondidinho de mandioquinha rápido com tilápia desfiada
Depois do estrogonofe, o escondidinho é uma das receitas mais rápidas e o peixe desfiado agiliza ainda mais. A receita também funciona se você tiver tilápia em pequenas tiras, pois a intenção é fazer um creme com o peixe.
Logo, você pode usar cebola, tomate, requeijão, cheiro-verde e temperos para peixe, como limão e lemon pepper. Refogue tudo até formar um creme denso e encorpado. Por fim, faça um purê simples de mandioquinha, monte e leve para gratinar.
Então, confira um vídeo bacana para pegar todos os detalhes da receita completa:
DICA EXTRA: quer incrementar e fazer uma receita sofisticada? Experimente usar lascas de bacalhau ou colocar pedacinhos de camarão!
3. Suflê de bacalhau prático
A coisa mais difícil dessa vida é sobrar bacalhau, aqui em casa nunca sobra, nem “para contar a história”. E convenhamos, bacalhau é bom demais e como fazemos de vez em quando, temos mais é que aproveitar, não é verdade?
Dessa forma, felizmente sobrou 500g de bacalhau, daí você olhou na geladeira e tinha:
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 3 tomates
- 10 azeitonas
- Cheiro-verde
- 3 ovos
Além disso, você separou 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino e especiarias. Sabe o que está faltando? Um purê bem cremoso de batata. O prato está praticamente feito, basta você seguir os próximos passos:
- Refogar a cebola e o alho.
- Adicionar o bacalhau desfiado.
- Juntar o tomate, azeitona picada, cheiro-verde e misturar bem, reserve.
- Com o purê de batata preparado, coloque as gemas de 3 ovos, a farinha de trigo e misture até incorporar.
- Em seguida, junte a mistura da frigideira com o purê e transfira para uma forma untada com azeite.
- Leve em forno preaquecido a 180° por 25 minutos.
O resultado é um suflê leve, de muito sabor e aveludado. Isso que eu nem contei o segredo dessa receita. Lembra que usamos apenas as gemas? Então, bata as claras em neve e adicione ao purê com a mistura de peixe.
DICA EXTRA: o toque de mestre pode ser um belo queijo parmesão ralado para gratinar no forno!
4. Prepare um delicioso salpicão com lascas de bacalhau
Ainda tem 500g de bacalhau sobrando por aí? Que tal fazer um salpicão rápido, refrescante e diferenciado? É uma verdadeira opção prática até mesmo como petisco para ceia de Natal. Os ingredientes são muitos, mas simples e você tem em casa:
- 500g de bacalhau
- 1 cebola roxa grande em tiras
- 3 ovos cozidos
- 1 cenoura ralada
- ½ pimentão amarelo em tiras
- ½ pimentão verde em tiras
- 1 ovo
- ½ pimentão vermelho em tiras
- 1 gema cozida
- ½ xícara (chá) de óleo
- ¼ xícara (chá) de azeite
- Suco de ½ limão
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
O ponto mais importante da receita é aprender como cozinhar bacalhau para desfiar. O preparo é muito simples, basta desfiar o peixe, juntar os ingredientes, misturar e colocar na geladeira por 1 hora. Mas, acompanhe os detalhes no vídeo:
5. Receita de arroz de peixe super cremoso e rápido
Essa é para surpreender até mesmo quem frequenta restaurante chique, porque falamos de um arroz muito cremoso. O preparo é o mesmo do arroz tradicional, mas com adição de tomate, pescada desfiada, azeitona, leite e maionese.
Sendo assim, depois de colocar a água e ter cozido o peixe com o arroz, você vai adicionar o tomate picado, a azeitona, 200ml de leite e 3 colheres (sopa) de maionese.
Por fim, misture bem, tampe para apurar e está pronto, quer opção mais prática do que essa? Altere os ingredientes e adicione outros, o que vale mesmo é experimentar pratos diferenciados!
Qual destas opções de receita com peixe desfiado fisgou sua atenção? Então, não deixe de incorporar cada uma ao seu cardápio e preparar sempre que tiver um tempinho sobrando.
Espero muito que tenha gostado das dicas que preparei para você. Sendo assim, aproveite e compartilhe cada uma com os amigos e familiares. Até a próxima!