Nem precisa revirar o rosto e fazer cara feia, vamos falar sim sobre espetinho de barata e escorpião, mas não precisa levar isso como uma experiência desastrosa. Até porque aqui no Brasil é uma prática que não existe.
Enquanto que aqui nos deliciamos com espetinhos de carne, os chineses comem insetos assados ou fritos no espeto. Dá para encarar uma barata assada? Ou um escorpião? Hoje nós resolvemos falar um pouco sobre o espetinho de barata e escorpião, sobre esse costume chinês, se ele ainda impera e como é que esses alimentos são preparados.
Uma coisa é certa, nada vem do nada. Existe uma história, alguns elementos sociais e até a fome para dar origem ao ato de comer barata e escorpião. Hoje em dia damos o nome de entomofagia a esse costume. Mas será que os chineses começaram a comer insetos por conta própria ou por causa do sabor? Isso é o que a gente vai explicar a você.
A grande fome da China
É incrível como a gente às vezes se limita a conhecer uma história só pelo que aparece agora. É fácil as pessoas falarem que os chineses comem espetinho de barata e coração, que é costume do lugar, que eles gostam, ou que é mais nutritivo.
Mas não foi assim. O motivo para a origem desse costume foi devido a duas grandes fomes que os chineses passaram. Um dos motivos para isso foi à coletivização do campo, onde os camponeses precisaram trabalham em fazendas que o governo controlava. Ainda por cima era o governo que ditava quanto cada um ia comer.
Todos os utensílios de cozinha e alimento, ou ferramenta para o campo foi confiscada e derretida para produzir armas. Quem estivesse comendo fora do lugar apropriado era castigado de forma brutal. Já imaginou viver em um cenário como esse? Muita gente morreu de fome naquela época. Por causa do tamanho do desastre, em 1960 o Comitê Central do Partido Comunista declarou que era permitido se alimentar de insetos tostados, assados, fritos, secos ou transformados em pó.
Eles recomendaram também que fizessem biscoitos e pastas com os insetos. A partir daí os habitantes foram até as montanhas atrás dos insetos. Isso ajudou a aliviar a fome, mas provocou muitas mortes por envenenamento. Nessa grande fome da China foram 38 milhões de pessoas mortas. Uma grande tragédia.
Os chineses comem espetinho de barata e escorpião hoje em dia?
Tornou-se cultural, mas não faz parte do alimento do dia a dia dessas pessoas. Quem vai à China encontrará algumas localidades onde existirão vendedores ambulantes de espetinho de barata e escorpião, muitos chineses até comem esporadicamente, mas não é o comum.
Faz mais parte do folclore local do que da rotina dos chineses. Até porque inseto não serve mesmo para matar a fome. O espetinho de barata e escorpião acabou se tornando uma atração a parte para quem vai conhecer a China.
Como comer escorpião sem ser envenenado?
Não é comum, mas você ainda encontra chineses que comem espetinho de barata e escorpião. Mas aí você deve estar se perguntando como é possível comer escorpião sem ser envenenado? Todo mundo tem medo de escorpião e sabe que o seu veneno é fatal.
Na verdade existem 3 formas diferentes que os chineses preparam o escorpião que impede qualquer tipo de envenenamento:
- Escolhem os escorpiões que não são venenosos;
- Retirar a ponta da calda do escorpião (que é onde fica o veneno);
- Assam e fritam bem o escorpião (visto que por meio disso o veneno perde suas propriedades).
Como é preparado o espetinho de barata e escorpião?
Basicamente é feito quase que como um espetinho de carne. Você irá precisar pegar a barata e o escorpião, os dois mortos, e limpá-los bem. Após isso, espete-os e leve à churrasqueira até que fiquem bem tostados.
Alguns chineses costumam temperar o espetinho de barata e escorpião com um pouco de sal e jogando um pouco de Shoyo. O importante é que fiquem bem crocantes. É importante lembrar também que o preparo pode ser feito com vários tipos de baratas.
Após assar por tempo suficiente é só pegar o espetinho e experimentar a iguaria. Para quem nunca viu algo parecido é preciso ter bastante coragem e um estômago forte. Com certeza é um tipo de alimento que não é todo mundo que consegue ingerir. E aí? Vai encarar?!