Dentre os preparos com peixe, o filé de peixe grelhado é um dos melhores que entrega suculência e muito sabor. O que você acha de aprender a fazer?
Apesar de não ter mistério algum, algumas pessoas ainda me perguntam o segredo para não grudar. Inclusive, outra dúvida frequente é quanto ao tempero utilizado para ter aquela explosão de sabor que somente o peixe oferece.
Portanto, só resta você me acompanhar nessa jornada de ótimas dicas e segredos revelados para o melhor filé grelhado de peixe. Vamos conferir?
Receita simples de filé de peixe grelhado
A minha intenção é simplificar seu dia a dia, principalmente no almoço em que a correria é maior. Então, não vou mostrar temperos para peixe exorbitantes ou mesmo técnicas detalhadas demais.
Pelo contrário, hoje será vapt-vupt e vamos temperar os filés e fritar até dourar de forma linda. Anote os ingredientes a seguir e acompanhe o passo a passo detalhado e bem simples!
Ingredientes
- 2 filés de tilápia limpos e sem espinhas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite e manteiga;
- Suco de 1 limão siciliano.
Modo de preparo
- É importante que os filés estejam bem limpos.
- Certifique-se de que o filé de tilápia esteja em formato de “v”, pois é assim que você sabe que o peixeiro tirou a espinha do centro.
- Em seguida, coloque uma quantidade generosa de manteiga numa frigideira com teflon intacto.
- Adicione também um fio de azeite para não queimar a manteiga.
- Para temperar basta adicionar sal e pimenta-do-reino moídos na hora.
- Acrescente o suco de limão e misture com as mãos para pegar o sabor.
- Coloque os filés na frigideira quente e não mexa mais.
- Quando notar pela lateral que o centro está cozido, vire com a ajuda de duas espátulas.
- Deixe até grelhar do outro lado, retire e está pronto.
Simples demais, não é mesmo? Só que existem alguns macetes que podem ajudar a incrementar o processo. Por exemplo, prepare uma porção generosa de legumes grelhados na manteiga.
Use tomates e brócolis na mesma frigideira, mas adicione um pouco de manteiga e deixe até dourar bem. A seguir você encontra a receita na íntegra:
Como fazer para o filé de peixe não desmanchar?
Essa dica é para quem se pergunta como assar peixe na grelha e não grudar, mas aqui funciona na frigideira. Não existe coisa mais desanimadora do que estar com vontade de um bom filé grelhado, mas terminar com um peixe todo grudado, concorda?
Antes de mais nada, o que conta na frigideira para o peixe não grudar é a preservação do antiaderente. Essa é a maior causa de peixes grudados. Outro fator que ajuda é deixar a frigideira quente demais.
Isso porque ao colocar o filé refrigerado há um choque térmico que “funde” o peixe à superfície da frigideira. Além disso, lembre-se de colocar uma boa manteiga e um fio de azeite para grelhar com eficiência.
Por último, posso recomendar que utilize um peixe de carne mais firme, como a tilápia. Assim você garante que a alta temperatura não desmanche o filé.
DICA EXTRA: se notar que está grudando, a alternativa é passar os filés numa mistura de farinha de mandioca e fubá. Com isso você cria uma película que ajuda a não grudar. É fundamental saber como fritar peixe com farinha de trigo para isso!
Qual o melhor filé de peixe para grelhar?
A receita principal levou a tilápia, já que é um peixe encontrado com facilidade, relativamente barato e fácil de preparar. Entretanto, existe um peixe que oferece um dos melhores filés para grelhar, é de outro mundo. Estou falando do filé de linguado.
O linguado tem uma carne branca atrativa, textura macia, mas com consistência perfeita. Por conta disso, fica excelente grelhado e não é necessário nenhum exagero para acertar no ponto.
Para trazer o sabor eu recomendo um mix de ervas para peixe com:
- Suco de limão siciliano
- Tomilho fresco
- Toque de manjericão fresco
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Cheiro-verde para finalizar
O processo para grelhar é o mesmo, basta aquecer manteiga e azeite numa frigideira, colocar os filés e deixar por 3 minutos. Nesse tempo você pode contar dois minutos de um lado e um minuto do outro.
Pode parecer pouco tempo, mas é o ideal para valorizar a carne tenra que o linguado oferece. Afinal, estamos falando de um dos peixes nobres recomendados e mais utilizados pelos chefs brasileiros.
Já que mencionei o linguado, gostaria de deixar o vídeo de uma receita como sugestão. Assim você acompanha ponto a ponto o preparo, combinado?
5 receitas de filé de peixe grelhado para se inspirar
Já falamos sobre os principais pontos. Agora você tem uma base sólida para incorporar ingredientes, temperos e escolher o peixe da sua preferência. Que tal conhecer 5 receitas para experimentar em diferentes ocasiões?
- Filé de merluza grelhado e empanado + molho branco com salsinha.
- Filé de linguado grelhado + cogumelos salteados e molho de alcaparras.
- Sugestão de filé de corvina grelhado com alho e tomilho fresco.
- Sugestão de sardinha grelhada na brasa com pele + molho de ervas.
- Opção de filé de tilápia grelhada na airfryer + cogumelos salteados.
A minha vontade é terminar aqui e correr preparar um filé de peixe grelhado, porque a boca está salivando. E você aí, dê preferência a filés frescos e utilize temperos igualmente frescos, assim, a refeição fica repleta de sabor.
Uma dica valiosa, especialmente se quer economizar no preparo dos pratos de final de semana e fazer grelhado. Depois basta adicionar uma salada para acompanhar e se esbaldar à vontade!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com os amigos e leve essas sugestões para a mesa da família. Até a próxima!