Existe uma forma rápida e eficiente de descobrir como temperar tilápia para conseguir aquele sabor incrível que somente esse peixe proporciona.
Na verdade, basta definir primeiramente qual será o preparo do filé, posta ou peixe inteiro. É justamente a diferença entre os preparos que determina o melhor tempero, bem como o processo de mistura dos ingredientes, a exemplo da marinada.
Mas se detalhes é o que você procura, saiba que juntei 4 maneiras sensacionais para temperar tilápia. Anote cada sugestão e aprenda a preparar inúmeras receitas com tilápia.
Como temperar tilápia: veja 4 formas para realçar o sabor das receitas
Todo mix de tempero pode ser usado em diferentes preparos. Por exemplo, você pode fazer uma marinada para peixe e simplesmente fritar os filés. Enquanto o tempero rápido pode ser preparado para peixe assado.
Então, perca o medo de experimentar os temperos que mais gosta apenas porque a receita não pede. Dito isso, é válido apontar que determinados preparos são valorizados a partir da combinação certa de temperos.
Diante disso, separei 4 cenários em que a forma de temperar pode maximizar o sabor da sua tilápia. Seja ela pescada fresca, comprada na peixaria ou congelada de mercado, o resultado será muito satisfatório!
1. Tilápia na brasa com molho de salsa e limão
Todo mundo acha que fazer peixe na brasa exige muita técnica e conhecimento, mas é um dos preparos mais simples.
O primeiro passo é criar uma combinação de ervas para peixe, azeite, manteiga, sal, pimenta-do-reino, alho, limão e salsa. As proporções vão de acordo com a quantidade de tilápia utilizada.
Para temperar o peixe, coloque uma quantidade generosa de manteiga, sal a gosto, pimenta-do-reino e suco de ½ limão. Misture tudo muito bem até besuntar todo o peixe e reserve.
Nesse meio tempo, pique bastante salsinha e coloque numa gamela. Em seguida, adicione o suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de alho picado, azeite, pimenta preta e sal. Por fim, mexa tudo até homogeneizar.
Portanto, a ideia dessa sugestão de tempero é usar temperos básicos no peixe, de modo a valorizar o sabor natural. Em contrapartida, você pode usar o molho de salsa e limão super temperado para finalizar o peixe assado na brasa.
Não se preocupe com os detalhes do preparo, pois deixarei um vídeo com a receita inteira:
2. Tilápia assada inteira no forno
Antes de colocar qualquer tempero no peixe, pense que quanto mais ingredientes adicionar, menos sabor natural do peixe terá. Isso porque a carne branca absorve facilmente os sabores e acaba ficando em segundo plano.
Com isso em mente, eu sempre utilizo a seguinte proporção:
- 1 ou 2 tipos de ervas frescas.
- sal a gosto.
- Pimenta-do-reino ou pimenta branca.
- Azeite e manteiga (ou uma mistura dos dois).
- Suco de limão Taiti ou siciliano.
Só que como a gente fará uma tilápia inteira no forno, a marinada é grande aliada nessa etapa. Contudo, mantenha boas proporções e evite exagerar em ervas como tomilho e alecrim, pois tomam conta do peixe. Conheça uma marinada incrível
- Suco de 1 limão siciliano
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal ou a gosto
- 1 colher (sopa) de alho
- 10 ou 12 folhas grandes de hortelã
- 500ml de água
Para fazer basta colocar tudo num recipiente que caiba o peixe e deixar descansando na geladeira de 3 a 4 horas. Depois disso é só levar a tilápia para assar, experimente colocar batatas, cenouras e bastante cebola para assar junto.
Vale ressaltar também que você precisa saber como limpar peixe, de modo a eliminar as entranhas. Em último caso, solicite ao peixeiro de confiança que faça isso.
DICA EXTRA: se quiser uma marinada mais ácida, basta substituir 250ml de água por vinho branco. A acidez do vinho cai como uma luva para a carne da tilápia!
3. Isca de tilápia empanada frita sequinha + sugestão de molho diferente
A isca de tilápia de frita é um clássico na cozinha brasileira. Não à toa, é um dos principais aperitivos de restaurantes de renome aos botecos da vida. Mas para diferenciar sua receita, o tempero precisa ficar equilibrado e presente.
Nesse sentido, fiz questão de manter um tempero supersimples, com suco de limão Taiti, pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto. Desse modo, adicione os temperos e mexa bem para incorporar, reserve por 15 minutos
Certamente você sabe como empanar peixe, não é mesmo? Basta misturar farinha de trigo e fubá na mesma proporção e passar as iscas até ficar uniforme. Por fim, leve as iscas para fritar somente até dourar, retire e escorra em papel-toalha.
O pulo do gato nessa “receita” é um molho feito com:
- 1 pote de iogurte natural sem açúcar
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- Sal, salsinha e cebolinha a gosto
- 2 dentes de alho picados e amassados
Coloque tudo numa tigela e misture até ficar completamente uniforme. Dê um “charme” de cheiro-verde para finalizar e bom apetite. Acompanhe tudo pelo vídeo:
DICA EXTRA: depois que você aprender como fritar peixe com farinha de trigo, sua tilápia nunca mais será a mesma. Só que para isso é necessário adicionar um pouco de tempero à farinha, para que a casquinha fique ultra saborosa
4. Tilápia frita inteira + sugestão de tempero delicioso
Essa é para fechar com chave de ouro, pois estamos falando do peixe frito inteiro, no caso a tilápia.
Dessa forma, pegue uma tilápia limpa, faça cortes transversais no couro e prepare uma mistura com 6 dentes de alho processados, azeite a gosto, pimenta preta, sal a gosto, suco de 2 laranjas e 2 ramos de tomilho fresco debulhados.
Junte os ingredientes do tempero num potinho e espalhe por todo o peixe, deixando os pedaços de alho entre os cortes. O interessante seria marinar por 2 a 3 horas na geladeira para incorporar o verdadeiro sabor.
Por último, basta empanar em farinha de rosca misturada com fubá e fritar em óleo quente até dourar dos dois lados. O ponto de atenção é usar uma frigideira que caiba o peixe para fritar corretamente.
DICA EXTRA: temperar tilápia para fritar na airfryer
Facilidade na cozinha na hora de fritar as coisas nunca é demais e a airfryer é uma verdadeira “amiga”. E quando falamos em peixe na airfryer então, os resultados são inacreditáveis.
Então, saiba que é possível preparar uma deliciosa tilápia que fica um show, bem crocante e sequinha. No entanto, os temperos podem mudar um pouquinho, já que utilizaremos:
- Vinho branco
- Suco de ½ limão
- Páprica, açafrão, alho em pó e pimenta-do-reino a gosto
- Manjericão fresco para dar um toque extra de sabor
- Azeite para enriquecer o tempero
O ideal é fritar o filé de tilápia numa espessura mais alta. Assim, você evita ressecar o peixe. Coloque os filés numa travessa e adicione os temperos. Misture e está pronto para fritar na airfryer.
O equipamento deve estar preaquecido por 10 minutos a 200°. Apenas o tempo varia entre 5 a 10 minutos, dependendo da airfryer. Quanto menos tempo, mais suculência, quanto mais tempo, mais sequinha a tilápia fica!
Alie a gama de temperos à praticidade da tilápia
Peixe democrático, barato e encontrado em todos os lugares, a tilápia é fantástica e sua versatilidade se estende até mesmo como fazer ceviche de tilápia.
E agora que você sabe exatamente como temperar tilápia, tudo depende da criatividade e ousadia em trazer novos ingredientes aos preparos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com aquele conhecido que ainda se perde na cozinha ao temperar peixe e até a próxima!