Espetinho de peixe

Já pensou em fazer espetinho de peixe para churrasco ou para vender? Esse, certamente, não é o tipo de carne mais apreciado por quem vai comprar um espetinho, mas pode ser uma alternativa bem interessante para saborear e diversificar o paladar.

O peixe é um tipo de carne muito saborosa, se for bem preparada, e além disso é rica em ômega 3 que é a gordura boa para nosso corpo. Então nada melhor que aproveitar todas essas vantagens e preparar petiscos com esse tipo de carne para comer em casa ou até mesmo para vender no seu ponto de espetinho.

Então nesse breve artigo de hoje eu irei ensinar como preparar o espetinho de peixe e algumas dicas legais para que seu petisco fique delicioso, até porque ninguém resiste a um bom peixe assado. Porém aqui ele será em palitos de churrasco, o que vai dar um diferencial para o alimento.

Qual peixe usar para fazer o espetinho?


A primeira dúvida de quem vai fazer o espetinho de peixe é com relação ao que utilizar. Na verdade, qualquer tipo de peixe pode ser usado para preparo dos espetinhos, porém nesse caso o foco deve ser sempre no filé desses peixes, pois é aquela parte que tem somente carne e não possui espinhos grandes que vão complicar no momento de comer.

Portanto, você poderá utilizar peixes como o Tambaqui, o filé de Tilápia, o Badejo e vários outros. Porém, pelo que eu andei pesquisando, tem muitas pessoas que utilizam o Cação para fazer espetinhos e outros pratos diversos.

No entanto é importante ressaltar que o Cação é a mesma coisa que o Tubarão, só muda o nome. Então não é nada legal da sua parte comprar esse tipo de carne de peixe para preparar seus petiscos, já que há uma luta constante pelo fim da pesca de tubarões.

De qualquer forma, existem diversos peixes que são bons para assar e que se encaixarão perfeitamente ao seu desejo de fazer o espetinho, como é o caso do Dourado, o Lambari, Anchova e vários outros. Faça testes e veja qual lhe agrada mais.

receita de espetinho de peixe
Foto: lekhafoods.com

Receita de espetinho de peixe


Aqui eu irei compartilhar com você uma receita de espetinho utilizando o Badejo, porém você poderá utilizar o peixe que bem desejar, então fique a vontade para criar sua própria receita e inovar. Veja os ingredientes:

  • 500g de filé de Badejo;
  • 3 tomates cortados em cubos (sem semente);
  • 1 colher de mostarda;
  • 1 colher de molho inglês;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 sachês de tempero verde;
  • 2 colheres de sal;
  • Mini-cebolas em conserva.

Primeiramente você irá cortar o filé de Badejo em cubos apropriados para ser colocado nos espetos de madeira. Em seguida, essa carne do peixe será colocada em um recipiente, juntamente com o suco de limão, o tomate, o molho inglês, mostarda, sal e o tempero verde. Deixe por cerca de 20 a 30 minutos.

O próximo passo é começar montar os espetinhos, sempre colocando um cubo de carne, uma mini-cebola e um cubo de tomate de forma intercalada até completar o palito de madeira. Depois disso é só levar para assar até que a carne fique bem douradinha e estará pronto para servir.

Como assar espetinho de peixe?


A maneira mais utilizada para assar esse tipo de espetinho é através do forno comum que você tem em casa, isso se o seu objetivo for consumir o churrasquinho de peixe entre amigos e familiares. Então tudo o que você precisa é untar uma forma, colocar os espetinhos e levar para assar no forno a uma temperatura de 180º.

Também da para assar normalmente na churrasqueira a carvão ou mesmo grelhar na chapa, que vem sendo bastante utilizada por quem quer assar o espetinho de uma maneira diferenciada.

O certo é que esse tipo de petisco tem tudo para ser uma boa pedida atualmente e se você pretende vende-lo em sua cidade, eu acredito que poderá ter uma ótima saída, já que muita gente prefere comer o peixe, ao invés da carne bovina, por exemplo.

Então espero que tenha gostado das nossas dicas e da receita de espetinho de peixe que destaquei aqui!

Um comentário

  1. Boa tarde!!
    Amei a dic de vocês e vou fazer o churrasco de peixe para vender.
    Muito obrigada, Luciana

Os comentários estão fechados.