Alguns dizem que dá trabalho e outros afirmam não haver receita mais gostosa, mas para você tirar suas conclusões é preciso aprender como fazer peixe recheado.
De certa forma podemos dizer que nem dá tanto trabalho assim, uma vez que você precisa apenas limpar o peixe. As outras etapas se resumem a preparar o recheio e preencher o peixe para assar, ou seja, simples e saboroso.
Entretanto, existem alguns macetes interessantes, como saber o ponto do recheio para ficar úmido e saboroso, por exemplo. Acompanhe as ótimas dicas que separei para você!
Como fazer peixe recheado em 5 dicas fáceis para muito sabor
1. Separe os ingredientes para o sabor perfeito
Quando se fala em recheio, todos temos aquela combinação de ingredientes que faz nosso paladar saltar, não é mesmo? Então, caso você prefira substituir algum componente ou tempero, fica a seu critério, combinado?
Seguindo em diante, aqui nós faremos uma combinação magnífica de pacu recheado com farofa de camarão. Por isso, antes de mais nada você deve comprar um peixe aberto e limpo, mas tem que aprender como limpar camarão.
Ingredientes do peixe
- 2,5kg de pacu;
- Sal, lemon pepper, azeite, pimenta-do-reino e chimichurri a gosto;
- 5 dentes de alho;
- 2 ramos frescos de tomilho;
- Manteiga suficiente para besuntar o peixe por completo;
- Suco de 2 limões;
- Raspas de limão;
- 4 batatas cortadas em canoa ou rodelas médias.
Ingredientes da farofa
- Farinha de milho flocada suficiente para dar o ponto;
- 250g de camarão;
- 2 cebolas roxa cortadas grosseiramente;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 10 castanhas-do-Pará ou a gosto;
- Sal, pimenta-do-reino e ervas finas a gosto;
- 4 dentes de alho em lâminas;
- 1 ramo de tomilho;
- 2 colheres (sopa) de pimenta biquinho.
2. Tempere o peixe da forma correta
Quem pensa em fazer peixe recheado deve saber bem como limpar peixe. Isso porque é fundamental retirar as vísceras para um consumo seguro.
Feito isso, utilize uma tigela e coloque manteiga, alho picado, sal, uma quantidade generosa de azeite e suco de limão. Agora, misture até incorporar, a fim de que o sal fique homogêneo.
Em seguida, despeje parte do líquido dessa mistura dentro do peixe e pegue uma porção da manteiga temperada. A ideia aqui é besuntar o peixe por inteiro, tanto por fora quanto por dentro. Isso vai conferir um sabor único que ficará marcado.
Para finalizar, adicione também alguns ramos inteiros de tomilho dentro do peixe. Faça questão de deixar uma camada generosa de manteiga sobre a carne.
DICA EXTRA: esses ingredientes são apenas sugestões, mas você pode cogitar diferentes temperos para peixe. Nesse contexto, estou falando do limão siciliano, ervas finas, açafrão, alecrim, manjerona, e por aí vai!
3. Prepare a farofa úmida no ponto
Agora é o momento de preparar o recheio do peixe. Na realidade, minha sugestão é fazer uma boa quantidade de farofa. Você pode usar como recheio, mas também servir junto, como acompanhamento para peixe assado.
Vale dizer que a farofa é preparada diretamente numa frigideira grande, tacho ou disco de arado de preferência, assim:
- Coloque a manteiga na frigideira quente.
- Quando derreter junte a cebola roxa.
- Em seguida, adicione a castanha-do-Pará, misture e deixe refogar 1 minuto.
- Depois disso, acrescente o camarão limpo, o lemon pepper, sal, pimenta-do-reino e deixe o camarão fritar na cebola.
- Debulhe os ramos de tomilho e incorpore bem.
- Na próxima etapa, vá adicionando a farinha de milho aos poucos.
- Caso queira uma farofa mais úmida, coloque menos farinha.
- Mas se prefere mais sequinha e “compacta” capriche na farinha.
- Por fim, coloque a pimenta biquinho, misture e deixe mais 1 minuto.
DICA EXTRA: prepare a farofa apenas na hora de rechear o peixe, pois quanto mais quente e úmida, mais sabor transfere à carne. Outra sugestão de ouro é apostar em ervas frescas, como alecrim, manjericão, manjerona e cheiro-verde!
4. Coloque o recheio na quantidade ideal
Se o peixe escolhido tiver um bom tamanho, talvez seja interessante utilizar a maior parte da farofa. Porém, o que você pode fazer é usar metade da farofa para rechear o peixe, e servir o peixe assado sobre o restante.
Então, abra parcialmente o peixe e coloque boas colheradas até preencher o espaço. O pulo do gato para trazer mais sabor e aroma, é dar o “acabamento” com 2 ramos de tomilho sobre esse recheio.
Lembrando que não é necessário fechar ou amarrar com barbante. Afinal, o recheio é úmido na medida e não escapa na hora de assar.
DICA EXTRA: embora não tenha colocado na lista dos ingredientes, o preparo fica incrível com rodelas de palmito. Para isso, coloque um pouco de farofa, adicione o palmito e cubra com mais farofa, simplesmente divino!
5. Leve para assar
Como sempre, a receita escolhida é versátil demais e você pode:
- Assar no forno do fogão.
- Assar diretamente na grelha da churrasqueira, envolvendo o peixe com papel-alumínio.
- Utilizar forno elétrico, portátil ou embutido.
Entretanto, eu ainda recomendo assar no forno tradicional. Isso porque o objetivo é manter a suculência e umidade do peixe. Logo, se usar a churrasqueira sem saber como assar peixe na grelha e não grudar, pode acabar ressecando a carne.
“Ah, mas no forno também tem essa possibilidade”. De fato, mas é muito mais fácil controlar a temperatura do forno do que da churrasqueira. Além disso, você fará o seguinte:
- Use uma forma de alumínio descartável ou outra qualquer.
- Adicione batatas cortadas em rodelas no fundo e tempere-as.
- Você também pode colocar cebola ou outros legumes.
- Em seguida, posicione o peixe recheado sobre essa camada de batata.
- Leve sem papel-alumínio ao forno, pois queremos dourar o pacu.
- O tempo médio para um peixe de 2,5kg é de cerca de 1 hora.
DICA EXTRA: dê alguns toques finais para incrementar o sabor do peixe assado
Para finalizar essa receita, pegue a maior travessa que tiver. Adicione o restante da farofa no fundo, coloque o peixe assado sobre a farofa e circunde com as batatas e os legumes assados.
Agora, abra parcialmente a pele do peixe, salpique um pouco de raspas de limão e espalhe azeite. Depois disso? Basta servir, receber os elogios e degustar um peixe maravilhosamente assado e com um recheio único!
Caso não tenha entendido alguma parte do passo a passo, não se desespere, pois deixarei o vídeo da receita abaixo:
Qual o melhor peixe para rechear?
Você também se pergunta qual o melhor peixe para rechear? Você sabia que essa pergunta costuma afastar as pessoas? Por não saberem qual peixe usar, deixam a receita de lado.
Porém, saiba que todo peixe pode ser recheado. Contudo, o ideal é optar por peixes de carne mais firme. Com isso você evita de a carne desmanchar ao assar, veja alguns tipos que ficam ótimos:
- Tambaqui recheado com farofa de bacon na brasa.
- Tilápia recheada com vinagrete e cheiro-verde no forno.
- Cioba recheada com camarão refogado com legumes.
- Dourado recheado com farofa agridoce de camarão.
DICA EXTRA: o que quase ninguém conta para as pessoas, é que a marinada para peixe é super indicada para você que pretende rechear o pescado. Afinal, esse processo confere mais sabor, aroma e maciez!
Vou ficando por aqui, mas contente por ter mostrado como fazer peixe recheado, não deixe de provar todas as sugestões, tudo bem?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para mostrar para mais pessoas como é simples rechear e assar um peixe para qualquer ocasião. Até a próxima!