Seja para preparar grandes refeições ou acertar no almoço, é fundamental aprender a calcular a quantidade de peixe por pessoa.
Antes de mais nada é necessário entender que essa conta é formada a partir de muitos aspectos diferentes. Posso elencar, por exemplo, o tipo de prato, o peixe utilizado, os acompanhamentos escolhidos e até as entradinhas da refeição.
Levando tudo isso em consideração, hoje você aprenderá a melhor maneira de calcular, além de ótimas dicas que ajudam a adequar suas receitas a cada ocasião!
Como calcular a quantidade de peixe por pessoa?
Calcular a quantidade ideal de peixe é tão importante quanto a escolha do peixe para semana santa em si. É por meio do cálculo correto que você assegura a satisfação de todos, especialmente em almoços com a família.
Porém, essa etapa costuma pegar as pessoas desprevenidas, já que existem muitos fatores influenciando nesse cenário. Posso destacar com facilidade elementos como:
- Tipo de preparo: o consumo de peixe assado é diferente de quando você escolhe o melhor peixe para moqueca, pois a moqueca leva mais ingredientes.
- Corte do peixe: o tipo de corte impacta diretamente, pois uma pessoa come mais iscas do que postas, por exemplo.
- Tipo de peixe: cada peixe possui suas particularidades, como quantidade de carne e espinhas, considere isso na hora de comprar.
- Cardápio completo da refeição: sempre considere o que será servido junto, quanto mais guarnições, menos peixe consumido.
Diante de tudo isso, há um consenso de que cada pessoa costuma consumir cerca de 180g a 200g de peixe. “Então, meu almoço deve ter ao menos 5 pessoas, quanto comprar?”. Assumindo 200g por pessoa, um peixe de 1,2kg pode ser suficiente.
Para que você consiga absorver a essência dessa continha simples, vou deixar três sugestões de cardápio, dá uma olhada:
1. Sugestão de cardápio com acompanhamentos
Essa sugestão é voltada às pessoas que gostam de servir mesas fartas, coloridas e com inúmeros preparos diferenciados. Embora seja um pouco mais trabalhoso é uma alternativa para grandes refeições em família:
- Arroz à grega com legumes coloridos.
- Salada tropical refrescante.
- Tutu de feijão à mineira com couve.
- Purê de batata cremoso.
- Filé de peixe grelhado.
Vamos supor que você aprendeu como fazer peixe grelhado sensacional. Você tem um menu completo nesse belo almoço, e o peixe acaba servindo como acompanhamento. Portanto, considere cerca de 140g a 150g de peixe por pessoa.
2. Sugestão de cardápio simples com peixe
Em contrapartida, a ideia é assar um peixe inteiro na churrasqueira, como se fosse um churrasco com peixe. Desse modo, você servirá apenas aperitivos e entradas leves, como saladas. Afinal, a estrela do almoço ainda é o tambaqui na brasa.
Por conseguinte, as pessoas comerão uma quantidade maior de peixe, visto que é o prato principal. Logo, considere cerca de 230g a 250g por pessoa.
Então, para um almoço com 10 pessoas o ideal é assar um peixe de 3,3kg. Caso o peixe não tenha esse peso, basta assar outras unidades. É essencial considerar uma margem de 30% a mais de carne, assegurando que não faltará.
Dessa forma, a quantidade fica próxima de 3,5kg de peixe para servir bem 10 pessoas.
3. Sugestão de cardápio com peixe frito
Fiz questão de trazer a sugestão de peixe frito inteiro justamente para você entender como o tipo de preparo influencia na quantidade.
Vamos pela lógica. O que você come mais, um peixe assado e leve ou frito no óleo que, apesar de ultra saboroso, fica mais pesado? A resposta é certamente o peixe assado, não é verdade?
Pois bem, sempre que fritar peixe inteiro, considere cerca de 190g a 200g por pessoa. Ainda mais se houver acompanhamentos como arroz, farofa, vinagrete e saladas.
Quantos quilos de peixe assado por pessoa?
E por falar em peixe assado, é muito relevante abordar esse cálculo em detalhes. Isso porque é um dos preparos mais tradicionais na semana santa e na Páscoa. Quem nunca comeu aquele irresistível bacalhau de Páscoa, não é mesmo?
Nessa categoria entram também as receitas feitas no forno com legumes, peixes assados no papel-alumínio na churrasqueira. Enfim, receita é o que não falta, mas como mensurar o consumo de cada pessoa nesse caso?
Gosto de pensar que conhecer os convidados é um bom primeiro passo para acertar na escolha do peixe. Contudo, o que você precisa considerar é que toda pessoa geralmente come mais peixe assado do que em outros preparos.
Sendo assim, considere uma quantidade que varia de 300g a 400g de peixe. Por exemplo, se for fazer um badejo assado para 10 pessoas calcule pelo menos 4,5kg de peixe, já com a margem de segurança.
Em contrapartida, se você está procurando acompanhamento para salmão porque será a estrela do almoço, reduza a quantidade para 250g a 300g, especialmente se for salmão defumado.
Almoço de Páscoa: quantos quilos de peixe para 6 pessoas?
Costumo dizer que o sucesso do almoço de Páscoa está no planejamento e antecipação das compras. Você pode preparar as melhores receitas, mas se não houver planejamento para comprar tudo certinho, o almoço pode ser prejudicado.
Então, se você já está pensando no almoço com 6 pessoas, o ideal é esbanjar um pouco mais e servir bem. Nesse contexto, você pode servir:
- Desde peixes simples, como a própria tilápia que é mais barata e rende bastante.
- Fazer um assado de costela de tambaqui com o melhor tempero para peixe.
- Apostar no sabor refinado do robalo cozido ou assado.
- Além da possibilidade de incorporar frutos do mar para fazer a receita de moqueca de peixe valer a pena.
Não importa a escolha do peixe, pois a quantidade é mantida entre 280g a 320g por pessoa. Como resultado, todos comem bem e passam bons momentos juntos. Afinal, esse é o objetivo desse tipo de almoço, concorda?
Bom, agora que você aprendeu a calcular a quantidade de peixe por pessoa, é o momento de adiantar os preparativos para a melhor reunião entre amigos e familiares.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam ser válidas para ajudar você a preparar tudo com eficiência. Não deixe de compartilhar para auxiliar outras pessoas com a mesma dúvida. Até a próxima!