Quando a pessoa sabe trabalhar bem o peixe, fica muito mais fácil escolher o tempero para bacalhau que valoriza e agrega ao sabor natural da carne.
Isso porque o ponto principal é ter atenção na hora de eliminar o sal, pois essa “camada” interfere na absorção dos temperos. Aliás, isso vem muito antes de preparar os mixes de especiarias e ervas utilizados para temperar.
Então, eu montei um guia superbacana com ótimas dicas para temperar o bacalhau, seja na Páscoa, na semana santa ou para os fins de semana!
4 dicas simples de tempero para bacalhau que vai surpreender o paladar
Em certas situações chega a dar dó de colocar muitos temperos no peixe, dependendo do tipo de bacalhau comprado.
Por exemplo, vamos assumir que você comprou Gadus morhua, que é o bacalhau da Noruega e um dos mais nobres. Nesse caso, você prefere encher de temperos, sentindo apenas o gosto das ervas ou apreciar o sabor natural?
Particularmente prefiro manter temperos mais suave e deixar apenas a carne brilhar, faz mais sentido, não é? Porém, temos muitos preparos diferentes e tipos de bacalhau que possuem características únicas.
E então, como dar mais sabor ao bacalhau, ou mesmo dar o sabor certo a cada peixe? É justamente isso que descobriremos a seguir!
1. Sugestão de tempero simples para valorizar o bacalhau nobre
Essa sugestão de tempero é aquela mistura que quase passa despercebida, pois o objetivo é valorizar o sabor do peixe. Normalmente, quando visamos saborear o bacalhau, devemos usar ingredientes menos marcantes.
Por exemplo, se você colocar muito suco de limão, adicionar bastante coentro e errar a mão na páprica, certamente a combinação “mata” o gostinho natural. Veja uma combinação certeira para uma posta de bacalhau:
- 2 dentes de alho processados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de ½ limão
- Cheiro-verde picadinho a gosto
- Azeite para besuntar o peixe
Então, vamos dizer que você vá fazer uma posta de bacalhau assada no forno. Com isso, faça uma mistura com estes ingredientes e passe sobre o peixe. Ou ainda, tempere apenas com sal e pimenta, e no meio do cozimento adicione os temperos.
A ideia é deixar tudo bem natural, ainda mais se você assar alguns legumes e vegetais!
DICA EXTRA: sempre que tiver dúvida quanto aos temperos para peixe, pense: “se eu colocar lemon pepper no bacalhau, será que o limão vai ficar pronunciado demais?”. Isso vale para todas as especiarias e temperos!
2. Tempero elaborado de muito sabor para realçar o bacalhau
Para essa dica de tempero específico para bacalhau, vamos fazer um pouco diferente. Ao invés de adicionar temperos secos, ervas frescas e sal, vamos utilizar todas as características de alguns ingredientes para trazer sabor e aroma ao bacalhau.
Ingredientes do tempero/preparo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 dentes de alho
- Azeite
- 3 folhas de louro
- 2 cebolas
- 6 pimentões coloridos
- 2 ramos de tomate cereja
- Azeitona preta a gosto
O preparo pode ser feito de duas maneiras: assar o bacalhau com os vegetais numa travessa com azeite e alho até dourar. Ou preparar o bacalhau semi desfiado numa frigideira com azeite e extrato de tomate e comer ambos separados.
Mas se eu tivesse que escolher, preferiria assar o bacalhau temperado com azeite e ervas sobre os legumes. Não há tempero mais favorável ao bacalhau do que o aroma e o sabor que os vegetais assados transferem ao peixe.
De toda forma, vou deixar o vídeo da sugestão abaixo, aí você se decide por qual método utilizar:
DICA EXTRA: essa dica cai muito bem com grão-de-bico cozido com folhas de louro e sal. No caso, você pode incorporar o grão-de-bico à frigideira quando estiver “fritando” o bacalhau no caldo formado pelo azeite e extrato de tomate!
3. Bacalhau regado com leite de coco e especiarias
Trazendo agora um pouco da culinária nordestina, a dica é utilizar ingredientes como leite de coco e azeite de dendê. Mas na verdade, o primeiro passo é “marinar” as postas ou pedaços do bacalhau no leite de coco, veja o restante dos ingredientes:
- 500ml de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de azeite de dendê
- Sal e pimenta branca a gosto
O primeiro passo é colocar o bacalhau numa travessa e despejar o leite de coco, cobrir com plástico-filme e levar à geladeira por 1 hora. Em seguida, você termina de temperar com azeite, azeite de dendê, sal e pimenta branca.
Somente estes ingredientes já estariam de bom tamanho e você poderia levar para assar. Entretanto, por que não aprimorar a receita, não é verdade?
Adicione rodelas de pimentões, alho processado, cebola em rodela, tomates fatiados e azeitona preta a gosto. Agora sim, considere 30 minutos de forno a 180° para cada quilo de peixe.
DICA EXTRA: uma dica valiosa é para você reservar o excesso de leite de coco quando retirar o bacalhau da geladeira. Isso porque, quando der o tempo de forno, você pode inventar um molho com leite de coco e parte do líquido que junta na assadeira!
4. Dica simples de tempero com leite e ervas
Essa é aquela sugestão que você olha para a geladeira e automaticamente pensa: “o que dá para fazer com alho, louro, leite, tomilho e bacalhau?”. Dá para fazer muita coisa, mas a sugestão para encerrar nossa lista de temperos é a seguinte:
- 1 posta de bacalhau
- 4 dentes de alho amassados
- 1 ramo de tomilho
- 4 folhas de louro
- Leite suficiente para cobrir os ingredientes
- Sal, azeite e pimenta branca a gosto
De forma bem simples, coloque o bacalhau numa panela, adicione todos os temperos, menos o sal, a pimenta e o azeite. Agora, cubra com leite e leve ao fogo até ferver por 10 minutos
Em seguida, retire o bacalhau, seque em papel-toalha e coloque sobre uma cama com pimentões, cebola e tomate. Finalize com sal, pimenta e bastante azeite. Asse em temperatura baixa por cerca de 10 minutos.
Uma dica do chef é não assar por muito tempo para não “queimar” o azeite e, assim, amargar a receita. Acompanhe os detalhes no vídeo:
DICA EXTRA: a ação do tempero depende da dessalga do bacalhau
Como assim você não sabe como tirar o sal do bacalhau? O processo de dessalga é tão importante quanto o momento de colocar os temperos, sabe por que?
Porque os temperos e especiarias só conseguem penetrar no bacalhau quando houver um processo de dessalga adequado e equilibrado. Siga essa dica e boa sorte, pois é sucesso na certa!
Já definiu aquela combinação, aquele mix de tempero para bacalhau que vai arrancar suspiros na próxima “peixada”? Utilize cada uma das sugestões, pois além de simples, você consegue extrair o verdadeiro sabor do bacalhau.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe esse conteúdo com aquela pessoa que sempre fica desesperada na hora de temperar o bacalhau, combinado? Até a próxima!